Com apresentação de trabalho:
- Professores e outros profissionais: R$ 150,00;
- Estudantes: R$ 100,00.
Sem apresentação de trabalho (ouvinte):
- Professores e outros profissionais: R$ 60,00;
- Estudantes: R$ 30,00.
- Ouvintes: Inscrição na categoria ouvinte (sem apresentação de trabalho): 21/03/16 até 10/07/16 (pelo sistema de inscrição) / No período de realização do evento: no local do evento.
- Trabalhos: Para a inscrição com apresentação de trabalho: de 10/04/16 a 24/05/16.
- Confirmação da aceitação dos trabalhos: a partir de 31/05/2016.
Normas gerais
O X SEMINÁRIO NACIONAL do HISTEDBR recebe inscrição de trabalho para apresentação nas sessões de comunicações científicas que seja resultado de pesquisa e de estudo realizado na área de História da Educação.
- Os trabalhos devem ser enviados pelo sistema de inscrição, em formato de comunicação oral (resumo e trabalho completo);
- Todas as comunicações serão avaliadas pelo Comitê Científico do Seminário;
- Para o envio dos trabalhos é obrigatória a inscrição dos autores e coautores no Seminário;
- O trabalho deve inserir-se em um dos seguintes eixos temáticos:
01. História e Historiografia da Educação;
02. Política Educacional;
03. Marxismo e Educação;
04. História, Trabalho e Educação;
05. Pedagogia Histórico-Crítica;
06. Educação e Movimentos Sociais Populares;
07. Instituições Escolares;
08. Intelectuais e Estudos Biográficos da Educação;
09. Formação de Professores;
10. Ideias Pedagógicas.
Regas de formatação do resumo
Resumo
- Título em maiúscula e negrito com alinhamento centralizado, com tamanho da fonte = 14;
- Tamanho do resumo: 500 palavras no máximo;
- Sem referências e notas;
- Conter: introdução, objeto do estudo, referencial teórico-metodológico e/ou categorias históricas, periodização, fontes utilizadas e os resultados.
Texto completo
- Tamanho do texto: 25 páginas no máximo. Obs.: O texto completo pode ser apresentado com ilustrações e gráficos com as fontes devidamente mencionadas.
- Digitação e formatação
- Programa: Word for Windows com extensão .doc;
- Fonte: Times New Roman;
- Tamanho da fonte: 12;
- Papel tamanho A4;
- Margem superior e inferior com 2,5 cm;
- Margem esquerda e direita com 3 cm;
- Espaçamento entre linhas: texto completo= 1,5 e resumo= 1 (simples);
- Alinhamento: Justificado;
- Páginas numeradas;
- Citações: até três linhas, manter a formatação acima definida para o texto. Mais de três linhas, fazer recuo de 4 cm da margem esquerda, Fonte Times New Roman, corpo 11, alinhamento justificado, entrelinhas simples;
- Imagens: dispostas no corpo do texto. Número máximo de 5, coloridas ou em P&B, com a seguinte configuração: formato jpg, com resolução mínima de 72dpi e máxima de 150dpi, tendo o tamanho de 7x5cm (mínimo) ou 15x10cm (máximo). Alinhamento centralizado. As imagens não devem ter formatação de quebra automática de texto. Devem ser dispostas sem texto nas laterais. Legendas: devem ser indicadas logo abaixo das imagens, com Fonte Times New Roman, corpo 10, alinhamento centralizado, entrelinhas 1,5;
- Notas: formatadas como notas de fim de rodapé e ter o formato dos números em algarismo arábico. Fonte Times New Roman, corpo 10, alinhamento justificado, entrelinhas simples;
- Referências devem acompanhar as normas da ABNT: Fonte Times New Roman, corpo 11, alinhamento à esquerda, entrelinhas simples
Download do template padrão
Clique aqui para fazer o download do template (modelo) de texto já no formato.doc. A digitação do texto deve, necessariamente, ser feita no template (modelo), respeitando a formatação descrita no corpo do template.Artigos fora da formatação serão excluídos do processo de avaliação.
Observações
- A taxa de inscrição não será devolvida nos casos de desistência ou não comparecimento ao evento;
- A inscrição será confirmada somente após o recebimento do comprovante de pagamento da taxa;
- O participante inscrito para apresentação de trabalho nas sessões de comunicações científicas receberá um certificado de apresentação do trabalho e uma bolsa do evento;
- O participante inscrito na categoria ouvinte (sem apresentação de trabalho), que confirmar o pagamento da taxa de inscrição, receberá um certificado de participação no evento e uma bolsa do evento;
- O material do evento será entregue somente mediante a comprovação do pagamento da taxa de inscrição;
- Não será aceito cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição para a retirada do material;
- A inscrição é individual. Para trabalhos em coautoria, todos deverão efetuar inscrição (ficha individual) para o evento e realizar o pagamento das taxas correspondentes;
- Cada participante pode inscrever somente um trabalho como autor(a), entretanto pode ser indicado em até três trabalhos como coautor;
- Cada trabalho pode ter o máximo três coautores;
- Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do X Seminário Nacional do HISTEDBR.