Ilustrações feitas a partir de desenhos de crianças de 4 a 6 anos do
Colégio Básico de Campinas e da
EMEF Jardim Primavera - Prefeitura Municipal de Hortolândia


HOMENAGEM A PAULO FREIRE


Caricatura de Paulo Freire,
desenhada por Emanoel José Crozoleto Filho, 8 anos,
aluno da Escola EMEF "Pe. José Narciso Vieira Ehrenberg", Campinas,SP
Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino.
Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago.
Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo.
Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade

(FREIRE, 1997, p. 32).






Texto produzido por uma das educandas da turma da educadora Marta, no Jd. São Marcos.

O trabalho de Educação de Jovens e Adultos realizado pela educadora Marta inseria-se no Programa LETRAVIVA, estudado em seu período de 2003 a 2004 pela educadora Ana Maria Campos, membro do GEPEC.

Este estudo está registrado em sua dissertação de mestrado, defendida na PUC-Campinas, em 2009.

Para ler mais poesias, narrativas e encantar-se com a história deste Programa e das gentes de que o fizeram, clique aqui.

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Homenageamos um mestre que inspira nossas pesquisas e estudos, que alimenta nossas lutas: Paulo Freire.

Em sua obra Pedagogia da Autonomia (1996), Paulo Freire nos ensina que "Faz parte da natureza da prática docente a indagação, a busca a pesquisa. O de que se precisa é que, em sua formação permanente, o professor se perceba e se assuma, porque professor, como pesquisador". (p.32).

No encontro com as ideias deste mestre, buscamos cotidianamente a coerência entre esta crença e nossas práticas. O GEPEC trabalha com a indissociabilidade entre pensar e fazer, pesquisar e atuar na docência. Nada de separar "funções e tarefas" entre "quem pensa" e "quem faz" a escola.

Pensamos/sentimos/agimos na constituição de escolas e profissionais que assumam a autoria de suas práticas, tecidas coletivamente na prática e no pensar sobre a prática.

O trabalho árduo, porque dialógico, de conhecermos o outro estudando o mundo e a nós mesmos há que se constituir em encontros amorosos, cheios de dignidade e fé na humanidade!

Lições do Mestre, que buscamos concretizar também nos Seminários que realizamos.

Outras tantas marcas Paulo Freire deixou em nossas vidas.

Marcas que ao serem (com)partilhadas revelam suas especificidades e suas semelhanças com as demais vivências dos profissionais que encontram na escola uma possibilidade de refletir, pesquisar e fazer a docência.

Criamos um blog para produzirmos diálogos a partir do que identificamos como presença do Mestre em nossas pesquisas e produções outras realizadas pelos membros do GEPEC.

Convidamos você a partilhar conosco as marcas e marcos deste mestre em sua vivência educativa! O que você tem a nos contar? Registre essas marcas em nossa página no Facebook!