Pós-Graduação

+55 19 3521-5634, +55 19 3521-5573, +55 19 3521-5691
Atualizado em 22/06/2021 - 11:02

Disciplinas e Convalidação de Créditos

De acordo com o Regulamento do Programa de Pós‐Graduação Stricto Sensu  Mestrado Profissional em Educação Escolar, as atividades acadêmicas do Programa (MP) são constituídas de disciplinas e atividades relacionadas com a elaboração da dissertação (Port. Nor.  Nº 17 CAPES e Regulamento Geral da Pós‐graduação da Unicamp). 

 A cada atividade acadêmica será atribuído um determinado número de unidades de crédito  constante no catálogo da Pós‐Graduação.  Cada unidade de crédito equivale a 15 horas/aula de disciplinas e seminários previstos em  catálogo, com duração de 15 semanas.  Disciplinas e seminários especiais, de caráter eventual, terão registro especial na Diretoria  Acadêmica e terão seus créditos definidos pela seguinte fórmula: número de créditos = número de  horas‐aula/15 semanas letivas. 

O plano de estudos a ser desenvolvido pelo aluno será definido em conjunto com o orientador,  observadas as normas estabelecidas pela CPG. Poderão ser incluídas no plano de estudo disciplinas teóricas oferecidas por outros programas de  pós‐  graduação,  internos  ou  externos  à  Unicamp,  no  limite  de  06  créditos,  resguardando  a  especificidade da formação do pós‐graduando.  

A critério da CPG, poderão ser convalidados os créditos em disciplinas teóricas de Pós‐Graduação  em que o aluno tenha sido aprovado, inclusive antes do seu ingresso no Programa, no limite de 06  créditos como definidos no parágrafo anterior, desde que observados a especificidade da formação  do pós‐ graduando. 

O Curso do Mestrado Profissional na área de Educação Escolar terá duração máxima de 24  meses, com carga horária de 360 horas. O currículo compreende um total de 24 créditos assim distribuídos:  a) 12 créditos em disciplinas teóricas e/ou práticas.   (180 horas)  b) 04 créditos em Oficinas Pedagógicas (60 horas)  c) 08 créditos em Desenvolvimento e Escrita da Dissertação  (120 horas) Total: 360 horas 

Além das atividades acima mencionadas, o aluno deverá submeter‐se a um Exame  de  Qualificação e demonstrar proficiência em língua estrangeira. 

 

 Créditos  

Disciplina

Tipo

 03

 EE001 - Metodologia do trabalho acadêmico

 Obrigatória 

 02

 EE002 - Oficina Pedagógica I

 Obrigatória

 02

 EE003 - Oficina Pedagógica II

 Obrigatória

 04

 EE004 - Desenvolvimento e escrita da dissertação I 

 Obrigatória

 04

 EE005 - Desenvolvimento e escrita da dissertação II

 Obrigatória

 03

 Disciplina eletiva oferecida no Catálogo geral do MP

 Eletiva

 03

 Disciplina eletiva oferecida no Catálogo geral do MP

 Eletiva

 03

 Disciplina eletiva oferecida no Catálogo geral do MP  

 Eletiva

 

Grades de disciplinas oferecidas por semestre:

 

2021

 

2020

 

2019

 

2018

 

 

Catálogo de Disciplinas

A grade curricular do curso está disponível em:

https://www.dac.unicamp.br/portal/pos-graduacao/catalogos-de-cursos

 

 

Convalidação de Créditos 

Poderão ser aproveitadas disciplinas realizadas como estudante especial ou realizadas como disciplinas excedentes no Mestrado, até o limite de 6 créditos, conforme o regulamento do programa.

 

Para solicitar convalidação de créditos em disciplinas, é necessário apresentar os seguintes documentos na secretaria de pós-graduação da FE:

 

Para disciplinas cursadas na UNICAMP:

A somatória do número de créditos convalidados não poderá ultrapassar 6 créditos. Disciplinas com mais de 6 créditos não serão aceitas.

Observação: Para disciplinas de catálogos de 2008 ou anteriores será subtraído campo I (horas de estudo em casa) da carga horária e do número de créditos da disciplina.  Informação CCPG 004/2008 http://www3.prpg.gr.unicamp.br/arqpdfnormas/infccpg004_2008.pdf

  

Para disciplinas cursadas em outras Instituições de Ensino Superior:

  • Formulário Aproveitamento de Estudos – preenchido e assinado, disponível no site da DAC.
  • Histórico Escolar constando a disciplina, carga horária e conceito.
  • Programa da disciplina cursada.

Observação:  A somatória do número de créditos convalidados não poderá ultrapassar 6 créditos. A critério do orientador, o número de créditos indicado no formulário de aproveitamento, para cada disciplina, poderá ser inferior ao número constante no histórico escolar, de modo que a somatória não ultrapasse 6 créditos.