A XV edição do Prêmio Laura Russo, o mais importante reconhecimento da biblioteconomia paulista e de grande repercussão nacional, trouxe protagonismo para uma produção vinculada ao grupo ALLE-AULA (Alfabetização, Leitura, Escrita e Trabalho Docente na Formação de Professores), da Faculdade de Educação da Unicamp (FE-Unicamp). Sob o tema “Bibliotecas Universitárias que inspiram, educam e transformam”, a premiação celebrou iniciativas que fortalecem o papel transformador das bibliotecas no ensino, na pesquisa, na extensão e na promoção do acesso democrático à informação.
Entre as quatro categorias contempladas — Trabalhos Acadêmicos, Profissional, Empresa Amiga da Biblioteca e Cidade Amiga da Biblioteca — um dos destaques foi o reconhecimento, na categoria Trabalhos Acadêmicos (tese de doutorado), da pesquisa “Biblioteca Joel Martins (BJM) e a Competência em Informação: Horizontes para o Ensino com Pesquisa”, da coordenadora da BJM, Simone Lucas Gonçalves de Oliveira. O trabalho, defendido em 30 de março deste ano no Programa de Pós-Graduação da FE-Unicamp, foi desenvolvido no âmbito do grupo ALLE-AULA e orientado pelo Prof. Dr. Ezequiel Theodoro da Silva.


Para Simone, o reconhecimento representa um marco no percurso acadêmico e no compromisso do grupo ALLE-AULA com pesquisas que articulam teoria, prática e impacto social. “Recebi a notícia com enorme gratidão. Essa premiação reafirma a importância da pesquisa científica realizada a partir da prática da nossa biblioteca universitária e do trabalho coletivo que sustenta o ALLE-AULA”, destacou.
A cerimônia ocorreu no dia 14 de novembro, no Centro Universitário Assunção, em São Paulo, e reuniu premiados, instituições e representantes de diferentes segmentos da biblioteconomia.
A autora enfatizou ainda que o estudo buscou propor estratégias para fortalecer o ensino com pesquisa entre estudantes de Pedagogia, utilizando os recursos e saberes da Biblioteca Joel Martins como base para o desenvolvimento de competências em informação.
Com a premiação, o trabalho do ALLE-AULA no campo da formação docente e da cultura informacional ganha novo destaque, reafirmando sua contribuição para a qualificação das práticas pedagógicas e para o reconhecimento das bibliotecas como espaços essenciais de aprendizagem e transformação.

