Angel Ricci Moreira | Atualizado em 05/12/2022 - 10:13 Notícia

FAPESP cria plano para ampliar equidade, diversidade e inclusão

A Faculdade de Educação anuncia que o Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP aprovou no dia 17 de novembro um plano de ação para ampliar a diversidade do rol de estudantes e cientistas financiados pela Fundação. Com o objetivo de aperfeiçoar processos internos a fim de diminuir obstáculos, associados a gênero, etnia ou origem, que atrapalhem o desenvolvimento de pesquisadores talentosos e qualificados.

“A população negra está mais sujeita a barreiras estruturais e cotidianas que podem impedir o acesso a certos protocolos de diagnóstico e tratamento”, diz Almeida.

Ana Maria Fonseca de Almeida da FE e Everardo Magalhães Carneiro do IB, ambos pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), são os responsáveis pela Coordenação de Programa de Equidade, Diversidade e Inclusão (EDI) que procurará realizar uma revisão de procedimentos da Fundação a fim de avaliar onde estão eventuais gargalos para a participação e o progresso de mulheres, negros e representantes de minorias étnicas nos projetos apoiados pela FAPESP.

“O ponto fundamental é o reconhecimento por parte da FAPESP da importância de promover a diversidade, a equidade e a inclusão na pesquisa do estado de São Paulo”, afirma Everardo Carneiro.

Confira a reportagem na íntegra no site da FAPESP acessando o link abaixo: