O GEPEC Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada tem sido espaço privilegiado para sistematizar e aprofundar a produção de conhecimentos e saberes na escola e na universidade, fomentando estudos e pesquisas de e com profissionais da educação.
Desde 1999 o grupo organiza encontros em que as diversas vozes da escola veiculam suas produções. Assumindo a escola como um lugar que transcende a ação docente, em 2002, criamos o Seminário "Fala Outra Escola", engendrando assim, um campo no qual são manifestas as possibilidades da escola intervir na construção social de uma "educação outra", mais humana, não-mercadológica, pautada na formação do educando como sujeito histórico e produtor de sua história.
Na segunda edição do Seminário foram propostos três eixos para debate das práticas e pesquisa na escola: humanização das relações; trocas culturais e produção de conhecimentos.
A terceira edição se propôs a trabalhar com experiências que movimentam pesquisas culminando na (re)invenção e (re)constituição do fazer pedagógico.
Em 2008, com o desejo de provocar diálogos sobre as produções cotidianas no trabalho escolar cinco eixos básicos incentivaram os debates: Formação no cotidiano escolar; Narrativa memória e autoria; Práticas curriculares em e com diferentes áreas de conhecimento; Experiências pedagógicas compartilhadas e Reflexividade e Trabalho coletivo.
Em 2010, histórias de vida e de docência de quatro professoras do estado de Sergipe, retratadas no filme "Carregadoras de Sonhos", inspiraram o Seminário "Carregando sonhos". Vivemos a partilha de experiências que alimentaram sonhos em nossas aulas... Narramos e questionamos, produzindo práticas diferenciadas na construção da escola de nossos sonhos (compartilhados)!
O VI Seminário a ser realizado em 2013, tem como tema Diálogo e Conflito: por uma escuta alteritária.
Queremos que nosso encontro seja um exercício consciente de escuta de quem somos quando juntos, de quem somos com os estudantes e de quem são eles em diálogo conosco. É deste diálogo que tratamos: do encontro amoroso entre homens em processo de libertação, como nos ensina o Mestre Paulo Freire.
É por uma escuta outra que nos movemos nesta edição! Fazemos um convite à ousadia que é a partilha deste processo, nem sempre harmonioso, cheio de boniteza, dúvidas, apostas, conflitos...
Nesta edição, sete eixos reunirão as práticas profissionais escolares e/ou práticas de pesquisas com/na/de escolas.
- Eixo 1 - Cultura, Arte, Educação
Este eixo engloba experiências com educação escolar e/ou práticas de pesquisa que apontem as potencialidades de diversas linguagens artísticas (fotografia, música, dança, cinema, artes plásticas, literatura, etc.) e midiáticas.
- Eixo 2 - Linguagem, Alfabetização e Conhecimento
Desejamos reunir trabalhos sobre o conhecimento produzido na formação humana em alfabetização e linguagem; partindo do princípio que a leitura do mundo e da palavra é um processo contínuo que se dá no decorrer das relações estabelecidas em diferentes espaços educativos.
- Eixo 3 - Formação, Cotidiano e Saberes Profissionais
Propomos diálogos referentes à formação humana e aos saberes profissionais produzidos no cotidiano escolar, com e entre os sujeitos envolvidos no processo educativo.
- Eixo 4 - Práticas de Memória e Educação das Sensibilidades
Propomos a reflexão sobre as práticas de memória, na relação com a história, focalizando os processos de educação das sensibilidades, em comunidades de aprendizagem, buscando compartilhar metodologias criativas, plurais, fundadas na racionalidade estética.
- Eixo 5 - Afetividade, Cognição e Desenvolvimento
Reuniremos práticas educativas que contribuam para uma compreensão integrada do desenvolvimento humano, apontando relações de interdependência entre os aspectos sociais, cognitivos e afetivos no âmbito da ação educativa no cotidiano escolar.
- Eixo 6 - Ética e Política na Escola
Refletiremos sobre as ações pedagógicas que potencializam a responsividade ética e política no fazer educativo, desvelando possibilidades de diálogos outros.
- Eixo 7 - Pedagogias Étnicas
Dialogaremos sobre a temática étnico-cultural, especialmente sobre as culturas africanas e indígenas no Brasil, reunindo práticas escolares de desconstrução do racismo e de valorização da diversidade cultural.