Institucional

+55 19 3521-5601, +55 19 3521-6715
Atualizado em 30/09/2022 - 15:24

Espaço de Acolhimento

No dia 27 de abril de 2022, a Congregação da Faculdade de Educação da Unicamp aprovou o funcionamento do Espaço de Acolhimento da Faculdade de Educação. O objetivo do Espaço de Acolhimento, como o próprio nome sugere, é realizar o primeiro acolhimento e a orientação dos membros da comunidade interna da FE, que voluntariamente o procurarem em busca de solução para algum problema ou dificuldade. Caberá ao acolhedor e/ou acolhedora identificar a natureza do problema e fornecer as informações quanto aos possíveis encaminhamentos para a situação. Cabe destacar que os assuntos tratados no Espaço de Acolhimento, entre acolhedor(a) e membro da comunidade que o procura, são abordados de forma isenta e protegidos pelo sigilo.

Trata-se de um trabalho que busca humanizar o primeiro contato com a pessoa, atendendo-a com eficiência e impessoalidade e atuando preliminarmente e em parceria com as instâncias de cuidado e assistência da Unicamp. Também não se trata de atendimento terapêutico ou psíquico, o que extrapolaria as funções do Espaço de Acolhimento. Caso seja percebida a necessidade de atenção dessa natureza, o(a) acolhedor(a) saberá encaminhar a pessoa ao serviço adequado.

No contexto atual, em que florescem discursos de intolerância e de ódio, um espaço como esse é, também, uma forma de luta e resistência, que busca se contrapor a esses discursos e fomentar a construção de relações fundadas na empatia, no diálogo e na constituição de uma cultura do cuidado de uns com os outros.

A cultura do cuidado visa justamente a favorecer a convivência na diversidade, de forma respeitosa e saudável, de modo que essas divergências possam transparecer com liberdade e serem livremente tomadas como objeto de reflexão e debate por todos, sem qualquer tipo de constrangimento.

Há que considerar, ainda e sobretudo, os efeitos da pandemia na saúde das pessoas, os traumas pelas perdas e, sobretudo, o luto vivido por servidores docentes e não docentes e estudantes, e que poderão impactar o retorno presencial em curso. Diante desse quadro, é ainda mais urgente oferecer à comunidade alguma retaguarda institucional para auxiliar no enfrentamento das dificuldades que venham a aparecer.

 

Bem-vindo ao Espaço de Acolhimento, em funcionamento no Anexo II da FE.

Acesse o site do Espaço de Acolhimento para maiores informações e agendamento de
uma conversa com os(as) acolhedores(as):

https://www.fe.unicamp.br/espaco-de-acolhimento/