Laboratório de Práticas de Educação e Saúde

Início

LINHAS DE PESQUISA

  • Educação e Saúde
  • Currículo

Temas de Pesquisa

  • Formação inicial e continuada na área da saúde;

  • Abordagens teórico-metodológicas no ensino de saúde;

  • Práticas educativas em saúde;

  • Processos de avaliação no ensino da área de saúde.

  • Educação, Trabalho e Saúde

  • Campo do Currículo na área da Saúde

Pesquisas em Andamento

  • Políticas Públicas Educacionais, Ensino Profissional e Práticas Pedagógicas: problematizando as interações - Lúcia Pedroso da Cruz

  • Educação em Enfermagem: Processos de Recontextualização Curricular- Maria Helena Salgado Bagnato

  • Sobre um dispensário de Puericultura em Campinas nas décadas de 1930 e 1940 - Lúcia Pedroso da Cruz

  • A Educação Permanente em Saúde: da política à prática - Marcia Schott

  • Polticas de Ações afimativas : perpectivas dos acadêmicos indígenas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Erika Kaneta Ferri

  • A relação teoria e prática nos cursos de pós-graduação (stricto senso acadêmico) em Enfermagem Fundamental -Eunice Almeida da Silva

  • O Programa Criança Saudável, Educação Dez e as políticas públicas em educação e saúde -Érika Marafon Rodrigues Ciacchi

Pesquisas concluídas

  • "Interfaces da AIDS: revisão das propostas de capacitação profissional"

  • "O papel do enfermeiro no processo de educação em serviço: contribuições, finalidades e participação na formação de recursos humanos"

  • "Contribuições do processo de formação pessoal de nível médio e elementar na cosntrução do Sistema Único de Saúde: experiência do Projeto Larga Escala - Formação de auxiliares de enfermagem em Campinas"

  • "Condições de Vida e Cidadania" - Projeto de Pesquisa em parceria com FAPESP/Escola Pública de Ensino Fundamental e Médio/FE-UNICAMP"

  • "O Trabalho Educativo em Saúde. Uma abordagem histórico-crítica"

  • "Avaliação da aprendizagem no ensino superior: significados e conseqüências"

  • "Prática docente interdisciplinar: o desafio (in)visível da mudança curricular na Enfermagem"

  • "Os Processos de Formação do Técnico em Higiene Dental-THD e do Atendente de Consultório Dentário-ACD, no Brasil: um silêncio histórico."

  • "O processo de avaliação no ensino teórico e prático de enfermagem: interfaces dos aspectos técnicos, políticos e éticos"

  • "Ensino Superior de Enfermagem: um estudo sobre da prática pedagógica inovadora na Unicamp".

  • "Análise das influências do comportamento profissional-educacional da Equipe de Enfermagem, em Hospital Público Geral de médio porte na cidade de Campinas."

  • "Atividades de prevenção à AIDS no local de trabalho: análise crítica de um estudo da caso".

  • "Pesquisa Ação e produção de conhecimento nos serviços de saúde: por uma cartografia do cotidiano".

  • "Mulheres de meia-idade que voltam à universidade"

  • "O processo de avaliação no ensino teórico e prático de enfermagem: interfaces dos aspectos técnicos, políticos e éticos"

  • "Análise teórico-metodológica das atividades de educação continuada nos serviços de saúde"

  • "Formação crítica-reflexiva dos profissionais da área de saúde"

  • "Ensino da enfermagem: que mudanças a nova prosposta curricular traz?"

  • "Rediscussão da Formação dos Profissionais de Nível Médio: um desafio contemporâneo"

  • ”Práticas Educativas em Saúde: trilhas, discursos e sujeitos”

  • “O entrelaçar dos fios na construção da identidade docente dos professores do Curso de Enfermagem da UEMS”

  • "O corpo (in)visível nos parâmetros curriculares nacionais - ensino fundamental"

  • Educação Continuada em Saúde Coletiva: desafios e possibilidades




praesa@unicamp.br