O Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR), com coordenação nacional sediada na Faculdade de Educação da UNICAMP, há 30 anos tem trabalhado na perspectiva da investigação e socialização da produção de estudos e pesquisas no âmbito da história da educação. O HISTEDBR, em sua estrutura organizacional, conta com Grupos de Trabalho nas várias regiões do país e disponibiliza a revista HISTEDBR on-line e, também, a Germinal: Marxismo e Educação em Debate, iniciativa do MHTLE e LEPEL em parceria com o HISTEDBR, ambas socializadas pela internet.

A origem do grupo de pesquisa se insere no processo de mobilização dos educadores que, após longos anos de um regime autoritário, ao final da década de 1970, começam a unir esforços para organização do campo educacional. Surgem, então, a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd), o Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES), a Associação Nacional de Educação (ANDE). No bojo desse processo, afirma Saviani (2009, p. 266):

[...] tomava corpo a tendência de organizar-se a produção do conhecimento no âmbito de pós-graduação por grupos de pesquisa. Foram, assim, surgindo diferentes instituições e em diversos locais do país grupos de pesquisa em história da educação. É nesse contexto que, dois anos depois de criação do GT da ANPED, foi constituído, em 1986, o Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR).

Como uma das estratégias de mobilização e socialização da produção no campo da educação, começaram a ser organizados seminários, congressos de forma regular, tanto nacional quanto internacionalmente, sobretudo a partir da década de 1990, tais como Congressos Ibero-Americanos de História da Educação Latino-Americana e os Congressos Luso-Brasileiros de História da Educação.

A organização nacional e o intercâmbio internacional apontaram a necessidade de criação de entidades que não só realizassem a articulação do campo em cada país como também o representasse para além deles. No Brasil, então, acompanhando essa tendência, foi criada, em 1999, a Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE).

O HISTEDBR participou ativamente de todo esse processo de mobilização e organização do campo educacional e, como afirma Saviani (2009, p. 271):

[...] firmou-se como um espaço em que nenhuma perspectiva teórica é a priori interditada; nem mesmo a perspectiva marxista, que sofre restrições freqüentes e sistemáticas em diferentes espaços integrantes do campo da história da educação brasileira. E essa é uma contribuição nada desprezível à organização desse campo, à sua historiografia e ao desenvolvimento das ideias pedagógicas no Brasil.

Desde sua institucionalização, em 1991, durante o I Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, já realizou nove seminários nacionais e treze jornadas . E, como afirmou Lombardi (2009, p. 296) “coletivamente temos conseguido produzir um espaço que não é excludente e que tem possibilitado ricas trocas de experiências”. Sanfelice (2009, p. 312) também aponta nessa direção ao realizar, de forma sintética e circunscrita ao grupo nacional, um balanço da produção de coletâneas quando dos 20 anos do HISTEDBR, afirmando “que tem havido um cuidado em garantir a ventilação de ideias para uma interlocução com a área de história da educação como um todo”.

Os seminários nacionais abordando temas mais amplos, buscando socializar e debater questões teórico-metodológicas de interesse do campo da educação, de modo geral e, especificamente, dos diferentes grupos de trabalho que se articulam em torno do HISTEDBR, tornou-se um espaço profícuo de articulação dos pesquisadores no campo da educação.

As jornadas são fruto das experiências bem sucedidas de eventos com recortes regional e temático, em virtude da necessidade de aproximar o GT da Unicamp dos demais GTs espalhados pelo país, e das transformações da pós-graduação no país, com demanda crescente pela socialização da produção acadêmica.

A ampliação dos debates e do volume da produção acadêmica são evidenciados não só nos diversos eventos promovidos pelo Grupo, mas também nos artigos publicados nas revistas científicas “HISTEDBR online” e “Germinal: Marxismo e Educação em Debate”, além das inúmeras dissertações e teses defendidas em programas de pós-graduação em cerca de 30 instituições de ensino superior do Brasil. Esse conjunto de atividades têm estimulado a discussão sobre a história da educação brasileira, despertado o interesse na apresentação de pesquisas já elaboradas ou em andamento, favorecendo o intercâmbio acadêmico-científico, como também constituem um espaço de encontro de educadores e pesquisadores da área.

Passados 30 anos de atividades de pesquisa e socialização do conhecimento, importa realizar um balanço no sentido de identificar as contribuições teóricas e práticas do HISTEDBR ao campo da educação, de modo geral, especificamente ao da história da educação, tanto em âmbito nacional quanto internacional, considerando a disseminação dos resultados de pesquisas desenvolvidas nos Grupos de Trabalho (GTs) em congressos, seminários, revistas, livros. Ao realizar tal tarefa, buscar-se-á, também, mapear as lacunas nos estudos e pesquisas desenvolvidos ao longo de três décadas de efetivo trabalho investigativo e de formação de professores/pesquisadores a fim de (re)direcionar os esforços coletivos, se for o caso.


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