Fabiana Alves | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

Unicamp envia grupo de apoio à Escola Estadual “Professor Raul Brasil” em Suzano

A Unicamp enviou nesta semana, um grupo de apoio multidisciplinar para prestar atendimento às famílias, funcionários, docentes e alunos da Escola Estadual “Professor Raul Brasil”, em Suzano.

O grupo é formado por professores e alunos (mestrandos e doutorandos) da Faculdade de Educação (FE) integrantes dos grupos de pesquisa Laboratório de Psicologia Genética - LPG (Unicamp) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral - GEPEM (Unicamp e Unesp) e da Faculdade de Ciências Médicas - FCM (Unicamp) .

A equipe da FE irá se focar no atendimento pedagógico no sentido de apoiar os professores da escola em como receber, conversar e trabalhar com os alunos nos próximos dias após a fatalidade ocorrida, e com os estudantes da unidade serão formadas pequenas turmas para trabalharem outras atividades didáticas. Já o grupo da FCM vai prestar assistência terapêutica e psicológica no local.

Segundo a professora da Faculdade de Educação, Telma Vinha, uma das primeiras ações que foram tomadas, logo após o ocorrido na unidade escolar de Suzano, foi o envio do “Protocolo de intervenção após casos de violência dura em contextos escolares”, para as escolas da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo. Este protocolo foi elaborado por integrantes do GEPEM que há anos se dedicam a investigar o bullying e outras formas de violência., desenvolvendo propostas de intervenção em escolas.

“O ideal é que esse atendimento seja contínuo, por pelo menos 02 anos. Para ajudá-los a elaborar o ocorrido, é muito importante propiciar na escola espaços de escuta e acolhimento para que possam falar, expor pontos de vista e expressar seus sentimentos. E esse trabalho deverá ser retomado no futuro em ações de prevenção à violência e visando a melhoria da qualidade de convívio no ambiente escolar”, afirmou a pesquisadora.