tmarin | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

Seminário de pesquisa debate o professor que ensina matemática

Nos últimos dias 18 e 19, foi realizado na FE o III Seminário do Projeto Universal do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática (GEPFPM). O evento reuniu convidados e pesquisadores vinculados ao projeto "Mapeamento e estado da arte da pesquisa brasileira sobre o professor que ensina matemática", coordenado pelo professor Dario Fiorentini e financiado pelo edital Universal do CNPq.

Anualmente, o grupo promove encontros para socializar estudos, práticas e relatos relacionados ao projeto de pesquisa. Iniciado no final de 2013, o projeto  busca  mapear e sistematizar as pesquisas brasileiras sobre o professor que ensina matemática desenvolvidas pelos programas de pós-graduação em Educação e Ensino. De âmbito nacional, a iniciativa envolve sete subcoordenadores regionais nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo e nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sul, totalizando mais de 30 pesquisadores participantes.

O seminário ainda contou com as contribuições da professora convidada Maria de Lurdes Serrazina, da Unidade de Investigação em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Durante sua visita à FE, Maria de Lurdes também participará de reuniões e discussões de pesquisa em andamento do PRAPEM.

Confira algumas fotos do encontro.