Envio de trabalhos

Modalidades

1) SIMPÓSIO

A definição do tema deve ser articulada a um dos eixos propostos no evento. Os simpósios deverão ser organizados com 3 ou até 4 textos de diferentes autores articulados entre si (preferencialmente de instituições diversas). A montagem prévia do simpósio será de responsabilidade dos autores. Os trabalhos individuais ou em grupo deverão ser resultantes de pesquisas concluídas ou que apresentem análises preliminares. Não serão aceitos trabalhos em fase inicial de projeto de pesquisa. Cada simpósio terá um coordenador indicado pelo grupo de autores que apresentará um título ao simpósio. As propostas do simpósio deverão ser inscritas sempre pelo coordenador. Caso o coordenador do simpósio também tenha apresentação de trabalho na mesma sessão, ele deverá ser cadastrado como primeiro autor.

Os certificados de apresentação de trabalhos serão emitidos para os autores dos trabalhos aprovados devidamente inscritos no evento e presentes no momento da apresentação.

Dados necessários para apresentação do resumo do simpósio:

  1. O título deve ser claro e conciso (máximo de 12 palavras) em negrito e letras maiúsculas.
  2. Indicar na primeira linha após o titulo, em alinhamento à direita, o(s) nome(s) do(s) autor(es), por extenso e com as iniciais em letra maiúscula, seguidos da sigla da instituição a que se vinculam, entre parênteses. O nome do coordenador do simpósio deverá estar sublinhado seguido do endereço eletrônico do autor principal.
  3. Após o nome dos autores, uma linha em branco e o resumo com 200 a 350 palavras em parágrafo único com alinhamento justificado, espaçamento simples e fonte Times New Roman, tamanho 12, configuração da página: Margem Superior e Inferior: 2,0cm; Direita: 2,0cm; Esquerda: 2,0cm, contendo informações essenciais sobre a proposta do simpósio, bem como título e os objetivos de cada apresentação.
  4. Palavras-chave: de três a cinco, em letras minúsculas, separadas por ponto e vírgula.
  5. Quando houver, especificar fonte de financiamento ou agência financiadora para a realização do estudo.

Dados necessários para apresentação do resumo do trabalho de cada participante do simpósio:

  1. O título deve ser claro e conciso (máximo de 12 palavras) em negrito e letras maiúsculas.
  2. Indicar na primeira linha após o titulo, em alinhamento à direita, o(s) nome(s) do(s) autor(es), por extenso e com as iniciais em letra maiúscula, seguidos da sigla da instituição a que se vinculam, entre parênteses. O nome do autor que apresentará o trabalho deverá estar sublinhado, seguido do endereço eletrônico do autor principal.
  3. Após o nome dos autores uma linha em branco e o resumo, com 150 a 250 palavras, em parágrafo único com alinhamento justificado, espaçamento simples e fonte Times New Roman, tamanho 12, configuração da página: Margem Superior e Inferior: 2,0cm; Direita: 2,0cm; Esquerda: 2,0cm, contendo: introdução (relevância científica e objetivos), método (participantes, informações sobre instrumentos e procedimentos utilizados na coleta dos dados), resultados (o que foi obtido com o estudo) e discussão. O resumo não poderá conter tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais, notas de rodapé, citações, referências ou os títulos das partes (introdução, objetivos, etc.).
  4. Palavras-chave: de três a cinco, em letras minúsculas, separadas por ponto e vírgula.
  5. Quando houver, especificar fonte de financiamento ou agência financiadora para a realização do estudo.

Orientações para a apresentação do texto completo:

O texto deverá ter entre oito a doze páginas, em folha A4, digitado em Word for Windows (versão 97/2004). Siga as orientações abaixo:

  • Fonte Times New Roman, Estilo Normal, Tamanho 12;
  • Espaçamento entre linhas: 1,5;
  • Alinhamento: Justificado;
  • Configuração da página: Margem Superior e Inferior: 2,0cm; Direita: 2,0cm; Esquerda: 2,0cm;
  • O título do trabalho deverá ser digitado em letra maiúscula (caixa alta), e em negrito;
  • Além do título, deverão ser indicados o(s) nome(s) do(s) autor(es), a instituição de origem, seguido do endereço eletrônico do autor principal, o eixo temático ao qual o trabalho está vinculado e, se for o caso, a agência financiadora (alinhamento à direita);
  • As citações e as referências deverão obedecer às normas da ABNT (última versão);
  • O texto não deverá apresentar notas de rodapé. As notas deverão ser indicadas no final do trabalho;
  • Não numerar as páginas;
  • Deverá ser enviado o resumo juntamente com o texto completo.

2) RELATO DE PESQUISA

O tema deve ser articulado a um dos eixos propostos no evento. Os trabalhos propostos para “relatos de pesquisa” devem ser resultantes de pesquisas concluídas ou que apresentem análises preliminares. Não serão aceitos trabalhos em fase inicial de projeto de pesquisa.

Os certificados de apresentação de trabalhos serão emitidos para os autores dos trabalhos aprovados devidamente inscritos no evento e presentes no momento da apresentação.

Dados necessários para apresentação do resumo do relato de pesquisa:

  1. O título deve ser claro e conciso (máximo de 12 palavras) em negrito e letras maiúsculas.
  2. Indicar na primeira linha após o titulo, em alinhamento à direita, o(s) nome(s) do(s) autor(es), por extenso e com as iniciais em letra maiúscula, seguidos da sigla da instituição a que se vinculam, entre parênteses. O nome do autor que apresentará o trabalho deverá estar sublinhado, seguido do endereço eletrônico do autor principal.
  3. Após o nome dos autores uma linha em branco e o resumo, com 150 a 250 palavras, em parágrafo único com alinhamento justificado, espaçamento simples e fonte Times New Roman, tamanho 12, Configuração da página: Margem Superior e Inferior: 2,0cm; Direita: 2,0cm; Esquerda: 2,0cm, contendo: introdução (relevância científica e objetivos), método (participantes, informações sobre instrumentos e procedimentos utilizados na coleta dos dados), resultados (o que foi obtido com o estudo) e discussão. O resumo não poderá conter tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais, notas de rodapé, citações, referências ou os títulos das partes (introdução, objetivos, etc.)
  4. Palavras-chave: de três a cinco, em letras minúsculas, separadas por ponto e vírgula.
  5. Quando houver, especificar fonte de financiamento ou agência financiadora para a realização do estudo.

Orientações para a apresentação do texto completo:

O texto deverá ter entre oito a doze páginas, em folha A4, digitado em Word for Windows (versão 97/2004). Siga as orientações abaixo:

  • Fonte Times New Roman, Estilo Normal, Tamanho 12;
  • Espaçamento entre linhas: 1,5;
  • Alinhamento: Justificado;
  • Configuração da página: Margem Superior e Inferior: 2,0cm; Direita: 2,0cm; Esquerda: 2,0cm;
  • O título do trabalho deverá ser digitado em letra maiúscula (caixa alta), e em negrito;
  • Além do título, deverão ser indicados o(s) nome(s) do(s) autor(es), a instituição de origem, seguido do endereço eletrônico do autor principal, o eixo temático ao qual o trabalho está vinculado e, se for o caso, a agência financiadora (alinhamento à direita);
  • As citações e as referências deverão obedecer às normas da ABNT (última versão);
  • O texto não deverá apresentar notas de rodapé. As notas deverão ser indicadas no final do trabalho;
  • Não numerar as páginas;
  • Deverá ser enviado o resumo juntamente com o texto completo.

3) PÔSTERES

O tema deve ser articulado a um dos eixos propostos no evento. Os trabalhos individuais ou em grupo devem ser resultantes de pesquisas concluídas ou que apresentem análises preliminares. Não serão aceitos trabalhos em fase inicial de projeto de pesquisa.

Os certificados de apresentação de trabalhos serão emitidos para os autores dos trabalhos aceitos devidamente inscritos no evento e presentes no momento da apresentação.

Dados necessários para a apresentação do resumo expandido de pôsteres:

  1. O título deve ser claro e conciso (máximo de 12 palavras) em negrito e letras maiúsculas.
  2. Indicar na primeira linha após o titulo, em alinhamento à direita, o(s) nome(s) do(s) autor(es), por extenso e com as iniciais em letra maiúscula, seguidos da sigla da instituição a que se vinculam, entre parênteses.
  3. Após o nome dos autores uma linha em branco e o resumo expandido, com 400 a 900 palavras, em parágrafo único com alinhamento justificado, espaçamento simples e fonte Times New Roman, tamanho 12, Configuração da página: Margem Superior e Inferior: 2,0cm; Direita: 2,0cm; Esquerda: 2,0cm, contendo: introdução (relevância científica e objetivos), método (participantes, informações sobre instrumentos e procedimentos utilizados na coleta dos dados), resultados (o que foi obtido com o estudo) e discussão. O resumo não poderá conter tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais, notas de rodapé, citações, referências ou os títulos das partes (introdução, objetivos, etc.).
  4. Palavras-chave: de três a cinco, em letras minúsculas, separadas por ponto e vírgula.
  5. Quando houver, especificar fonte de financiamento ou agência financiadora para a realização do estudo.
  6. As dimensões do pôster devem ser de 90cm de largura por 120cm de altura. Deve conter as informações: título do trabalho, autores, seguidos do endereço eletrônico e instituição, introdução/justificativa, objetivos, marco teórico, método, principais resultados e análise, discussão e considerações finais, referências.
  7. O participante será responsável por afixar o painel em local determinado pela equipe de organização. As informações necessárias serão disponibilizadas no momento da entrega do material no primeiro dia do congresso.