| Atualizado em 30/04/2024 - 08:01 Publicação

Pro-Posições - v. 35 (2024)

Periódico
Data
Volume
35

PRO-POSIÇÕES: Vol.35  Campinas  2024

e-ISSN 1980-6248

https://www.scielo.br/j/pp/i/2024.v35/


SUMÁRIO

ARTIGOS
ARTICLES

.Sujeitos históricos e ensino sob a ótica de Eduardo Coutinho: proposta para a formação de professores de história
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0134BR
.Historical subjects and teaching from the perspective of Eduardo Coutinho: proposal for the training of history teachers
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0134EN
Perinelli Neto, Humberto; Paziani, Rodrigo Ribeiro

 

.Considerações sobre o ensino médio, a evasão escolar e a juventude no contexto da pandemia na Argentina
.Considerations as to secondary education, school dropout and youth in the context of the pandemic in Argentina
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0015EN
Corica, Agustina María; Vicente, María Eugenia; Otero, Analía Elizabeth

 

.A política educacional da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC): um olhar a partir da biopolítica
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0065BR
.The educational policy of the new Brazilian Common National Curriculum Framework: an Analysis based on Biopolitics
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0065EN 
Trevisan, Amarildo Luiz

 

.Sínteses da apropriação do conceito de Educação Estética de Vigotski no Ensino de Arte brasileiro (2006-2020)
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2023-0015BR
.Syntheses of the appropriation of Vygotsky’s concept of Aesthetic Education in Brazilian art teaching (2006-2020)
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2023-0015EN

Almeida, Marilene Oliveira; Barros, Gelka Arruda de; Campos, Regina Helena de Freitas; Araújo, Christiane Campos de; Cañete, Lilian Sipoli Carneiro

 

.Os efeitos de Maio de 68 na trajetória de Jacques Rancière: a dicotomia althusseriana entre ciência e ideologia colocada em xeque
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2023-0044BR
.May 68's effects in Jacques Rancière’s path: The Althusserian dichotomy between science and ideology questioned
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2023-0044EN 
Araújo, Taís

 

.As pessoas que passavam xingavam ela de “macaca”: as facetas do racismo em textos infantis
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0041BR
.People passing by called her “Monkey”: facets of racism in children’s writings
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0041EN 
Riolfi, Claudia; Costa, Renata de Oliveira

 

.Violência escolar e o exercício da autoridade do professor: um estudo com adolescentes de São Paulo
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0035BR
.School violence and the exercise of teacher authority: a study with adolescents in São Paulo
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0035EN

Gomes, Aline Morais Mizutani; Piccirillo, Debora; Theodoro, Renan; Komatsu, André Vilela

 

LEITURAS E RESENHAS
READING AND REVIEWS

.Constelações freirianas: lutas, afetos e memórias
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2023-0067BR
Dias Júnior, Antonio Carlos; Pereira, Aline de Souza

.Memórias de professoras e o uso de cartas como ferramenta pedagógica
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2023-0027BR
Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra; Bisconsini, Camila Rinaldi; Pires, Ademir Faria; Vinholes, Lara; Pizani, Juliana

.Narrativas míticas como patrimônio da cultura imaterial do Ibitipoca
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2023-0004BR
Targino, Arcenira Resende Lopes

 

NOMINATA
NOMINATA

.Agradecimentos
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2024-tksBR

.Thankfulness
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2024-tksEN

.Agradecimientos
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2024-tksES

 

 | Submissão de artigos | | Paper submissions |  | Envío de artículos |

https://mc04.manuscriptcentral.com/pp-scielo

 

| Orientações aos Colaboradores | | Instructions to authors | | Instruciones a los autores

https://www.scielo.br/journal/pp/about/#instructions

 


 
Siga a Pro-Posições nas redes sociais e acompanhe as atualizações de conteúdo:

Follow Pro-Posições on the social networks and keep up with content updates:

Siga a Pro-Posições en las redes sociales y manténgase al día de los contenidos:


logo Facebook


logo Instagram


logo LinkedIn