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Lattes - Diretório dos Grupos de Pesquisa

Pesquisas em Andamento

A crise do trabalho e as experiências de geração de emprego e renda: as distintas faces do trabalho associado e a questão de gênero .
Período: 2007 - Atual
Coordenadora: Marcia de Paula Leite.
Integrantes: Ângela Maria Carneiro Araújo / Jordão Horta Nunes / Jacob Lima / Maria Rosa Lombardi / Isabel Georges / Robert Cabanes / Cecília Pontes.
Descrição: Projeto temático que visa analisar as novas configurações do trabalho, em especial o trabalho associado ou cooperativado em sua dupla face: enquanto forma de precarização do trabalho e como forma de geração de trabalho e renda, baseada em na autonomia, participação e solidariedade. O projeto tem financiamento da Fapesp (projeto temático e do CNPq (Edital Universal).
Site do projeto: http://www.ifch.unicamp.br/gptrabalho/

A lógica aplicada à política educacional paulista: novos desafios ao trabalho docente
Período: 2010 - Atual
Coordenadora: Selma Borghi Venco
Descrição:
A pesquisa em desenvolvimento tem como objetivo analisar a lógica da política educacional paulista desenvolvida a partir dos anos 2000 no estado de São Paulo, tendo como hipótese central verificar em que medida a racionalidade econômica presente na esfera privada tem sido gradativamente transferida à educação pública.
O período em análise, caracterizadamente pós-industrial, configura-se como uma nova forma de acumulação do capital, a acumulação flexível, a qual se contrapondo à rigidez do fordismo. Nesse contexto, expande-se a informalidade do mercado de trabalho acompanhada por intenso processo de flexibilização das relações de trabalho, expressas por situações precarizadas. Este cenário inscreve-se na orientação neoliberal contrapondo-se ao Estado do Bem-Estar Social, passando a conter gastos públicos, afastando, gradativamente, a posição de Estado provedor. É, portanto, baseado na desmobilização do Estado que se ampliam os processos de privatização de serviços oferecidos à população, tais como saúde e educação.

Palavras-chave: trabalho docente, precariedade, condições de trabalho, espírito do capitalismo, política educacional

À procura do trabalho ...
Período: 2008 - Atual
Coordenadora: Liliana Rolfsen Petrilli Segnini.
Integrantes: Dilma Fabri Marão / Katiusca Scuciato de Riz / Carmem Lucia Rodrigues Arruda / Driely Gomes / José Humberto da Silva / Marcello dos Santos Senna.
Descrição: O objetivo deste projeto é analisar as relações sociais que informam múltiplas possibilidades de trabalho no campo da arte realizada ao vivo - música e dança - Para tanto, serão analisadas instituições e processos que possibilitam indagações sociológicas elaboradas a partir dos resultados de pesquisa anterior, realizada no mesmo campo de estudo. Quais são as formas de procura de trabalho (e emprego) que os artistas organizam, vivenciam ou se submetem, em um contexto caracterizado por intensa competição? Observa-se, por um lado, intenso crescimento do número de artistas no mercado de trabalho, inclusive formados no ensino superior; por outro, as crescentes dificuldades na procura de contratos de longa duração no mercado de trabalho em geral, são percebidas intensamente no trabalho artístico, traduzidas pela predominância de contratos curtos, de cachê em cachê, de edital em edital. Cooperativas de trabalho artístico, redes de relacionamentos estabelecidas por meio de relações sociais baseadas em processos de formação (no interior das quais tanto o ensino superior como as igrejas evangélicas assumem papel relevante), migrações internacionais (sobretudo de artistas oriundos do Leste da Europa e da China) participação em concursos, festivais e disputadas audições, são das dimensões que emergem do projeto anterior. Aprofundá-las, compreendê-las articulando-as com a possibilidade sempre presente no horizonte do trabalho artístico de muito sucesso ou de ostracismo, desemprego, trabalho precário, rendimentos insuficientes, é o objetivo deste novo projeto. As diferenças, já percebidas relevantes em outras dimensões neste mesmo campo, quando articulado relações sociais de classe, de gênero e etnia, voltam a constituir referência teórica estruturante na pesquisa proposta. Múltiplas dimensões podem ser consideradas quando analisamos o trabalho do artista, pois significa ao mesmo tempo - expressão artística (criação ou interpretação), realização de um trabalho, exercício de uma.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Antropologia, Estudos Culturais e Educação: Impasses da Diversidade Sociocultural.
Período: 2005 - 2010
Coordenadora: Neusa Maria Mendes de Gusmão.
Descrição: Análise das relações existentes entre Antropologia, Estudos Culturais e Educação enquanto um desafio teórico da modernidade e uma necessidade frente aos princípios e práticas presentes na articulação entre o campo científico e o processo educativo na sociedade moderna. Debate em torno de uma Antropologia da Educação, compreensiva, moderna e crítica, construída na intersecção histórica e prática entre Antropologia e Educação.

Comunidades Tradicionais de Terra e Mar: educação, tradição e mudança.
Período: 2009 - 2011
Coordenadora: Neusa Maria Mendes de Gusmão.
Descrição: A presente proposta pretende descrever e analisar processos de mudança que afetam comunidades tradicionais de terra e mar, a partir de projetos sociais e educacionais entre caiçaras, sertanejos e quilombolas, levados por instituições externas a UFRJ na região de Paraty, Rio de Janeiro e uma ONG no Vale do Ribeira, em São Paulo. Projeto integrante do Projeto Políticas públicas, reconversões produtivas e recomposições identitárias: um olhar a partir do mundo rural e suas conexões com o urbano - Edital MCT/CNPq/CT - n. 16/200 - PPGCS/UFCG e IFCH/UNICAMP.

Educação não formal memória e Cidadania: Os Distritos de Campinas - SP.
Período: 2004 - Atual
Coordenadora: Olga Rodrigues de Moraes Von Simson.
Integrantes: Zula Garcia Giglio / Jaime Lisandro Pacheco / Maria Elena Bernardes / Célia Maria Cassiano / Amarildo Batista Carnicel / Maria Lucia de Souza Rangel Ricci / Carlos Roberto de Sousa / Lúcia Maria Secotti / Eduardo Fiorussi.
Descrição: Com os recursos da metodologia da história oral, o projeto propõe a realização de um conjunto de oficinas dentro da metodologia da pesquisa-ação. Uma das oficinas do projeto, pela qual sou responsavel realizou-se em 2005, na Ong CECÓIA em Sousas, teve por objetivo levar os jovens a se reconhecerem como integrantes da cultura de seus antepassados e, ao reconstruirem as memórias de suas famílias, entenderem o papel de seus pais e deles próprios no bairro e cidade em que residem, formando assim o sentimento de pertencimento ao local de moradia que conduz ao início da construção de uma noção de cidadania consciente e responsável. A nossa hipótese é de que a história oral associada a educação não formal permitirá ao pesquisador / educador o papel de fomentador da construção de memórias compartilhadas por diferentes gerações de um mesmo distrito..
Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Cooperação / Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Formação Profissional e Trabalho nas narrativas de bailarinos selecionados Programa Rumos Itaú Cultural Dança - Edição 2009/2010.
Coordenadora: Liliana Rolfsen Petrilli Segnini.
Integrantes: Marina Petrilli Segnini / Dilma Fabri Marão Pichoneri.
Descrição: O objetivo geral deste projeto é contribuir para com o conhecimento sociológico a respeito do campo artístico no Brasil. Para tanto, privilegiará as trajetórias de formação profissional e de trabalho dos participantes e premiados no programa Rumos Itaú Cultural, criado em 1997. Dança, Música, Literatura, Artes Visuais, constituem expressões da produção das diferentes regiões geográficas do país representadas por milhares de artistas inscritos todos os anos. Entre eles, cinqüenta são premiados por categoria, constituindo assim privilegiado campo de pesquisa pela abrangência nacional do programa e pelas diferentes linguagens selecionadas. Indagar a origem sócio-econômica dos participantes, como se formam profissionalmente e como desenvolvem suas carreiras, possibilita a análise das relações sociais e institucionais que contribuem para a criação artística no Brasil. A relevância (ou não) da família, do Estado (por meio de políticas públicas), da igreja, das escolas (públicas e privadas), organizações não governamentais constituem exemplos de instituições a serem consideradas, entre outras que surgirão no processo de pesquisa. As relações sociais de classe, de gênero e etnia também contribuem para a compreensão da relação entre a singularidade deste campo face à sociedade brasileira. Assim, freqüentemente analisado sob o equivocado registro de vocação ou dom, cabe interrogar as especificidades sociais observadas nos processos de formação e trabalho em arte. O projeto de pesquisa, ora proposto, significa a terceira fase de um programa de pesquisas desenvolvidas pelo Observatório Itaú Cultural, tendo como objeto o Programa Rumos. Assim, ele será realizado com os mesmos objetivos e metodologia que nortearam os anteriores, possibilitando assim, a ampliação dos campos analíticos e possíveis comparações. Os relatórios referentes aos artistas da música e artes visuais já sistematizaram dados que informam aspectos do heterogêneo campo artístico no Brasil, bem como suas singularidade.
Financiador(es): Instituto Itaú Cultural - Auxílio financeiro..
Site do programa:
http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2686

Infância, Educação e Cultura Lusófona: Estudo Exploratório das Experiências Brasil-Portugal.
Período: 2008 - Atual
Coordenadora: Elisa Angotti Kossovitch.
Descrição: Este projeto se inscreve nos princípios do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diferenciação Sócio Cultural (GEPEDISC) FE - Unicamp. O objetivo do GEPESDISC é refletir sobre as questões ligadas as diferenças sócio-culturais - principalmente as de classe, etnia, idade e gênero - e suas relações com os processos educacionais. O projeto busca a aproximação, inicialmente, de dois países lusófonos Brasil-Portugal, promovendo, o intercâmbio de conhecimentos científicos sobre a infância sua educação e cultura, tendo como particularidade o maior patrimônio que nos une que é a língua portuguesa. A pesquisa exploratória permitirá mapearmos os desafios que acercam a comunidade lusófona na atualidade, contribuindo para o aprimoramento não só das praticas de informação e acesso a produção do conhecimento, mas também aproximar as comunidades de língua portuguesa promovendo a troca de experiências entre instituições culturais e de ensino, docentes e pesquisadores ligados a universidades brasileiras e portuguesas..

Memória e Resistência Étnico Cultural: Trajetória do Samba no Interior Paulista.
Período: 2005 - Atual
Coordenadora: Olga Rodrigues de Moraes Von Simson.
Descrição: Baseada em pesquisa anterior sobre a memória do Carnaval Popular Paulistano (Tese Doutorado/FFLCH-USP) estamos aprofundando a investigação sobre as origens do samba no interior do Estado de São Paulo, berço dos sambistas mais importantes da capital do estado na primeira metade do século passado. Partindo da prática do jongo, realizada com frequência, a partir dos séculos XVIII e XIX, nas grandes fazendas de cana-de-açúcar e de café da região de Campinas, se pretende buscar a documentação histórica sobre a descida de significativo contingente de escravos crioulos do nordeste brasileiro, após 1850, que trariam um novo jeito de cantar e dançar o samba de roda para a região do entorno da cidade de Campinas. Nossa hipótese é a de que Campinas, pelas condições econômicas, sociais e culturais da época foi o berço de uma manifestação típica que se tornaria famosa entre os praticantes das danças provenientes da cultura afro-brasileira em São Paulo: o Samba de Bumbo Campineiro..
Integrantes: Eduardo Conegundes de Souza / Claudete de Souza Nogueira / Carlos Roberto de Sousa.
Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Cooperação.

Mercado de Trabalho e Modos de Vida: professores face às formas de desestabilização de direitos.
Período: 2009 - Atual
Coordenadora: Aparecida Neri de Souza.
Descrição: O objetivo deste projeto é compreender as relações sociais consubstanciais gênero, classe e etnia observadas na vivência das múltiplas possibilidades de trabalho de professores no ensino público médio e técnico, bem como as implicações sociais dessas relações e inserção no mercado de trabalho nos modos de vida destes professores. Ele pretende aprofundar a análise sociológica sobre as indagações construídas a partir de resultados de pesquisas anteriores, realizadas no mesmo campo de estudo, no Brasil e na França. Intenciona-se apreender quais são as estratégias de mobilidade ascendente dos professores, considerando a permanência na sala de aula, a procura de reconhecimento e ascensão social e quais são as implicações sociais das políticas de financiamento dos sistemas de educação e formação que se dirigem para as parcerias e divisão de responsabilidades entre entes privados, sejam famílias ou empresas. Em decorrência, também se pretende aprofundar a compreensão sobre as formas de flexibilização dos contratos de trabalho, sobretudo a terceirização, que se expressa sob diferentes formas: a sub - contratação de empresas de prestação de serviços de apoio às atividades educacionais em escolas ou via cooperativas de trabalho, trabalho temporário ou eventual ou contratação de pessoa jurídica e autônoma; assim como as políticas que conduzem à individualização das relações e da organização do trabalho de professores, que se concretiza não somente sob a gestão por competências e de avaliação das performances dos docentes, como também parece incidir sobre a remuneração do trabalho, sob a forma de bônus ou prêmios diferenciados, segundo critérios baseados na lógica produtivista. .
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro..

Novas formas de inserção ocupacional de populações de baixa renda na vida econômica e social.
Período: 2007 - Atual.
Coordenador: Marcia de Paula Leite.
Integrantes: Ângela Araújo / Izabel George / Robert Cabanes / Liliana Rolfsen Petrilli Segnini
Descrição: O objetivo deste projeto é analisar as transformações que vêm se processando no trabalho a partir da mundialização da estrutura produtiva, das mudanças no papel do Estado, da transformação das estruturas e papéis familiares, bem como do lugar dos saberes formais e informais nas trajetórias sócio-ocupacionais . Ele tem como foco central a discussão sobre as transformações na relação entre os espaços público e privado, seja a partir da análise dos novos papéis do Estado, seja a partir do estudo das mudanças que vêm ocorrendo no espaço privado em função das diferentes formas de inserção sócio ocupacional da família. A unidade de análise, a partir da qual se estabelecerão os contatos com os indivíduos e suas famílias, se constituirá principalmente de diferentes tipos de iniciativas sociais e econômicas mais comumente denominadas de Economia Social Solidária. Essa é uma proposta de trabalho que emergiu dos encontros entre pesquisadores que ficaram insatisfeitos com as "necessárias" segmentações de suas problemáticas. O contexto do surgimento da área de "Trabalho, Política e Sociedade", no programa de doutorado em Ciências Sociais (Unicamp-IFCH), assim como a possibilidade de um trabalho em conjunto com uma instituição de pesquisa estrangeira, cujos membros vivem as mesmas inquietações, conduziu ao esforço de uma investigação articulada. Nesse sentido, esse projeto pretende ao mesmo tempo confrontar as análises desenvolvidas anteriormente pelos autores sobre as transformações no mundo do trabalho, e dar continuidade a elas (Araújo, 2003; Cabanes, 2002, Cabanes e Telles, 2005; Georges, 2005; Leite, 2003; Lima, 2002; Segnini,2002, notadamente), incrementando e aprofundando um diálogo teórico. .
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação / Institut de Recherche pour le Développement - Cooperação..

Patrimônio Cultural Rural Paulista: espaço privilegiado para pesquisa, educação e turismo.
Período: 2008 - Atual
Coordenador: Marcos Tognon.
Integrantes: Olga Rodrigues de Moraes Von Simson.
Descrição: O projeto de pesquisa proposto tem como objetivo principal disponibilizar um conjunto de instrumentos e de metodologias de gestão, de conservação e de difusão para os responsáveis por esse patrimônio cultural rural, tanto os proprietários quanto as respectivas instâncias públicas pertinentes da área da cultura, da educação e do turismo..
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

Pedagogia, política e pesquisa na educação infantil italiana.
Período: 1992 - Atual
Coordenadora: Ana Lucia Goulart de Faria.
Descrição:Esta investigação sobre as políticas, pedagogias e pesquisas na educação infantil italiana tem por objetivo sistematizar os dados coletados em creches e pré-escolas da Itália desde 1992 e problematizá-los à luz das novas teorias que estão sendo lá formuladas, assim como rever teorias clássicas que sustentam a área da educação infantil. Os dados são oriundos de fontes primárias e secundárias: as anotações do caderno de bordo, as imagens em fotografias, os livros e artigos escritos e ilustrados por acadêmicos/as, pesquisadores/as e docentes que atuam diretamente com as crianças em creches e pré-escolas, além de entrevistas sempre em busca do caráter inovador da educação das crianças de 0-6 anos na Itália sem separar o pensar do fazer, o saber da experiência, o corpo da mente, o cuidar do educar, a ciência da arte para uma docência específica desta etapa da vida. Esta pesquisa,portanto, estuda a pedagogia das relações, a pedagogia da escuta, a pedagogia das diferenças que em permanente mudança explicitam as relações de poder entre idade, gênero, classe social, etnia e aprofunda assim, meus estudos sobre 1. as relações adulto - criança no interior das creches e pré-escolas colhendo dados em diversas redes públicas de prefeituras ( Milão, Pistoia, Bolonha, Roma, Parma, Modena,Gênova,Torino, Reggio Emilia, Carpi, Forli,Fidenza,Firenze, Martina Franca e Palermo) e 2. afina meu olhar para as relações criança -criança e a produção das culturas infantis. Pesquiso também as varias tipologias (organização do espaço e tempo vs. planta arquitetônica) existentes e as novas sendo criadas assim como a pluralidade de programas não formais específicos de cada município. Destaque está sendo dado à inauguração de uma outra modalidade de gestão de creche pela Universidade. Outro objetivo desta pesquisa é o aprofundamento teórico sobre a pedagogia da educação infantil e a publicação de novos textos para a formação docente no Brasil e para a divulgação desta inovadora pedagogia.

Políticas Públicas, Reconversões Produtivas e Recomposições Identitárias no Nordeste Brasileiro.
Período: 2009 - Atual
Coordenadora: Neusa Maria Mendes de Gusmão.
Descrição: Esta proposta de pesquisa e intercâmbio busca analisar as relações entre políticas públicas (orientadas para o desenvolvimento), processos de trabalho e os processos sociais de modernização da agricultura e de outras atividades situadas nos espaços rurais e urbanos, que compreendemos como reconversões produtivas e recomposições identitárias. Edital MCT/CNPq/CT- N. 16/200 "Casadinho".

Organização e Condições do Trabalho Moderno. Emprego, Desemprego e Precarização do Trabalho.
Período: 2010 - Atual
Coordenadora: Aparecida Neri de Souza.
Integrantes: Maria Rosa Lombardi / Helena Hirata / José Roberto Montes Heloani / Danièle Linhart / Isabelle Bertaux-Wiamme / Dilma Fabri Marão / Marcia de Paula Leite / Ricardo Antunes / Katiuska Scuciato de Riz / Neusa Maria Mendes de Gusmão / Vicente Rodrigues / Ângela Araújo / Carmem Lucia Rodrigues Arruda / Sabine Fortino / José Humberto da Silva / Marcello dos Santos Senna / Débora Mazza / José Dari Krein / Cecília Carmen Cunha Pontes / Fabio Villela / Maurício Sadá de Farias / Selma Borghi Venco / Barbara Geraldo de Castro / Cacilda Ferreira dos Reis / Marineide Maria Silva / Bruno José Rodrigues Durães / Ângela Maria de Souza Lima / Carolina Cássia Batista Santos / Ana Lúcia Lennert / Fernanda de Araújo Mandetta / Michelle Felipe Barthazar / Ricardo Normanha / Ioli Gewher Wirth / Juliana Vieira Araújo / Nicolas Jounin / René Mathieu / Sacha Leduc / Julien Choquet / Cyril Chavantre / Liliana Rolfsen Petrilli Segnini.
Descrição: Analisar o sentido social do trabalho moderno, numa perspectiva comparativa Brasil-França, considerando as formas que estas assumem no contexto da mundialização tanto na organização do trabalho como nos movimentos sociais. As relações de gênero serão consideradas em todos os eixos temáticos deste projeto. A multiplicação das formas precárias do trabalho e do emprego, sob diferentes aspectos nos dois países, nos setores privado e público, em diferentes categorias de trabalho (trabalho agrícola, ferroviário, bancário, comércio, metalúrgico, têxtil, ensino, artes, teletrabalho, entre outros). A expansão das formas de organização do trabalho baseadas em processos de individualização, as quais tendem trincar as bases coletivas do estatuto de assalariamento. Os processos de migração internacional de trabalhadores e de deslocamentos de empresas e suas implicações no trabalho, sobretudo para as mulheres. As articulações entre a vida pessoal, familiar e profissional submetidas aos princípios da flexibilidade do trabalho, possibilitando maior grau de incertezas. Compreender as formas de adaptação, de consentimento e de resistência desenvolvidas pelos trabalhadores e trabalhadoras nestas novas de imposição do trabalho. A nova forma de configurações do trabalho observadas em cooperativas e organizações não-governamentais.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Site do Programa CAPES COFEBUB:
http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/franca/cofecub

Resgatando a Pré-escola Brasileira: os parques infantis do interior paulista na década de 40, 1ª etapa concluida, 2ª em andamento: os pioneiros da escola nova e a educação infantil contemporânea.
Período: 1996 - Atual
Coordenadora: Ana Lucia Goulart de Faria.
Integrantes: Patricia Prado / Márcia Aparecida Gobbi / Daniela Finco / Adriana Alves da Silva / Clélia Virginia Rosa / Edna Rodrigues Araujo Rossetto / Elisandra Girardelli Godoi / Joseane Maria Parice Bufalo / Dijanira Noemy Vieira Lopes dos Santos - / Fabiana O. Canavieira / Reny Scifoni Schifino / Viviane Drumond / Marta Regina Paulo da Silva.
Descrição: Natureza do trabalho: Pesquisa em educação: pedagogia da educação infantil .Sociologia da Infância. Objetivos: Prática docente, articulação entre ensino/pesquisa/extensão, tese de livre docência, publicações. Referências teóricas: Sociologia da Infância. Estudos e pesquisas dos docentes universitários, pesquisadores e formuladores de política educacional do norte da Itália. Marxismo. Teorias das relações de gênero. Pedagogia da infância.Arquitetura, espaço,tempo, Ciências Sociais. Arte como base espistemólogica na Formação Docente para a infância de 0 a 10 anos. Objeto tratado: diferentes práticas educativas brasileiras, embora não escolares, na pré-escola e educação infantil em geral. Suas origens nos anos 20 (Pré-escola) e no socialismo pós guerra e feminismo e esquerda dos anos 80 (Creche) estado da arte chegando às práticas contemporâneas. Procedimento: Observação, pesquisa documental, materialismo histórico dialético, análise das diferenças de gênero, etnia, idade.Centralidade nas crianças pequenas ( 0 a 6 anos) e a produção das culturas infantis. Conclusões/resultados: divulgação dos resultados em artigos,livros e também revistas não científicas. Apresentação em congressos especializados no Brasil e Italia. Criação de uma especialização Lato Sensu.Formação de docentes em Educação Infantil de Redes Públicas Municipais.