tmarin | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

Unicamp oferece disciplina de pós-graduação sobre Direitos Humanos

[Do Jornal da Unicamp | Texto: Da Redação | Fotos: Antoninho Perri / Antonio Scarpinetti |Edição de imagem: lcarlos@reitoria.unicamp.br]

Em maio deste ano, como parte de um conjunto de ações inclusivas, a Unicamp aderiu ao Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos do MEC/Ministério da Justiça. Para a elaboração do plano de apoio e incentivo à pesquisa e prática dos Direitos Humanos na Unicamp, foi criado um Comitê Gestor vinculado ao Gabinete do Reitor e coordenado pela professora Néri de Barros Almeida, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

O Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos faz parte de uma política de Estado que responde à iniciativa lançada pela Unesco, em 2006, pela promoção da Educação em Direitos Humanos. O Plano de ação da Unesco foi realizado em duas etapas, sendo que a segunda delas, implementada entre 2010 e 2014, estava voltada para o Ensino Superior.

Nesse contexto, a disciplina "Políticas Públicas e Interpretação Jurídica" será oferecida pela professora Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis, da Faculdade de Educação (FE), com a participação do professor Luis Renato Vedovato, da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). As matrículas podem ser feitas até o dia 20 de dezembro junto ao sistema da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC).

Leia a reportagem completa, com entrevista com os professores Ana Elisa e Luis Renato.