Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Seminário

II Seminário Internacional de Aprendizagem Autorregulada e Motivação: desafios e aplicações no contexto educativo

quarta 11 nov
11:30
sexta 13 nov
20:30
    Plataforma digital
    II Seminário Internacional de Aprendizagem Autorregulada e Motivação: desafios e aplicações no contexto educativo

    Público-alvo: pesquisadores, estudantes e profissionais da área de Educação, Psicologia, Psicopedagogia, entre outras que trabalham e se interessem pelo tema. 


    Apresentação 

    A aprendizagem autorregulada é o processo pelo qual indivíduos ativam, orientam, monitoram e se responsabilizam pela sua própria aprendizagem. Requer a integração de aspectos cognitivos, metacognitivos, afetivos, motivacionais e comportamentais envolvidos no aprender. Sua importância é reconhecida entre pesquisadores, já que existem evidências de que os processos autorregulatórios podem ser ensinados durante a escolarização formal.

    A relevância de aprofundar estudos, de avançar cientificamente na construção de conhecimentos sólidos e estimular discussões a respeito da aprendizagem autorregulada em nosso meio, bem como de pensá-la numa perspectiva transcultural, aliadas à necessidade de promover oportunidades para pesquisas interinstitucionais e em redes de colaboração com experts na temática e ao imenso interesse despertado do I Seminário realizado em 2016, bem como seus importantes desdobramentos motivaram a realização do II Seminário Internacional Aprendizagem Autorregulada e Motivação: Desafios e Aplicações no Contexto Educativo

    Acredita-se que o II Seminário Internacional Aprendizagem Autorregulada e Motivação: Desafios e Aplicações no Contexto Educativo, uma importante iniciativa, de caráter internacional, envolvendo países como Brasil, Portugal e Estados Unidos, contribuirá fortemente para melhorar as necessidades existentes. Ademais, proporcionará um contexto importante para aprendizagem e produção do conhecimento, bem como para a reflexão acerca das lacunas e dificuldades inerentes aos métodos de pesquisa e a construção do conhecimento em autorregulação no contexto educativo. Mais precisamente, tem como objetivos principais:

    • promover o avanço teórico-científico e das práticas relacionadas à temática da autorregulação da aprendizagem;

    • oportunizar o intercâmbio de pesquisadores, estudantes e profissionais da área de Educação, Psicologia, Psicopedagogia, entre outras que trabalham e se interessem pelo tema e,

    • gerar contribuições importantes para a área de ensino/aprendizagem, no que concerne às possibilidades de aplicações em sala de aula, ao desenvolvimento de instrumentos de medidas, a melhoria da formação do professor e ao aumento dos estudos transculturais, com base nessa abordagem.

    O II Seminário tem como tema as iniciativas e investigações que adotam como referencial a perspectiva da aprendizagem autorregulada, nas suas dimensões cognitivas, metacognitivas, motivacionais, afetivas e sociais, no contexto da escolarização formal, desenvolvidas por pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Visa também incentivar a publicação de resumos de trabalhos dos autores participantes do evento com o objetivo de criar espaço para a discussão das pesquisas concluídas e em andamento, a partir das proposições aprovadas pelo comitê científico e por pareceristas ad hoc, considerando os seguintes eixos temáticos:

    • Aprendizagem autorregulada nos diferentes segmentos da escolarização;

    • Autorregulação da Motivação e das Emoções;

    • Autorregulação das Ações, dos Comportamentos e das Interações sociais;

    • Autorregulação da Aprendizagem no Contexto da Formação de Professores;

    • Práticas Pedagógicas e Estratégias Autorregulatórias para o Ensino e a Aprendizagem.

    PROGRAMAÇÃO

    11 | Novembro quarta-feira

    9h às 10h – Abertura do evento

    • Prof. Dr. Renê J. Trentin Silveira (Diretor da FE-UNICAMP)
    • Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE-UNICAMP)

    Live: Aprendizagem Autorregulada e Formação de Professores no Brasil. Iniciativas, Inovações e Desafios para pesquisa e prática pedagógica

    • Profa. Dra. Jussara Cristina Barboza Tortella (PUC-Campinas)
    • Profa. Dra. Lourdes Maria Bragagnolo Frison (UFPel)
    • Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE/Unicamp)
      Coordenação: Evely Boruchovitch

    Sessão musical

    10h30 às 11h30 – Live: Conferência A aprendizagem estratégica e autorregulada. Implicações para o contexto educativo
    Strategic and self-regulated learning: implications for educational context.

    • Prof. Dr. Prof. Taylor W. Acee (Texas State University)
      Coordenação: Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE-Unicamp)

    14h às 15h – Projetos ancorados na Autorregulação da Aprendizagem

    Sala 1 – Projetos que promovem a autorregulação da motivação, o gerenciamento de tempo e as estratégias de aprendizagem na Formação de Professores

    • Profa. Dra. Danielle Ribeiro Ganda (Universidade Patos de Minas)
    • Profa. Dra. Natália Moraes Góes (FE-Unicamp)
      Coordenação: Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE-Unicamp)

    Sala 2 – Projetos que promovem a Autorregulação nas séries iniciais do Ensino Fundamental

    • Profa. Dra. Carla Regina Gonçalves de Souza (Supervisora da rede de Ensino/PUC-Campinas)
    • Profa. Ms. Jady Ariéle Cavalcanti Ruas (PUC- Campinas)
    • Profa. Ms. Bárbara Sparapan (PUC- Campinas)
      Coordenação: Profa Dra Jussara Cristina Barbosa Tortella (PUC- Campinas)

    Sala 3 – Projetos que promovem a autorregulação no Ensino Superior

    • Doutoranda Célia Artemisa Gomes Miranda (Universidade Federal de Pelotas)
    • Doutoranda Vera Lúcia dos Santos Schwarz (Universidade Federal de Pelotas)
      Coordenação: Profa. Dra. Lourdes Maria Bragagnolo Frison (Universidade Federal de Pelotas)

    15h30 às 16h30 – Live: Autorregulação da Emoção e da Motivação. Como promovê-las no contexto educativo?

    • Prof. Dr. José Aloyseo Bzuneck (Universidade Estadual de Londrina)
      Coordenação: Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE-Unicamp)

    12 | Novembro quinta-feira

    10h às 11h – Apresentação dos trabalhos submetidos como pôsteres na forma de diálogos autorregulatórios**

    Sala 1 – Autorregulação das Ações, dos comportamentos e das Interações

    • Mediadora: Profa. Dra. Katia Regina Xavier da Silva (Colégio Pedro II)

    Sala 2 – Autorregulação das Ações, dos comportamentos e das Interações

    • Mediadora: Liz Cristiane Dias (UFPel)

    Sala 3 – Autorregulação da Motivação e das Emoções e Autorregulação das Ações, dos Comportamentos e das Interações sociais

    • Mediadora: Dra Sueli Edi Rufini (UEL)

    11h às 12h
    Sala 4- Autorregulação da Aprendizagem no Contexto da Formação de Professores

    • Mediadora: Dra. Cleidilene Ramos Magalhães (UFCSPA)

    Sala 5 – Práticas Pedagógicas e Estratégias Autorregulatórias para o Ensino e a Aprendizagem

    • Mediadora: Profa. Dra. Paula Maria Zedu Alliprandini (UEL)

    Sala 6 – Práticas Pedagógicas e Estratégias Autorregulatórias para o Ensino e a Aprendizagem

    • Mediadora: Dra. Camila Alves Flor (UNICAMP)

    ** Para maiores informações -ver Aba- apresentação de trabalhos.

    14h às 15h – Live: Autorregulação social: as interações sociais e a aprendizagem

    • Profa. Dra. Ana Margarida da Veiga Simão
      Coordenação: Profa. Dra. Lourdes Maria Bragagnolo Frison (UFPel)

    15h às 15h20 – Lançamento do livro: Autorregulação da aprendizagem: cenários, desafios, perspectivas para o contexto educativo.

    • Coordenação: Profa. Dra. Lourdes Maria Bragagnolo Frison (UFPel)

    15h30 às 16h30 – Live: Delineando propostas instrucionais para apoiar a aprendizagem autorregulada de estudantes em risco de fracasso.
    Designing Instruction to Support At-Risk Student Self-Regulation

    • Profa Dra Helena Seli (University of Southern California, Los Angeles)
      Coordenação: Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE-Unicamp)

    13 | Novembro sexta-feira

    9h às 10h30 – Live: Autorregulação em diferentes áreas do conhecimento.

    • Profa. Dra. Cleidilene Ramos Magalhães (UFCSPA)
    • Profa Dra. Katia Regina Xavier da Silva (Colégio Pedro II)
    • Profa Dra. Liz Cristiane Dias (UFPel)
      Coordenação: Profa Dra. Jussara Cristina Barboza Tortella (PUC-Campinas)

    11h às 11h30 – Live: Crenças de autoeficácia: Impactos na aprendizagem autorregulada

    • Prof Dr. José Aloyseo Bzuneck (UEL)
      Coordenação: Profa. Dra. Sueli Edi Rufini (UEL)

    11h30 às 12h – Homenagem ao Prof. Dr. José Aloyseo Bzuneck (UEL)

    • Coordenação: Profa. Dra. Sueli Edi Rufini (UEL)

    12h às 12h20 – Lançamento do livro: Estratégias de Aprendizagem: como promovê-las?

    • Coordenação: Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE-Unicamp)

    14h às 15h30 – Live: Conferência de encerramento: Promovendo a Autorregulação da Aprendizagem em Contextos Educativos: Práticas Atuais e Direções Futuras
    Closing Conference: Fostering strategic and self-regulated learning within educational contexts: Current practices and future directions.

    • Prof. Dr. Taylor W. Acee (Texas State University)
      Coordenação: Profa. Dra. Evely Boruchovitch (UNICAMP)

    16h às 17h – Premiação de pôsteres e Encerramento do II Seminário Internacional Aprendizagem Autorregulada e Motivação: desafios e aplicações no contexto educativo

    • Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE/Unicamp)
    • Profa. Dra. Jussara Cristina Barboza Tortella (PUC-Campinas)
    • Profa. Dra. Lourdes Maria Bragagnolo Frison (UFPel)

    Sessão musical

    Clique aqui para obter mais informações.

    Link de Inscrição
    https://www.fe.unicamp.br/eventos/aprendizagem-autorregulada-ii/paginas/inscricoes.html

    Período de Inscrição
    06/01/2020
    até 10/11/2020

    Local de Transmissão
    https://www.youtube.com/playlist?list=PLq0Y1lq_9Aj8uukQRfRmLMgEmNYOBx5kY

    Realização

    • Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia (GEPESP-Unicamp)
    • Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP
    • Universidade Federal de Pelotas – UFPel

    Apoio

    • FAPESP
    • CNPq
    • FAEPEX

    Responsáveis

    • Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE/Unicamp)
    Ir para o topo