Você já imaginou um lugar onde a paixão pelos livros se encontra com a diversidade cultural e a reflexão? Pois é exatamente isso que o Clube de Leitores da Faculdade de Educação da Unicamp oferece, e no último mês de outubro, foi iniciado o projeto com dois encontros no jardim interno da Biblioteca Joel Martins onde os participantes conversaram e apresentaram as suas impressões e todo entusiasmo com o livro “A Casa na Rua Mango”, da escritora Sandra Cisneros.
O clube
A ideia do projeto surgiu com Roberta Rabello Fiolo Pozzuto, gestora da área de Publicações da Biblioteca da FE. Inspirada por uma experiência na Universidade do Minho, em Portugal, ela trouxe para a Unicamp o conceito de um clube de leitura que une pessoas de diferentes vivências para dialogar sobre obras de variados estilos e temas. “O objetivo é usar a literatura como vetor de conhecimento, promovendo reflexão e senso crítico. A literatura ajuda a sonhar e amplia a visão de mundo”, afirma a gestora.
Para Roberta esse seria um espaço de troca, reflexão e crescimento pessoal, que busca conectar pessoas e promover uma experiência literária rica e diversa. O Clube faz parte de uma série de ações desenvolvidas na Biblioteca da FE que visam difundir a cultura, o gosto pela leitura e maior contato com a comunidade tanto interna como externa.
|
|
|
Como Funciona?
A participação é totalmente voluntária e aberta a todos. Para se inscrever, basta preencher um formulário online, que adicionará o interessado aos grupos de e-mails e WhatsApp, facilitando a divulgação das obras e das reuniões.
Os encontros serão realizados preferencialmente nos espaços da Biblioteca da FE, reforçando o conceito de “Biblioteca Viva”, que vai além de ser somente um espaço ligado aos estudos e trabalhos acadêmicos.
|
|
Vários Gêneros e Autores
Serão lidas e debatidas obras dos mais variados gêneros literários, a fim de proporcionar aos inscritos a rica experiência do contato com múltiplos estilos. Os participantes terão a oportunidade de ler, reler e de conhecer autores das mais variadas origens, experiências e nacionalidades, consagrados ou não, premiados ou não.
O livro escolhido estará disponível no acervo da universidade e na plataforma digital gratuita BibliOn, para que todos possam acessar, e será escolhido como leitura indicada do mês. Ao final do período, os participantes se reunirão para discutir a obra. O mediador conduzirá a conversa, incentivando o diálogo e a troca de ideias de forma leve e prazerosa.
Celebração do Protagonismo Negro
Em novembro, mês da consciência negra, o Clube de Leitores da FE celebra o protagonismo negro através da obra “O céu para os bastardos” de Lilia Guerra. Esta obra, publicada pela Editora Todavia, retrata a realidade do povo brasileiro com sensibilidade, simpatia e humanidade. Com uma narrativa tocante, o livro explora as complexidades e desafios de uma trabalhadora doméstica na periferia de São Paulo, revelando a força e a resiliência dos moradores das comunidades brasileiras.
Junte-se ao Clube!
Se você é um amante de livros e busca um espaço para discutir e compartilhar suas impressões, o Clube de Leitores da FE é o lugar perfeito. Com um ambiente acolhedor e encontros regulares, este clube promete ampliar seus horizontes, quebrar paradigmas e fortalecer a conexão entre a universidade e a sociedade. Cadastre-se agora e faça parte desta jornada cultural!
Cadastre-se aqui: https://forms.gle/sTZH32Bgtn8oBeaR8
Acompanhe as novidades: https://www.fe.unicamp.br/a-fe/publicacoes/clube-de-leitores