Ver todas as publicações
Prof. Ronaldo Alexandrino | Atualizado em 02/12/2021 - 12:16 FE Publica

Mulheres em construção: (re)constituições em movimento - do mocambo a região pantaneira

A quarta live da série “Educação & Psicologia: divulgando o conhecimento científico” intitulada “Entre experiências e expectativas: É possível melhorar a escola!” discute os trabalhos das pesquisadoras Ivonete Aparecida Alves/UNICAMP (Educando a negritude em três ou mais gerações nas famílias negras e no mocambo: as mulheres negras e o seu protagonismo na educação familiar e social) e a pesquisadora Célia Beatriz Piatti/UFMS com a tese de doutorado - concluída (A constituição das professoras de escolas da região pantaneira: uma análise histórico cultural).

A discussão é problematizada pelo Prof. Ronaldo Alexandrino considerando a possibilidade de diálogo em ambos os estudos.

A série “Educação & Psicologia: divulgando o conhecimento científico” faz parte do Projeto de pós-doutorado do pesquisador Ronaldo Alexandrino discute, semanalmente às sextas-feiras de agosto à novembro de 2021, duas pesquisas produzidas em dois grupos de pesquisa, o GEPPE / UFMS e o DiS/Unicamp, sob orientação das professoras Sônia da Cunha Urt e Ângela Soligo, respectivamente, com o objetivo de explicitar e dar visibilidade em pesquisas voltadas para a área de pesquisa em Psicologia e Educação.

Live transmitida em 03/09/2021

o link: https://www.youtube.com/watch?v=VojDV9No2bE

Informações das participantes:

Ivonete Aparecida Alves
Possui graduação em Comunicação Social pela Unesp - FAAC - Bauru (concluído em 1993) e graduação em Pedagogia pela Unesp - FCT de Presidente Prudente (concluído em 2008); atuando principalmente com os temas da educação popular, educação ambiental, agricultura orgânica, geração de renda, pesquisando atualmente os temas ligados à discriminação contra a mulher e o racismo contra negras e negros. É organizadora de eventos ligados à Educação, Agricultura Orgânica e Educação Ambiental. Possui experiência para ministrar cursos de formação de educadores (as) nas instituições oficiais de ensino e em organizações do 3º setor. Formou-se técnica em agropecuária, profissão que atuou por 11 anos. É coordenadora do Grupo "Mocambo APNs Nzinga AfroBrasil Arte Educação Cultura" que atua dentro da perspectiva da educação libertária, construindo peças e estéticas de inspiração étnica afro com crianças e jovens. É integrante do Coletivo Mãos Negras da FCT. Mestre em Educação pela FCT/UNESP de Presidente Prudente com a pesquisa "Educação Infantil e relações étnicas e raciais: pele negra e cabelo crespo nas escolas públicas e sua tradução nos tradução nos trabalhos acadêmicos", sob a orientação da Profª Drª Rosiane de Fátima Ponce e coorientação do Profº Drº Divino José da Silva. Foi bolsista CAPES. Atual doutoranda pela Faculdade de Educação da UNICAMP sob a orientação da Profª Drª Angela de Fátima Soligo na linha de Psicologia e Educação.

Célia Beatriz Piatti
Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava, com especialização em Administração Escolar e Orientação Educacional. Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2006) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). Coordenadora do grupo de estudos e pesquisa em formação de professores (GEPFORP). Professora da UFMS, lotada na Faed (Faculdade de Educação) atuando como docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo-LeduCampo, do curso de Pedagogia e no Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é coordenadora da linha de pesquisa - Processos formativos, práticas educativas, diferenças. É membro do Comitê Interno de Iniciação Científica da UFMS/PIBIC/PIBIC-AF/CNPq. Tem experiência na área de educação, atuando em ensino, pesquisa e extensão com os seguintes temas: Educação do Campo; Formação de professores e práticas educativas.