As inscrições para o Seminário são GRATUITAS e poderão ser feitas a partir do dia 01 de julho de 2015 e até o dia 30 de setembro 2015:

As inscrições com apresentação de pesquisa na forma de Comunicação Oral poderão ser feitas a partir do dia 22 de junho de 2015 e até o dia 07 de agosto de 2015. Serão aceitos trabalhos na forma de comunicações. A relação dos trabalhos aprovados será divulgada na data de 14 de setembro de 2015, após análise pela Comissão Científica.

A submissão dos trabalhos (comunicações) será feita exclusivamente on-line. O proponente precisará inicialmente fazer sua inscrição pelo formulário eletrônico e em seguida se inscrever no Sistema de Submissão de Trabalhos para poder enviar sua proposta.

Para maiores informações, entre em contato pelo e-mail: pedagogiasdescolonizadoras@gmail.com.

Normas para apresentação de trabalhos

O Gepedisc – Linha Culturas Infantis da Faculdade de Educação da Unicamp convida para o II Seminário Internacional sobre Infâncias e Pós-colonialismo: pesquisas em busca de Pedagogias descolonizadoras nos dias 26 e 27 de Outubro de 2015 no Centro de Convenções da Unicamp.

O seminário centra-se na análise crítica pós-colonial dos discursos dominantes sobre as crianças, que refletem o conhecimento hegemônico das infâncias ou das crianças. Também objetiva compartilhar os dados de pesquisas sobre as experiências vividas pelas crianças, bem como a educação da/na infância em vários contextos que tenham sido submetidas a condições opressivas, buscando evidenciar a produção do conhecimento sul-sul e desconstruir as amarras coloniais que perpassam as infâncias e colonizam os desejos e corpos das crianças desde bebês. Tal perspectiva pode servir como uma ferramenta para combater essa opressão, e para a construção de uma pedagogia descolonizadora, ou seja, uma Pedagogia Descolonizadora das Infâncias que favoreça compreender as construções das desigualdades.

Orientações gerais

Critérios de seleção

1. Relevância e pertinência do trabalho para o campo;
  2. Riqueza conceitual na formulação do problema;
  3. Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação;
  4. Interlocução com a produção do campo;
  5. Originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento no campo de Estudos da Infância.

Padronização do texto

Os trabalhos deverão conter os seguintes itens:

1. No mesmo arquivo, como primeira página o título do trabalho, nome do grupo de pesquisa, e dos/as autores/as, instituição de origem, resumo com 250 palavras, seguido por cinco palavras chave separadas por ponto-e-vírgulas e, em seguida, o texto completo;
  2. O texto completo deverá apresentar: Introdução; Justificativa; Objetivos; Referencial teórico; Metodologia; Desenvolvimento da pesquisa; Resultados; Considerações finais; Referências bibliográficas. O Tamanho do texto deverá ser de no mínimo 10 e no máximo 15 páginas.
  3. Os arquivos enviados deverão utilizar obrigatoriamente programas compatíveis com o Microsoft Office.fice.
  4. A formatação dos textos deverá seguir as normas da ABNT: fonte Times New Roman 12, espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado.

22/06/2015

Início das inscrições online para Apresentação de Trabalhos

01/07/2015

Início das inscrições de ouvintes