Apresentação
Programação
Inscrições
Comissões
Acomodação, Transporte e Alimentação
Contato
Anais I Seminário Violar (download)
Anais II Seminário Violar (download)


Programação Preliminar

  • MESA REDONDA - MARÇO
    “JOVENS E CULTURA CONTEMPORÂNEA: EXPERIÊNCIAS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS”

    COORDENAÇÃO DA MESA: Dra. Dirce Djanira Pacheco e Zan
    DATA: 27 de março de 2014
    HORÁRIO: 14h às 17h
    LOCAL: Salão Nobre Faculdade de Educação - Unicamp

    PESQUISADORES CONVIDADOS:

    “JOVENS E CULTURA CONTEMPORÂNEA: EXPERIÊNCIAS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS”
    Dra. Dirce Djanira Pacheco e Zan
    Pedagoga (1991), mestre (1996) e doutora (2005) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente do Departamento de Ensino e Práticas Culturais (DEPRAC), Coordenadora do Curso de Pedagogia (2013-2015) da Faculdade de Educação da mesma Universidade. É membro da diretoria do CEDES desde 2007 e do Conselho Técnico Científico da Capes/Educação Básica (2011-2014). Coordenadora do Grupo de pesquisa Violar: Laboratório de Estudos sobre Violência, Imaginário e Juventude.

    “JUVENTUDE E COTIDIANO: AS INTERAÇÕES DO JOVEM COM A ESCOLA EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS NA AMAZÔNIA”
    Doutorando Cláudio Gomes da Victoria
    Professor Auxiliar I da Universidade Federal do Amazonas, atuando no Curso Formação de Professores Indígenas - Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas. Mestre em Educação – pela Universidade Federal do Amazonas. Pesquisador do Grupo de pesquisa Formação do (a) educador (a) no contexto amazônico do PPGE/FACED/UFAM e do grupo de pesquisa VIOLAR: Laboratório de Estudos sobre Violência, Imaginário e Juventude do PPGE/FE/UNICAMP.

    “A SOCIABILIDADE JUVENIL: O LUGAR DA ESCOLA PARA OS JOVENS DE UMA COMUNIDADE RURAL DA METRÓPOLE DE CAMPINAS”
    Me. Virgilio Paulo da Silva Alves
    Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2010) e mestre em educação pela Universidade Estadual de Campinas. Pesquisador do grupo de pesquisa VIOLAR: Laboratório de Estudos sobre Violência, Imaginário e Juventude da Unicamp. Docente do curso de especialização em Violência Doméstica Contra a Criança e Adolescente da Unisal/Campinas-SP. Assessor Técnico da Fundação FEAC e Consultor do Instituto Apprimore.


  • MESA REDONDA - ABRIL
    “JUVENTUDES E AS DIFERENÇAS QUE PROVOCAM”

    COORDENAÇÃO DA MESA: Dr. Ricardo de Castro e Silva
    Data: 25 de abril de 2014
    Horário: 09h às 12h
    Local: Salão Nobre Faculdade de Educação - Unicamp

    PESQUISADORES CONVIDADOS:

    ACONTECIMENTO E DIVERSIDADE
    Psicólogo Psicodramatista Devanir Merengué
    Psicólogo clínico. Pesquisador do Violar. Docente no Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de Campinas. Autor do “Inventario de Afetos” (Ed. Agora) e outros livros e artigos em revistas científicas.

    POLÍTICAS PÚBLICAS NAS DIFERENÇAS
    Psicólogo Gabriel Medina
    Coordenador da Coordenadoria da Juventude da Prefeitura Municipal de São Paulo-SP.

    DIFERENÇAS CONSTRUÍDAS
    Dra. Maria Teresa de Arruda Campos
    Graduada em Psicologia e Pedagogia, Mestre e Doutora pela Faculdade de Educação da Unicamp. Coordenadora de projetos para adolescentes e jovens em programas governamentais e empresariais. Autora de artigos e capítulos de livros sobre juventude, cultura e participação social. Atualmente é Superintendente do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro.

    RELATO DE EXPERIÊNCIA ABORDANDO POLÍTICAS PÚBLICAS, CULTURA DO ABANDONO E DEPENDÊNCIA QUÍMICA
    Dr. Ricardo de Castro e Silva
    Psicólogo. Mestre e Doutor pela Faculdade de Educação da Unicamp. Atualmente é gerente do CAPS ADI/República da rede de saúde mental de São Bernardo do Campo - SP.


  • MESA REDONDA - MAIO
    “ARTE, POLÍTICA E JUVENTUDE”

    COORDENAÇÃO DA MESA: Ma. Tânia Maria Ximenes Ferreira
    Supervisora Educacional da Prefeitura Municipal de Campinas, acompanhando escolas de Ensino Fundamental e Professora da FUMEC - EJA 1º Segmento. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Membro do grupo de pesquisa Violar.
    DATA: 16/05/2014
    HORÁRIO: 19 horas
    LOCAL: Salão Nobre Faculdade de Educação - Unicamp

    PESQUISADORES CONVIDADOS:

    “VIDAS DE JOVENS MILITANTES”
    Livre-Docente Áurea M. Guimarães
    Graduada em Ciências Sociais pela USP, mestrado em Filosofia Social pela PUCCAMPINAS, doutorado em Filosofia e História da Educação e Livre Docência na área de Educação Escolar, pela UNICAMP. Professora do Departamento de Ensino e Práticas Culturais (DEPRAC) da Faculdade de Educação da Unicamp, desde 1996. Integrante do Grupo de Pesquisa Violar: Laboratório de Estudos sobre Violência, Imaginário e Juventude.

    “MÚSICA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: UMA HISTÓRIA DE JOVENS INSTRUMENTISTAS EM CAMPINAS”
    Me. Fernando Costa Cordovio
    Graduado em Psicologia pela PUC – Campinas, mestrado em Educação pela Unicamp, Psicodramatista Supervisor Didata pela FEBRAP. Professor dos Departamentos de Medicina e Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic. Integrante do Grupo de Pesquisa Violar: Laboratório de Estudos sobre Violência, Imaginário e Juventude.

    A CULTURA HIPHOP COMO ESTILO DE VIDA: JUVENTUDE, EDUCAÇÃO E EMPODERAMENTO
    Doutoranda Jaqueline Lima Santos
    Doutoranda em Antropologia Social pela UNICAMP, mestre em Ciências Sociais/Antropologia pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP, Licenciada e Bacharel em Ciências Sociais pela PUC-Campinas. Pesquisadora nas áreas de raça, gênero, educação, e juventude. Recebeu o prêmio Kabengele Munanga de melhor trabalho científico pelo Fórum África no ano de 2007, com pesquisa sobre o Hip-hop brasileiro, e 2º lugar no concurso regional de ensaios "A Luta contra o Racismo das Mulheres na América Latina e no Caribe" promovido pela UNIFEM em 2010, com o trabalho "Lélia Gonzalez: Negra, Mulher e Intelectual". Foi pesquisadora residente, no primeiro semestre de 2012, do W.E.B. Du Bois Institute - Harvard University, onde desenvolveu pesquisa no "The Hiphop Archive", e continuou como pesquisadora não residente da mesma instituição até o primeiro semestre de 2013. Tem experiência em formação de professores e gestores públicos sobre os temas racismo, diversidade, juventude e educação das relações étnico-raciais.


  • MESA REDONDA - AGOSTO
    “OS JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE”

    COORDENAÇÃO DA MESA: Livre Docente Áurea M. Guimarães
    DATA: 07 de agosto de 2014
    HORÁRIO: 19 horas
    LOCAL: Salão Nobre Faculdade de Educação - Unicamp

    PESQUISADORES CONVIDADOS:

    “JOVENS DA FUNDAÇÃO CASA E A RELAÇÃO COM A ESCOLA”
    Ma. Andréa Souza Marzochi
    Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UNICAMP (2009). Mestre pelo programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da mesma universidade. Atua como professora polivalente da Rede Municipal de Hortolândia. É membro do grupo de pesquisa VIOLAR. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escola e juventude.

    “CARTOGRAFIAS DE UM CURRÍCULO ENCARCERADO”
    Doutoranda Cátia Alvisi
    Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista (2000) e mestrado em Educação pela Universidade São Francisco (2009). Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP),na área de Ensino e Práticas Culturais. Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Violência, Juventude e Imaginário. (VIOLAR). Professora da educação básica II - Secretaria Estadual de Educação e de ensino fundamental I - Secretaria Municipal de Educação. Coordena projetos de formação continuada para professores da rede municipal de Bragança Paulista. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação de Jovens e adultos, estudos sobre o currículo, questões de Linguagem e formação de professores.

    “HISTÓRIA ORAL: ADOLESCENTES, EXCLUSÃO SOCIAL , SUBJETIVIDADES E RESISTÊNCIA”
    Mestranda Susy Cristina Rodrigues
    Mestranda em Educação pela UNICAMP, na Área de Concentração Educação e Ciências Sociais, desde 2013. É pesquisadora do grupo de pesquisa VIOLAR - estudos sobre violência, imaginário e juventude. Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2010). É membro associada da ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) e da ABHO (Associação Brasileira em História Oral). Atualmente é professora da Faculdade de Serviço Social da UNIFIA em Amparo. Tem experiência na área da Assistência Social, com ênfase em violência intrafamiliar e urbana, estudo social e serviços de acolhimento familiar para crianças e adolescentes. Desenvolve pesquisas nas áreas de história oral de vida, subjetividades, resistências, exclusão social e violências.

    “RESPEITO E AUTORIDADE: O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA PARA JOVENS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE”
    Doutorando Willian Lazaretti.
    É professor no curso de Educação Física no Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia Campus XII - Guanambi. Cursa o Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (13/16), é Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (10-12), onde também cursou a Especialização em Educação Física Escolar (08-10) e graduou-se em Licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro Universitário Metropolitano de São Paulo - UNIMESP-FIG (05/07). Participa do Grupo Autônomo de Estudo em Educação Física escolar - Professores Pesquisadores, do grupo de pesquisa em Práticas Sociais e Processos Educativos (UFSCar), do Laboratório de Estudos sobre Violência, Imaginário e Juventude - Violar (Unicamp), lider do Grupo de Estudos Sociopedagógicos da Educação Física - GESEF (UNEB). Associado como revisor do periódico do Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et la profession enseignante (CRIFPE), ao International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT), ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e a Associação Brasileira de História Oral (ABHO). Tem trabalhos publicados em Portugal, Canadá, Colômbia, Argentina e Bélgica. Tem experiência nos seguintes temas: educação física escolar, formação de professores, currículo, práticas sociais em privação de liberdade, empoderamento e gênero.

  • MESA REDONDA - SETEMBRO
    “EDUCAÇÃO E CRIAÇÃO DE NOVAS POSSIBILIDADES DE VIDA: DIÁLOGOS COM A ARTE"

    COORDENAÇÃO DA MESA: Prof. Dr. José Luiz Pastre
    DATA: 29 de setembro de 2014
    HORÁRIO: 14 às 18 horas
    LOCAL: Salão Nobre Faculdade de Educação - Unicamp

    PESQUISADORES CONVIDADOS:
    “EDUCAÇÃO E CRIAÇÃO DE NOVAS POSSIBILIDADES DE VIDA: DIÁLOGOS COM A ARTE"
    Prof. Dr. José Luis Pastre
    Possui graduação em Ciências Sociais pela PUC-Campinas e Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estética da Existência, Micropolítica, Diferença e Subjetividade. Os principais autores tomados como intercessores destes temas são: Michel Foucault, Félix Guattari e Gilles Deleuze.

    "QUANDO SINTO QUE JÁ SEI"
    Antonio Sagrado Lovato e Raul Perez
    Diretores do documentário “Quando sinto que já sei”, que apresenta formas alternativas de educação escolar como, por exemplo, a escola municipal Amorim Lima, em São Paulo e o Projeto Âncora, em Cotia.

    PROJETO ÂNCORA
    Associação Civil fundada em 1995 na cidade de Cotia, como espaço de educação não formal que inaugurou em 2012 uma escola de ensino fundamental, com uma inovadora filosofia educacional, inspirada na Escola da Ponte de Portugal, trazida pelo Professor José Pacheco, atual coordenador da escola.

    EMEF AMORIM LIMA
    Escola Municipal da cidade de São Paulo, que desenvolveu uma série de transformações nos dispositivos pedagógicos anteriormente praticados na escola.

    Obs.: Responsáveis pela Escola Municipal Amorim Lima e Projeto Âncora, a confirmar.


    MESA REDONDA - NOVEMBRO
    “CONFLITOS NO ESPAÇO ESCOLAR”

    COORDENAÇÃO DA MESA: Dra. Bia Possato
    DATA: 11 de novembro de 2014
    HORÁRIO: 19 horas
    LOCAL: Salão Nobre Faculdade de Educação - Unicamp

    PESQUISADORES CONVIDADOS

    CONFLITOS NA ESCOLA PÚBLICA PAULISTA: UM OLHAR ETNOGRÁFICO
    Dra. Bia Possato
    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, atuando como Professora, Coordenadora, Diretora e Supervisora no sistema público e particular de ensino. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: violências, escola, políticas públicas, cotidiano e arte.


    BULLYING E DIFERENÇAS: O QUE NOS DIZEM OS JOVENS?
    Ma. Elise Helena de Morais Batista
    Graduada em licenciatura e bacharelado em Educação Física (Unifian, 2007) e Pedagogia (Uninove, 2010), Mestre pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2011). Possui experiência como professora de Educação Física na Rede Estadual de São Paulo e como professora de Educação Infantil na Rede Municipal de Campinas. Orientadora Educacional do curso de especialização EAD em Educação Física, FEF-UNICAMP e, parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (2010/2012). Atualmente é Coordenadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de campinas/SP e membro do grupo de pesquisa VIOLAR.

    A JUVENTUDE E AS SUAS MANIFESTAÇÕES DENTRO DA ESCOLA TRADICIONAL
    Doutoranda Tatiana Lima de Almeida
    Psicóloga, Especialista em Violência Doméstica, Mestre em Educação. Coordenadora de Ensino Fundamental II e Ensino Médio em escola da rede particular na cidade de São Paulo, docente na Faculdade Santa Rita de Cássia (SP), pesquisadora do grupo de pesquisa VIOLAR: Laboratório de Estudos sobre Violência, Imaginário e Juventude da FE/Unicamp.


Realização: