Publicações

+55 19 3521-6707

Periódicos

Ciências em Foco

A Revista ‘Ciências em Foco’ é uma publicação do “Grupo de Pesquisa FORMAR Ciências” da Faculdade de Educação da Unicamp. Tem como objetivo divulgar a produção acadêmica nas áreas da Educação em Ciências e da Educação Ambiental. Além de refletir sobre ensino de Ciências e de Educação Ambiental no contexto escolar, contribui para uma discussão mais ampla sobre Educação em Ciências em seus contextos atuais e de outros tempos e lugares. Veicula artigos inéditos e/ou traduzidos, estudos, resenhas, entrevistas, entre outros.

https://www.fe.unicamp.br/publicacoes/periodicos/ciencias-em-foco

https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/issue/archive

e-ISSN: 2178-1826
Website:

ETD - Educação Temática Digital

A ETD – Educação Temática Digital é uma publicação científica eletrônica da Faculdade de Educação da UNICAMP, criada em 1999, editada com periodicidade quadrimestral, atendendo a uma política editorial definida.

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/index

ISSN: 1676-2592
Website:

Filosofia e Educação

Filosofia e Educação é uma revista eletrônica quadrimestral destinada à divulgação de pesquisas e ao debate de ideias sobre as relações entre Filosofia e Educação, compreendendo as áreas de Epistemologia, Ética, Política e Ensino de Filosofia.

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/index

ISSN: 1984-9605
Website:

PRO-POSIÇÕES

A Revista Pro-Posições, criada em 1990, é uma publicação de editoria da Faculdade de Educação da Unicamp.

O periódico ocupa uma posição consolidada como uma das principais publicações na área das Ciências da Educação, atingindo significativa variedade temática e conceitual e oferecendo um amplo escopo internacional, apoiado por seu corpo editorial.

São publicados artigos, ensaios e revisões bibliográficas originais. Textos submetidos são apreciados supondo-se que não foram previamente publicados e que não estão sendo examinados para publicação por nenhum outro periódico ou editora. Os artigos são avaliados pelos editores e por pareceristas ad hoc

Regulamento Interno PP (Português)

Internal by-laws: Pro-Posições Journal (English version)

.............................................................................................................................

||>SciELO http://www.scielo.br/pp 

||>PPEC https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic 

||>Pro-Posições na FE http://www.proposicoes.fe.unicamp.br  

||>Siga-nos | Follow us: 

 

e-ISSN: 1980-6248
ISSN: 0103-7307 (impresso descontinuado)
Website:

RBEC - Revista Brasileira de Educação Comparada

O periódico tem como missão difundir a produção qualificada de estudos e pesquisas científicas, de caráter teórico ou empírico sobre educação comparada. Esta publicação eletrônica difunde artigos da comunidade científica nacional e internacional, em português, espanhol, inglês e francês, que tratem assuntos e questões de interesse do campo da educação comparada nacional e internacional. Procura contribuir com formação de investigadores do campo da Educação Comparada divulgando estudos e pesquisas realizados por educadores, vinculados a instituições acadêmicas nacionais e internacionais. Artigos, relatos de experiência, entrevistas, comunicações, pesquisas e ensaios de autores interessados, são avaliados por pares, especialmente convidados pelo Conselho Editorial.

 

https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rbec

Website:

REVISTA FERMENTARIO

La revista electrónica Fermentario es una publicación anual del Departamento de Historia y Filosofía de la Educación del Instituto de Educación de la Facultad  de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad de la República (Uruguay) y del Departamento de Filosofia e História da Educação de la Universidade Estadual de Campinas (Brasil).

Cada número aborda un tema monográfico  sobre Historia y Filosofía de la Educación e incluye artículos, reseñas de libros, traducciones y homenajes.

Los artículos publicados a partir del  número 5 de la revista han pasado por un arbitraje ciego para su selección.

Se publican trabajos de docentes, egresados y estudiantes  universitarios procedentes de instituciones nacionales e internacionales.

http://www.fermentario.fhuce.edu.uy/index.php/fermentario/index

e-ISSN: 1688-6151
Website:

Revista HISTEDBR On-Line

A Revista HISTEDBR on line é uma publicação do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR da Faculdade de Educação/UNICAMP, que tem por objetivo publicar artigos resultantes de pesquisa ou de reflexão acadêmica, estudos analíticos e resenhas na área de história da educação.

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/index

ISSN: 1676-2584
Website:

Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - RIDPHE_R

A  RIDPHE_R  Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo é uma publicação on-line hospedada no Portal de Publicações Periódicas da Faculdade de Educação/UNICAMP. A revista é organizada no âmbito das temáticas da RIDPHE, Rede Iberoamericana para a Investigação e a Difusão do Patrimônio Histórico Educativo, com sede na FE/UNICAMP/Brasil, cuja lista de discussão Ridphe_l congrega investigadores preocupados com a preservação, a investigação e a difusão do patrimônio histórico-educativo.

https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/index

e-ISSN: 2447-746X
Website:

Revista InovaEduc

A Revista InovaEduc é uma publicação produzida pelo Laboratório de Inovação Tecnológica Aplicada na Educação (LANTEC), da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Seu objetivo é promover a disseminação de informações contextualizadas na pesquisa e na apresentação de soluções de inovação tecnológica aplicada na área da educação, fundamentada na busca de uma melhoria da qualidade de ensino que contribua para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Para alcançar este objetivo, estaremos contando com a colaboração de pesquisadores de várias universidades brasileiras e internacionais na contribuição de artigos científicos na área da tecnologia aplicada na educação, bem como das empresas de pesquisa e desenvolvimento com seus produtos de inovação tecnológica.

https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/inovaeduc/index

 

e-ISSN: 2316-6991
Website:

Revista Internacional de Educação Superior

O periódico tem como missão socializar a produção de estudos e pesquisas científicas, de caráter teórico ou empírico, na área da educação superior. É uma publicação eletrônica que se dedica à publicação de artigos da comunidade científica nacional e internacional que investiguem questões de interesse do campo da educação superior. Visa contribuir na formação do pesquisador da área de Educação Superior por meio da divulgação e disseminação de pesquisas e estudos realizados por educadores, vinculados a instituições nacionais e internacionais.   São publicados artigos, relatos de experiência, comunicações, pesquisas e ensaios de autores avaliados por pares, especialmente convidados pelo Conselho Editorial.

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/index

e-ISSN: 2446-9424
Website:

Zetetiké

A Revista Zetetiké foi fundada em 1993, tendo como objetivo divulgar a produção acadêmica ligada à área de Educação Matemática, tanto do Brasil como do exterior. Até o ano de 2015, foi uma revista semestral e esteve vinculada exclusivamente à FE/Unicamp, e mais especificamente ao Círculo de Estudo, Memória e Pesquisa em Educação Matemática (CEMPEM) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e aos Grupos de Pesquisa HIFEM, PHALA e PRAPEM.

A partir de 2015, a Revista Zetetiké passou ser uma publicação com periodicidade quadrimestral, envolvendo parceria entre a Faculdade de Educação da Unicamp (FE/Unicamp) e a Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF), sendo publicados três números anuais. O primeiro corresponde aos meses de janeiro a abril. O segundo, aos meses de maio a agosto. E o terceiro aos meses de setembro a dezembro. Geralmente um destes números é um número especial temático, para o qual são convidados editores especialistas na temática.

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/index

ISSN: 2176-1744
Website: