II Seminário Internacional de Aprendizagem Autorregulada e Motivação: desafios e aplicações no contexto educativo
Público-alvo: pesquisadores, estudantes e profissionais da área de Educação, Psicologia, Psicopedagogia, entre outras que trabalham e se interessem pelo tema.
A aprendizagem autorregulada é o processo pelo qual indivíduos ativam, orientam, monitoram e se responsabilizam pela sua própria aprendizagem. Requer a integração de aspectos cognitivos, metacognitivos, afetivos, motivacionais e comportamentais envolvidos no aprender. Sua importância é reconhecida entre pesquisadores, já que existem evidências de que os processos autorregulatórios podem ser ensinados durante a escolarização formal.
A relevância de aprofundar estudos, de avançar cientificamente na construção de conhecimentos sólidos e estimular discussões a respeito da aprendizagem autorregulada em nosso meio, bem como de pensá-la numa perspectiva transcultural, aliadas à necessidade de promover oportunidades para pesquisas interinstitucionais e em redes de colaboração com experts na temática e ao imenso interesse despertado do I Seminário realizado em 2016, bem como seus importantes desdobramentos motivaram a realização do II Seminário Internacional Aprendizagem Autorregulada e Motivação: Desafios e Aplicações no Contexto Educativo
Acredita-se que o II Seminário Internacional Aprendizagem Autorregulada e Motivação: Desafios e Aplicações no Contexto Educativo, uma importante iniciativa, de caráter internacional, envolvendo países como Brasil, Portugal e Estados Unidos, contribuirá fortemente para melhorar as necessidades existentes. Ademais, proporcionará um contexto importante para aprendizagem e produção do conhecimento, bem como para a reflexão acerca das lacunas e dificuldades inerentes aos métodos de pesquisa e a construção do conhecimento em autorregulação no contexto educativo. Mais precisamente, tem como objetivos principais:
• promover o avanço teórico-científico e das práticas relacionadas à temática da autorregulação da aprendizagem;
• oportunizar o intercâmbio de pesquisadores, estudantes e profissionais da área de Educação, Psicologia, Psicopedagogia, entre outras que trabalham e se interessem pelo tema e,
• gerar contribuições importantes para a área de ensino/aprendizagem, no que concerne às possibilidades de aplicações em sala de aula, ao desenvolvimento de instrumentos de medidas, a melhoria da formação do professor e ao aumento dos estudos transculturais, com base nessa abordagem.
O II Seminário tem como tema as iniciativas e investigações que adotam como referencial a perspectiva da aprendizagem autorregulada, nas suas dimensões cognitivas, metacognitivas, motivacionais, afetivas e sociais, no contexto da escolarização formal, desenvolvidas por pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Visa também incentivar a publicação de resumos de trabalhos dos autores participantes do evento com o objetivo de criar espaço para a discussão das pesquisas concluídas e em andamento, a partir das proposições aprovadas pelo comitê científico e por pareceristas ad hoc, considerando os seguintes eixos temáticos:
• Aprendizagem autorregulada nos diferentes segmentos da escolarização;
• Autorregulação da Motivação e das Emoções;
• Autorregulação das Ações, dos Comportamentos e das Interações sociais;
• Autorregulação da Aprendizagem no Contexto da Formação de Professores;
• Práticas Pedagógicas e Estratégias Autorregulatórias para o Ensino e a Aprendizagem.
PROGRAMAÇÃO
11 | Novembro quarta-feira
9h às 10h – Abertura do evento
- Prof. Dr. Renê J. Trentin Silveira (Diretor da FE-UNICAMP)
- Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE-UNICAMP)
- Profa. Dra. Jussara Cristina Barboza Tortella (PUC-Campinas)
- Profa. Dra. Lourdes Maria Bragagnolo Frison (UFPel)
- Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE/Unicamp)
Coordenação: Evely Boruchovitch
Sessão musical
10h30 às 11h30 – Live: Conferência A aprendizagem estratégica e autorregulada. Implicações para o contexto educativo
Strategic and self-regulated learning: implications for educational context.
- Prof. Dr. Prof. Taylor W. Acee (Texas State University)
Coordenação: Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE-Unicamp)
14h às 15h – Projetos ancorados na Autorregulação da Aprendizagem
Sala 1 – Projetos que promovem a autorregulação da motivação, o gerenciamento de tempo e as estratégias de aprendizagem na Formação de Professores
- Profa. Dra. Danielle Ribeiro Ganda (Universidade Patos de Minas)
- Profa. Dra. Natália Moraes Góes (FE-Unicamp)
Coordenação: Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE-Unicamp)
Sala 2 – Projetos que promovem a Autorregulação nas séries iniciais do Ensino Fundamental
- Profa. Dra. Carla Regina Gonçalves de Souza (Supervisora da rede de Ensino/PUC-Campinas)
- Profa. Ms. Jady Ariéle Cavalcanti Ruas (PUC- Campinas)
- Profa. Ms. Bárbara Sparapan (PUC- Campinas)
Coordenação: Profa Dra Jussara Cristina Barbosa Tortella (PUC- Campinas)
Sala 3 – Projetos que promovem a autorregulação no Ensino Superior
- Doutoranda Célia Artemisa Gomes Miranda (Universidade Federal de Pelotas)
- Doutoranda Vera Lúcia dos Santos Schwarz (Universidade Federal de Pelotas)
Coordenação: Profa. Dra. Lourdes Maria Bragagnolo Frison (Universidade Federal de Pelotas)
- Prof. Dr. José Aloyseo Bzuneck (Universidade Estadual de Londrina)
Coordenação: Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE-Unicamp)
12 | Novembro quinta-feira
10h às 11h – Apresentação dos trabalhos submetidos como pôsteres na forma de diálogos autorregulatórios**
Sala 1 – Autorregulação das Ações, dos comportamentos e das Interações
- Mediadora: Profa. Dra. Katia Regina Xavier da Silva (Colégio Pedro II)
Sala 2 – Autorregulação das Ações, dos comportamentos e das Interações
- Mediadora: Liz Cristiane Dias (UFPel)
Sala 3 – Autorregulação da Motivação e das Emoções e Autorregulação das Ações, dos Comportamentos e das Interações sociais
- Mediadora: Dra Sueli Edi Rufini (UEL)
11h às 12h
Sala 4- Autorregulação da Aprendizagem no Contexto da Formação de Professores
- Mediadora: Dra. Cleidilene Ramos Magalhães (UFCSPA)
Sala 5 – Práticas Pedagógicas e Estratégias Autorregulatórias para o Ensino e a Aprendizagem
- Mediadora: Profa. Dra. Paula Maria Zedu Alliprandini (UEL)
Sala 6 – Práticas Pedagógicas e Estratégias Autorregulatórias para o Ensino e a Aprendizagem
- Mediadora: Dra. Camila Alves Flor (UNICAMP)
** Para maiores informações -ver Aba- apresentação de trabalhos.
14h às 15h – Live: Autorregulação social: as interações sociais e a aprendizagem
- Profa. Dra. Ana Margarida da Veiga Simão
Coordenação: Profa. Dra. Lourdes Maria Bragagnolo Frison (UFPel)
15h às 15h20 – Lançamento do livro: Autorregulação da aprendizagem: cenários, desafios, perspectivas para o contexto educativo.
- Coordenação: Profa. Dra. Lourdes Maria Bragagnolo Frison (UFPel)
- Profa Dra Helena Seli (University of Southern California, Los Angeles)
Coordenação: Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE-Unicamp)
13 | Novembro sexta-feira
9h às 10h30 – Live: Autorregulação em diferentes áreas do conhecimento.
- Profa. Dra. Cleidilene Ramos Magalhães (UFCSPA)
- Profa Dra. Katia Regina Xavier da Silva (Colégio Pedro II)
- Profa Dra. Liz Cristiane Dias (UFPel)
Coordenação: Profa Dra. Jussara Cristina Barboza Tortella (PUC-Campinas)
11h às 11h30 – Live: Crenças de autoeficácia: Impactos na aprendizagem autorregulada
- Prof Dr. José Aloyseo Bzuneck (UEL)
Coordenação: Profa. Dra. Sueli Edi Rufini (UEL)
11h30 às 12h – Homenagem ao Prof. Dr. José Aloyseo Bzuneck (UEL)
- Coordenação: Profa. Dra. Sueli Edi Rufini (UEL)
12h às 12h20 – Lançamento do livro: Estratégias de Aprendizagem: como promovê-las?
- Coordenação: Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE-Unicamp)
- Prof. Dr. Taylor W. Acee (Texas State University)
Coordenação: Profa. Dra. Evely Boruchovitch (UNICAMP)
- Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE/Unicamp)
- Profa. Dra. Jussara Cristina Barboza Tortella (PUC-Campinas)
- Profa. Dra. Lourdes Maria Bragagnolo Frison (UFPel)
Sessão musical
Clique aqui para obter mais informações.
Link de Inscrição
https://www.fe.unicamp.br/eventos/aprendizagem-autorregulada-ii/paginas/inscricoes.html
Período de Inscrição
06/01/2020
até 10/11/2020
Local de Transmissão
https://www.youtube.com/playlist?list=PLq0Y1lq_9Aj8uukQRfRmLMgEmNYOBx5kY
Realização
- Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia (GEPESP-Unicamp)
- Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP
- Universidade Federal de Pelotas – UFPel
Apoio
- FAPESP
- CNPq
- FAEPEX
Responsáveis
- Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE/Unicamp)