O Clube de Leitores da FE tem a missão de culturalizar, ou seja, promover e difundir a cultura, instigando, refletindo e debatendo conhecimentos através da leitura.
Através da promoção de encontros regulares entre pessoas das mais diversas vivências, o objetivo do clube é o de utilizar a literatura (ficcional ou não ficcional) como vetor para ampliar o conhecimento e a cultura, desenvolvendo a reflexão e o senso crítico através da capacidade de interpretação, promovendo e construindo o hábito e o compartilhamento de leitura, ampliando horizontes, quebrando paradigmas e resistências e evidenciando a importância de atividades culturais de extensão comunitária para o desenvolvimento de um maior diálogo entre a universidade e a sociedade.
Em um ambiente universitário, é necessário entender que a literatura vai além do conteúdo científico. Ela fomenta o crescimento do indivíduo como pessoa, ensina a sonhar, a criar, a abstrair e aumentar a visão de mundo, transformando vidas.
Um livro será escolhido como leitura indicada para o mês e no final do período, os participantes se reunirão para discutir a obra e um mediador será responsável por conduzir a sessão e terá como missão difundir, instigar, refletir e debater as experiências de leitura de forma lúdica e prazerosa, guiando os leitores e participantes a interagirem e a compartilharem suas impressões e a vivenciarem novas reflexões, visões e percepções. Cada encontro debaterá a obra lida no período e terá duração média de uma hora e meia.
As indicações poderão ser de obras clássicas ou contemporâneas, dos mais diversos gêneros literários e estilos de narrativas, que estarão preferencialmente disponíveis para empréstimos no acervo do SBU/Unicamp (https://www.sbu.unicamp.br/sbu/) e/ou na Biblioteca digital gratuita BibliOn (https://biblion.odilo.us/).
As sessões serão preferencialmente realizadas dentro dos espaços da Biblioteca da FE, como forma de proporcionar aos participantes o conceito de Biblioteca Viva, ampliando a visão de que uma Biblioteca (universitária) é mais que um conjunto de estantes onde se guardam livros ou de serviços a recorrer como suporte às atividades de lazer, trabalho, estudo ou pesquisa. Estão previstos encontros on-line nos períodos de férias e híbridos quando houver a participação de outros clubes ou comunidades convidadas.
O Clube de Leitores da FE é aberto à participação de toda comunidade interna e externa da Unicamp. É destinado tanto para leitores experientes, quanto para iniciantes ou sem o hábito de leitura. Para participar basta preencher o formulário on-line: https://forms.gle/sTZH32Bgtn8oBeaR8. A partir do cadastro, a pessoa será adicionada ao grupo de e-mails e de WhatsApp (opcional), canais oficiais que serão usados para divulgação das obras e dos encontros e para interação.
- Formulário on-line para cadastro no Clube de Leitores da FE: https://forms.gle/sTZH32Bgtn8oBeaR8
=========================================
AGENDA DOS ENCONTROS:
Nós divulgaremos aqui e por e-mail as obras trabalhadas e as datas dos encontros.
PRÓXIMO ENCONTRO:
- Mês: NOVEMBRO/2024
(a data do encontro será divulgada oportunamente)
- Título: O céu para os bastardos
- Autoria: Lilia Guerra
- Editora:Todavia
(176 páginas, 2023)
- Sinopse: A história de uma trabalhadora doméstica brasileira que, vivendo na periferia, ocupa o centro da vida social graças à sua sensibilidade, simpatia e humanidade. É um romance sobre o sentido da emoção e da inteligência na realidade mais cotidiana. Num tom de crônica sobre a periferia, trazendo muito mais do que as questões graves que assolam esse espaço social, dando lugar para a delicadeza e o registro cômico, Lilia Guerra constrói aqui um riquíssimo painel da vida brasileira.
- Disponível on-line na BiblioOn (empréstimos gratuitos e de uso simultâneo, mediante cadastro prévio): https://biblion.odilo.us/info/o-ceu-para-os-bastardos-01008941
-
=========================
ACONTECEU:
- Mês: OUTUBRO/2024
- Título: “A casa na Rua Mango”
- Autoria: Sandra Cisneros
- Editora Dublinense (144 páginas, 2020)
- Sinopse: Esperanza tem um nome mexicano, origens mexicanas, aparência mexicana, mas nasceu nos Estados Unidos e mora num decadente bairro de Chicago. Nesse contraste cultural, ela observa a vida dos vizinhos e das amigas para aprender a construir sua própria identidade. Em fragmentos do cotidiano, a autora de A casa na Rua Mango nos apresenta um panorama do universo de Esperanza e costura uma linha que vai da infância envergonhada da menina à tomada de consciência e início do amadurecimento. Um romance ao mesmo tempo leve e intenso, no qual as vozes latinas reverberam com a força da prosa singular da autora.
- Disponível on-line na BiblioOn (empréstimos gratuitos e de uso simultâneo, mediante cadastro prévio):
https://biblion.odilo.us/info/a-casa-na-rua-mango-00906350 -