tmarin | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação promove evento na FE

Em 14 e 15 de setembro, a Faculdade de Educação da Unicamp recebe o II Seminário da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (SOFIE), que tem como tema "Filosofia da Educação: entre a formação de educadores e a qualificação profissional".

Para o professor Silvio Gallo, organizador do seminário, o objetivo do encontro é resgatar o papel e a importância da filosofia da educação nos processos formativos de professores e pesquisadores brasileiros. "Em alguns lugares, como aqui na FE, essa área tem uma grande importância, mas em outros lugares do Brasil, ela perde importância cada vez mais e desaparece dos currículos de cursos de pedagogia e de cursos de licenciatura", explica.

Na palestra de abertura, o professor Alain Patrick Olivier, da Université de Nantes, na França, falou sobre a teoria do reconhecimento, sua especialidade de pesquisa. Abordando o trabalho de alguns autores da filosofia alemã, em especial o pensador contemporâneo Axel Honneth, Olivier destacou a luta por reconhecimento dentro do campo da educação. Para ele, é a luta por reconhecimento tanto de professores, como dos alunos em sua relação com o professor, que possibilita a existência dos processos de emancipação - e são esses os processos educativos.

Também participam do evento como convidados professores de diversas universidades brasileiras em debates sobre a filosofia da educação nos cursos de pedagogia e de licenciatura e na pesquisa.  No dia 14 de setembro, às 18h30, a sessão de lançamento de livros homenageia o professor Antonio Joaquim Severino, referência acadêmica na temática da filosofia da educação.

O seminário marca a consolidação da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (SOFIE) no cenário educacional brasileiro. Criada em 2010, a partir do GT Filosofia da Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), a SOFIE realizou seu primeiro congresso em 2014 durante o V Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF). O II Seminário, no entanto, é o primeiro que a instituição realiza de maneira autônoma.

Confira a programação completa do evento.