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Lattes - Diretório dos Grupos de Pesquisa

Pesquisas - Orientações em Andamento

Pós-doutorado

Doutorado

Mestrado

Iniciação Científica/Trabalho de Conclusão de Curso

 

Pós-doutorado

Fábio Fernadez Villela
Título: O espaço de homens plenos: Fernando Salinas, a organização do trabalho na Escola de Arquitetura do ISPJAE / Cuba (1960-1975).
Início: 2009
Orientadora: Liliana Rolfsen Petrilli Segnini

Giuliana Leal Ferreira
Início: 2009
Orientadora: Márcia de Paula Leite

Jordão Horta Nune
Início: 2009
Orientadora: Márcia de Paula Leite

Marise de Santana
Início: 2010
Orientadora: Neusa Maria Mendes de Gusmão

Senildes Alcântara Guanaes
Início:2009
Orientadora: Neusa Maria Mendes de Gusmão


Doutorado

Adriana Alves da Silva
Título: A estética da infância no cinema.
Início: 2009
Orientadora: Ana Lúcia Goulart de Faria
Resumo: A pesquisa de doutorado em andamento tem como objeto problematizar a estética da infância no cinema, tendo como pressupostos iniciais, a discussão da estética, enquanto partilha política do sensível (J. Rancière, P.P. Pasolini), da infância como um território de temporalidades múltiplas, tanto do ponto de vista da rememoração da adulta pesquisadora, que se funde com o objeto e escova a sua própria história a contrapelo (W. Benjamim) ressignificando sua própria infância. Tem como objetivos problematizar a produção infantil audiovisual contemporânea, com três eixos de análise – o mercado, o espaço-tempo da infância no cinema autoral e uma possível estética da infância do ponto de vista – efetivamente - da criança. Tendo como recorte-trajeto: Filme para as crianças: Estado da Arte - histórico e levantamento filmográfico e bibliográfico. Filme das crianças: Recorte e Análise sobre filmes com temáticas políticas, anos 60/70 ou no contexto de guerra e resistência política. Filme com as crianças: Trabalho de campo – Oficinas de linguagem audiovisual/roteiros com as crianças da educação infantil (pré-escola) da Rede Pública de Paulínia e/ou crianças ligados a um Projeto Político de Reforma Agrária, posterior produção de vídeo com as crianças. Busco neste processo contribuir com a Pedagogia da Educação Infantil, área de conhecimento onde a pesquisa se insere num movimento de diálogo e articulação entre a ciência e a arte, através da linguagem audiovisual.
Palavras-chave: Educação, cinema e infância.

Adriana Dias Gomide Araújo
Título: A reinvenção da cultura popular: limites e possibilidades no universo da mercadoria.
Início: 2008
Orientadora: Olga Rodrigues de Moraes Von Simson

Resumo: A pesquisa pretende reconstruir a história do Grupo Cultural Meninas de Sinhá.  O grupo é formado, majoritariamente, por mulheres negras, da terceira-idade, moradoras de uma favela da cidade de Belo Horizonte que conquistaram reconhecimento com a prática de difusão das cantigas de roda. A visibilidade que esta atividade ganhou, com a sua integração no universo da produção cultural, provocou alterações nas relações sociais das integrantes do grupo. Portanto, o objetivo principal da pesquisa é conhecer e analisar o processo de mudança ocorrido na vida das participantes a partir da exploração desta atividade pelo universo da produção cultural.   Trata-se de um estudo qualitativo preocupado em analisar as conseqüências da apropriação do saber popular do grupo “Meninas de Sinhá” pela lógica do mercado. A reconstrução da trajetória de desenvolvimento do grupo terá como principal suporte metodológico a história oral. A utilização dessa metodologia que trabalha com as fontes orais já tem uma tradição nas ciências sociais. A metodologia da história oral ao criar fontes de documentos a partir da oralidade permite a transmissão e manutenção da memória de grupos excluídos. A permanência e a transmissão da memória do grupo são resultados esperados pela pesquisa.  
Palavras-chave: cultura popular, mercado e trabalho.

Aglay Sanches Fronza Martins
Título: Da magia a sedução: um estudo sobre as ações educativas oferecidas para idosos em museus de arte e propostas de uma nova metodologia para torná-las eficazes.
Início: 2011
Orientadora: Olga Rodrigues de Moraes Von Simson

Alexsandra Ramos dos Santos
Título: Da cana-de-açucar ao petróleo: análise da política de qualificação profissional frente as mudanças no setor produtivo (setor petrolífero) no estado do Pernambuco.
Início: 2010
Orientadora: Aparecida Neri de Souza
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar o desenvolvimento da política de qualificação profissional do Governo Federal, tendo como objeto dois planos: Plano Nacional de Qualificação Profissional- PROMINP (MME) e Plano Setorial de Qualificação- Petróleo e Gás (MTE). Numa conjuntura marcada pela descoberta de petróleo do pré-sal e a retomada dos investimentos nessa área, a falta de trabalhadores qualificados têm sido considerada um entrave para o desenvolvimento econômico e social brasileiro. Assim, procura-se entender as suas singularidades e especificidades na construção, implementação, participação dos atores (trabalhadores/governo/empresariado) e os desdobramentos da política diante das mudanças nas atividades produtivas acontecidas no Estado de Pernambuco, relacionadas ao setor petrolífero, com a instalação de uma refinaria e de um estaleiro. Nesse contexto, devido à falta de mão-de-obra qualificada e escolarizada, a força de trabalho local não está sendo aproveitada. Utilizaremos como instrumento de pesquisa a realização de entrevistas.

Ana Paula Mondadore
Título: O ideário participativo e o processo de internacionalização da Mondragón: O caso Fagor Ederlan no Brasil.
Início: 2008
Orientadora: Márcia de Paula Leite

André Tostes Graziano
Título: A paisagem educativa e a educação ambiental no Brasil: um modelo de trabalho com paisagem
Início: 2010
Orientadora:Olga Rodrigues de Moraes Von Simson

Cacilda Ferreira dos Reis
Título: Políticas Públicas para geração de emprego e renda para os jovens: análise da atuação do executivo municipal no contexto da Região Oeste da Bahia.
Início: 2008
Orientadora: Liliana Rolfsen Petrilli Segnini
Resumo: As mudanças, verificadas no final do século XX, nas formas de emprego, crescimento do desemprego, são fenômenos observados, juntamente, com a intensificação e complexificação das relações de trabalho. Neste contexto, amplia-se a dificuldade para a inserção do segmento juvenil no mercado de trabalho. No Brasil, observar-se no âmbito da sociedade civil o desenvolvimento de ações que buscam criar estratégias para a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Diante de um conjunto de ações no campo da cultura destinadas aos jovens alguns questionamentos surgiram: como essas ações e projetos culturais contribuem para formação profissional dos jovens brasileiros e baianos, em particular? De que forma essas práticas culturais podem contribuir para gerar ocupação, renda e trabalho para os jovens. E mais, como esses projetos se articulam com as políticas educacionais, culturais e juvenis? Em decorrência destas e de outras questões revela-se a importância da realização desta pesquisa que visa descrever e analisar como os jovens dos bairros populares que participaram de projetos educativos de formação artístico-cultural, especialmente no domínio da música percussiva e da dança afro-brasileira, desenvolvidos na cidade de Salvador-BA pelos Blocos-Afro se inscrevem no mercado de trabalho no campo cultural, e dessa forma compreender como se constroem as possibilidades de trabalho e quais são as estratégias, pessoais e coletivas, lançadas por aqueles que buscam se inserirem no âmbito trabalho artístico no Brasil ou em outros países, em particular na França. Como os jovens, historicamente, tende a ser contratados em condições mais precárias, é importante analisar ainda como se apresentam as formas de organização, relações e condições de trabalho para esses jovens, considerando as diferenciações de classe social, geração, origens de gênero e étnico-raciais. Procura-se, desse modo, a partir do relato dos jovens que participaram dos projetos selecionados, estabelecer um diálogo entre trabalho, juventude, processos educativos de formação cultural-artística no contexto da expansão e fortalecimento da indústria cultural e políticas públicas que fortalecem o mercado. Os procedimentos metodológicos compreendem aprofundamento do marco teórico, análise documental, documentários, vídeos, fotos, e pesquisa de campo envolvendo os jovens que participaram nos projetos, diretores e instrutores das instituições. Serão aplicadas diferentes técnicas para o levantamento dos dados (observação participante e entrevista).

Carlos Antonio Gomes
Título: Reestruturação Produtiva e Formação Profissional: A experiência brasileira face ao quadro internacional.
Início: 2006
Orientadora: Márcia de Paula Leite

Cármen Lúcia Rodrigues Arruda
Título: O trabalho e as relações de poder na universidade pública: a inserção das artes na academia.
Início: 2007
Orientadora: Liliana Rolfsen Petrilli Segnini
Resumo: O projeto de doutorado em andamento (2007-2012), desenvolvido no programa de Doutorado em Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) investiga as relações e a organização do trabalho nas quais estão inseridos professores-pesquisadores do Instituto de Artes da Unicamp. Estes professores vivenciam duas formas de contrato, com direitos diferenciados: a carreira do Magistério Artístico – criada especialmente para inserir, no quadro docente da universidade, profissionais em artes com notório saber e reconhecida produção artística –; e a carreira do Magistério Superior – comum a todos os demais docentes da Universidade, e que exige a formação científico-acadêmica na área, minimamente o título de doutor para prestar concurso de ingresso na carreira. São analisadas as possíveis tensões entre dois grupos de professores que exercem suas atividades de forma semelhante, num mesmo local de trabalho, mas com direitos diferenciados. Por meio de um estudo de caso, pretende-se analisar as relações de poder na universidade pública, comparando as trajetórias profissionais singulares destes professores da área artística às trajetórias tidas como “tradicionais” – mais freqüentes na carreira docente no campo acadêmico-científico. Esta comparação permitirá compreender as especificidades na constituição de cada uma destas carreiras que, no interior da universidade, vivenciam um duplo movimento: elas se separam, quando se singularizam e se hierarquizam. Este estudo, realizado à luz da sociologia, pretende iluminar o entendimento sobre a inserção do artista no mercado de trabalho institucional, mais especificamente na universidade pública. Tendo com ponto de partida a inserção das artes na universidade, são investigados os percursos destes profissionais na universidade pública, estabelecendo as hierarquias e as divisões evidenciadas em diferentes aspectos: domínios de conhecimento; formas de pesquisa; atividades de docência, de pesquisa e administrativas. As relações sociais observadas nas dimensões citadas articulam-se com as relações de gênero, aprofundando diferenciações e possíveis desigualdades.
Palavras-chave: relações de trabalho, docência no ensino superior, universidade pública, relações de gênero.

Carolina Orquiza Cherfem
Título: Participação das mulheres na EJA e na Economia Solidária: diálogo entre movimentos sociais contribuindo para a construção de relações de gênero mais igualitárias no mundo do trabalho.
Início: 2009
Orientadora: Márcia de Paula Leite
Resumo: Este projeto situa-se num amplo debate teórico sobre as atuais configurações do trabalho, marcadas por processos que geram empregos pouco qualificados, precários e que vêm sendo ocupados de forma mais intensa pelas mulheres de baixa renda e com pouca escolaridade. Como possibilidade de superação desta situação, ele se propõe a analisar a organização de mulheres na economia solidária. Decorre ainda de pesquisa de mestrado recentemente realizada, na qual foi verificada a necessidade de conhecimentos instrumentais e maior qualificação de mulheres para o desenvolvimento do trabalho realizado num empreendimento solidário, remetendo a reflexões em torno da educação escolar de pessoas adultas. Dessa forma, o projeto tem por objetivo compreender a participação de mulheres em dois âmbitos sociais em busca de sua articulação: Educação de Jovens e Adultos (EJA) e empreendimentos de Economia Solidária, por se tratarem de espaços aonde mulheres adultas e com baixa escolaridade vêm se organizando, evidenciando potencial de luta por garantia e ampliação de direitos no trabalho feminino. Para tal, vale-se da Metodologia Comunicativa Crítica, que encontra seus pilares no conceito da Aprendizagem Dialógica e se pauta no diálogo intersubjetivo com as pessoas participantes sobre o tema investigado. Os dados serão coletados por meio de observações, entrevistas realizadas no cotidiano da vida e por meio da organização de grupos comunicativos para a discussão das temáticas. A pesquisa será realizada junto a pessoas que estejam inseridas nas salas de EJA e que fazem parte de empreendimentos de economia solidária. Serão analisados empreendimentos, nos setores de produção de alimentos, calçados, produção industrial e prestação de serviços, preferencialmente formados por mais de 10 sócios/as e com rendimentos de pelo menos 1 salário mínimo, localizados na região da Grande Campinas.
Palavras chave: Trabalho, Mulheres, Economia Solidária, EJA, Metodologia Comunicativa Crítica.

Dilma Fabri Marão Pichoneri
Título: Relações de trabalho em música: o contraponto da harmonia.
Início: 2006
Orientadora: Liliana Rolfsen Petrilli Segnini
Resumo: O objetivo desta investigação é pesquisar as relações de trabalho desenvolvidas no setor artístico, buscando compreender as formas e condições em que se dá o processo de organização do trabalho desta categoria profissional no atual contexto de mudanças na sociedade capitalista, caracterizadas pela predominância do mercado face aos direitos construídos na sociedade salarial. A singularidade deste grupo profissional é que se trata de um conjunto de trabalhadores inscritos, historicamente, sob formas e vínculos instáveis de trabalho. No entanto, a exceção, foi registrada para os artistas com vínculos nos denominados corpos estáveis dos teatros públicos. Nesta pesquisa, levantamos a hipótese de que, no presente contexto, mesmo o trabalho artístico realizado no âmbito do Estado, vem vivenciando transformações significativas na sua organização. Objetivamos indagar como tais mudanças são implantadas e, para tanto, privilegiaremos o estudo do processo de reestruturação do Theatro Municipal de São Paulo, tendo como objeto de estudo a orquestra. Nesta configuração, propomo-nos analisar as formas que assumem o financiamento que lhes dão suporte, as leis que determinam a sua organização, as mudanças nos contratos de trabalho e as implicações sociais que acarretam para os músicos. As relações de gênero são consideradas na pesquisa. Utilizamos como instrumento de pesquisa a realização de entrevistas em profundidade, sob a forma de relatos orais e histórias de vida resumida para compreender as diversas dimensões do trabalho desse grupo específico de profissionais, complementando as entrevistas já realizadas no período de pesquisa no mestrado.

Edlaine de Cássia Bergamin
Título: Parceria entre escola e comunidade: Possível? Necessária?
Início: 2008
Orientadora: Elisa Kossovicth
Resumo: Nesta pesquisa-ação, como pesquisadora e também professora da rede municipal de Campinas, pretendo refletir sobre as relações entre a escola, a família e a comunidade na instituição em que trabalho. Procuro compreender quais são os fatores que influenciam a qualidade do ensino desta unidade escolar, qualidade esta não apenas atestada pelos resultados insatisfatórios do IDEB, mas também percebida como ausente pela comunidade escolar. Trabalho com os conceitos de efeito-escola e efeito-bairro, utilizando, no entanto, uma metodologia qualitativa, ao contrário da maioria das pesquisas nesta área. Parto dos seguintes pressupostos: a) a organização social, econômica, espacial e cultural da comunidade interfere nos resultados escolares; b) a escola pode influenciar, de diversas formas, a sua vizinhança. A análise será baseada, principalmente, nos dados coletados por um projeto de visitação às famílias dos alunos, em andamento desde 2009. Criado por um grupo de professores, do qual faço parte, o projeto em questão tem como primeiro objetivo conhecer a família, a moradia e o bairro em que vivem nossos alunos, visando oferecer uma educação mais humanizada e com sentido para a comunidade. Também pretende estabelecer uma parceria entre a equipe escolar e a família, buscando o atendimento às expectativas dos pais/responsáveis em relação à educação de suas crianças/jovens e a melhoria das condições de trabalho dos professores nas salas de aula. A partir deste trabalho de campo, procuro discutir novas formas de relação entre a escola e a comunidade, formas estas que se opõem aos modelos mais encontrados: a exclusão da família e/ou a convocação desta apenas para resolver os problemas de indisciplina e rendimento.

Elina Elias de Machado
Título: Infância, subordinação social e de idade nos currículos de educação infantil.
Início: 2011
Orientadora: Ana Lúcia Goulart de Faria
Resumo: O projeto aqui proposto tem por objetivo analisar as concepções de infância, e relações de subordinação social presentes nas propostas pedagógicas da educação infantil. A intenção é por meio da análise de projetos pedagógicos de duas instituições educacionais que atendam a crianças pequenas de diferentes classes sociais investigar e comparar quais são os elementos que reforçam a subordinação por idade e quais fatores contribuem para a subordinação de classe social. Para tanto, o estudo busca compreender, através da análise dos discursos, a ideologia presente nas propostas curriculares. O trabalho consistirá de uma pesquisa exploratória composta de revisão bibliográfica de autores proeminentes da área e posterior análise documental dos currículos.
Palavras chaves: infância, luta de classes, subordinação por idade

Elizabeth Lannes Bernardes
Título: A história do brincar: dos jogos tradicionais ao vídeo game.
Início: 2006
Orientadora: Elisa Kossovitch

Gladys Norma L. Carhuatanta
Título: A educação frente ao problema de identidade cultural gerado pela cultura quéchua. O caso do Peru.
Início: 2009
Orientadora:Elisa Kossovitch

José Humberto da Silva
Título: A produtividade dos projetos sociais improdutivos - uma análise das trajetórias de inserção dos jovens itinerantes do Primeiro Emprego.
Início: 2008
Orientadora: Liliana Rolfsen Petrilli Segnini

Júlio César Ferraz Amstalden
Título: As possibilidades informais e não formais de educação musical em Barão Geraldo através da atuação de alunos e ex-alunos do curso bacharelado em música do Instituto de artes da UNICAMP.
Início: 2010
Orientadora: Olga Rodrigues de Moraes Von Simson

Lania Maria Stefanoni
Título: Trabalho e raça na ferrovia.
Início: 2006.
Orientadora: Márcia de Paula Leite

Lívia Morais Garcia Lima
Título: Educação, juventude e velhice: abrangência e efetividade de práticas não-formais.
Início: 2011
Orientadora: Olga Rodrigues de Moraes Von Simson
Resumo: O objetivo da pesquisa é discutir os princípios estruturadores das ações de educação patrimonial não-formal no âmbito do contexto rural paulista através da comparação das atividades de turismo cultural e de educação patrimonial voltadas para diferentes faixas etárias, a partir de seis fazendas históricas paulistas selecionadas entre as participantes do projeto PPPP/FAPESP (07/55999-1). Serão pesquisadas duas de cada um dos tipos de fazendas, detectados em pesquisa anterior de Mestrado: 1º tipo - fazendas em processo de preparação para assumir atividades turísticas, 2º tipo - fazendas realizando turismo de habitação ou 3º tipo - fazenda voltada para o turismo/empresa através de um hotel - fazenda. Primeiramente será realizado um levantamento documental nas seis propriedades rurais selecionadas para a verificação de como foi realizada e o porquê da transição de uma fazenda economicamente voltada para atividades agro-pecuárias, para uma propriedade que combina atividades agrícolas com outras de caráter turístico-rural. Para a realização das investigações que contemplem os objetivos específicos da pesquisa, será feito um amplo levantamento bibliográfico sobre os temas da pesquisa. Ele alimentará o roteiro para a realização de entrevistas com os seis responsáveis pelas propriedades históricas selecionadas e com os monitores e visitantes/turistas. Esse processo será realizado a partir de uma metodologia de caráter qualitativo (História Oral) com ênfase na técnica da entrevista aberta. Em uma segunda fase da pesquisa, o conteúdo das entrevistas realizadas será organizado tematicamente e analisado à luz das produções mais recentes de Educação Patrimonial, comparando seus resultados com aqueles da análise da bibliografia específica.

Mara Fernanda Chiari Pires
Título: O desenho e a construção da identidade étnica no ambiente escolar: a experiência de alteridade da criança negra presente nos diálogos ao desenhar.
Início: 2009
Orientadora: Neusa Maria Mendes de Gusmão

Márcia Lúcia Anacleto de Souza
Título: Infância quilombola: um estudo a partir da cultura infantil.
Início: 2011
Orientadora: Neusa Maria Mendes de Gusmão

Marcello dos Santos Sena
Título: Mercado de trabalho e formação profissional na indústria cinematográfica.
Início: 2008
Orientadora: Liliana Rolfsen Petrilli Segnini

Maria Cecília Camargo Pereira
Título: Da subordinação à Associação: O sindicalismo e a economia solidária.
Início: 2007
Orientadora: Márcia de Paula Leite

María Mercedes Potenze
Título: Juventudes frente a las transformaciones actuales del mundo del trabajo reflejadas através del cine.
Início: 2009
Orientadora: Liliana Rolfsen Petrilli Segnini
(Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciencias Sociales) - Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (Sede Argentina). (Orientador).

Marta Regina Paulo da Silva
Título: As meninas pequenas nas histórias em quadrinhos: o caso da revista Turma da Mônica.
Início: 2008
Orientadora: Ana Lúcia Goulart de Faria

Míriam Morelli Lima
Título: Os reflexos das políticas educacionais brasileiras no exercício político de professores/as de uma escola de ensino fundamental.
Início: 2008
Orientadora: Aparecida Neri de Souza
Resumo: A pesquisa tem por objetivo analisar de que modo os/as professores/as compreendem as dimensões políticas de seu trabalho em escolas de ensino fundamental no contexto da reforma do Estado brasileiro e das reformas educacionais das décadas de 1990 e 2000. O trabalho docente é compreendido como um trabalho intelectual a partir das relações econômicas e sociais de uma sociedade capitalista fundada sobre a divisão fundamental de classes. Para a discussão do trabalho docente adotar-se-á o conceito de intelectual orgânico e de hegemonia nas obras de Antonio Gramsci. A pesquisa seguirá uma abordagem qualitativa e consistirá na realização de depoimentos orais para análise das trajetórias na formação e na profissão dos/as professores/as do Ensino Fundamental em duas escolas públicas, sendo uma delas federal e outra municipal, situadas no município do Rio de Janeiro. A pesquisa de campo utilizará também questionários para a caracterização individual dos/as professores/as e, ainda, observações do espaço escolar. Essa investigação visa verificar se essa diversidade na compreensão dos/as professores/as poderá ou não afetar a maneira como cada um realiza essa dimensão política na profissão, compreensões essas originadas nas diferenças de origem social, diferenças etárias, de escolarização e profissionalização, experiências profissionais, de sindicalização, além das diversas experiências sociais e culturais dos/as mesmos/as.
Palavras-chave: Professores; Relações de Trabalho; Relações de gênero; Trabalho Intelectual; Trajetórias

Patrícia Santos Silva
Título: Identidade, Tecnologia e Meio Ambiente: as transformações das populações ribeirinhas no submédio São Francisco.
Início:2006
Orientadora: Neusa Maria Mendes de Gusmão

Selma Machado Simão
Título: História Oral e Arte-Educação: reconstruindo a memória e formando a identidade no espaço rural.
Início: 2008
Orientadora: Olga Rodrigues de Moraes Von Simson

Solange Estanislau dos Santos
Título: As crianças invisíveis nos discursos educacionais.
Início: 2011
Orientadora: Elisa Kossovitch
Resumo: Esta investigação tem por objetivo identificar as crianças “invisíveis” nos discursos educacionais. Partindo da hipótese de que as crianças negras e pobres são excluídas desses discursos. Indagarei: Quais são as crianças invisíveis aos discursos educacionais? Por que esses sujeitos escapam a esses estudos? Os objetivos são: Descrever os ditos e os não-ditos sobre a infância brasileira nesses estudos;Compreender como as crianças negras e pobres são abordadas nesses trabalhos que enfatizam a educação escolar; Problematizar os discursos pedagógicos e o seu caráter excludente. A investigação, de abordagem qualitativa, se constitui em uma pesquisa bibliográfica, com objetivo exploratório-descritivo, que consiste em levantamento, seleção, análise, síntese e interpretação de documentação textual de natureza acadêmica, editadas sobre a forma de dissertações e teses, produzidas em universidades públicas e particulares, no período de 1998 a 2008. O recorte temporal de 1998 a 2008 se dá pelo fato de que já foi constatado em pesquisa anterior que as abordagens mais sociológicas, antropológicas e filosóficas aparecem com mais notoriedade no final da década de 90. Trata-se, justamente de identificar se a influência da Sociologia da Infância mudou o olhar do pesquisador brasileiro da área da educação para a criança. Tendo em vista que o discurso acadêmico participa, de forma ativa, das negociações no âmbito das políticas sociais voltadas para a infância, assim como das políticas públicas voltadas à educação de crianças, a relevância social desta investigação se baseia no entendimento de que este tipo de produção deve ser constantemente analisado, criticado e revisto.
Palavras-chave: Infância. Criança. Discursos.

Suzana Monteiro Leonardi
Título: Inovação e transferência de conhecimento em cooperativas populares: o papel das incubadoras tecnológicas.
Início: 2006
Orientadora: Márcia de Paula Leite

Teresinha de Jesus Campos de Lima
Título: Educação, Lazer e Velhice: tecendo redes de conhecimento em cenários brasileiros.
Início: 2008
Orientadora: Neusa Maria Mendes de Gusmão

Viviane Drumond
Título: A formação docente para a educação infantil do município de Miracema no estado do Tocantins.
Início: 2009
Orientadora: Ana Lúcia Goulart de Faria
Resumo: A pesquisa de doutorado, em andamento, discute a formação docente para a educação infantil no curso de Pedagogia. O interesse pela temática de estudo se destaca pela lacuna observada entre os conhecimentos requeridos para o trabalho docente em creches e pré-escolas e a formação da professora de educação infantil. As profissionais de educação infantil são uma parcela da categoria do magistério, cuja importância tem sido menosprezada e que não tem sido considerada nas pesquisas acadêmicas que discutem o trabalho docente. Com a intenção de problematizar a formação universitária da professora de educação infantil, nos propomos neste estudo a analisar o projeto pedagógico do curso de pedagogia de universidade pública com ênfase nas disciplinas que discutem a educação infantil, especialmente o estágio supervisionado em educação infantil. As pesquisas na área da educação infantil apontam para a necessidade de uma pedagogia que forme professores/as para atuar com crianças pequenas. Este estudo se insere neste propósito: contribuir com as discussões sobre a formação das professoras de creches e pré-escolas e a construção de uma pedagogia da educação infantil.
Palavras-chave: educação infantil, formação docente, professoras de creches e pré-escolas.

Walkiria de Oliveira Rigolon
Título: O desafio das séries iniciais: uma análise da organização do trabalho decente na rede pública paulista. Início: 2008.
Orientadora: Aparecida Neri de Souza
Resumo: O trabalho docente tem sofrido transformações não somente no que tange às mudanças decorrentes do desenvolvimento tecnológico e científico, mas tem se submetido a uma nova organização. Na atualidade as alterações cotidianas que envolvem o exercício desta profissão não se circunscrevem tão somente ao ato de ministrar aulas, mas também a outras atribuições relacionadas aos programas de formação continuada, a implementação de projetos específicos de ensino, processos de avaliações externas e, sobretudo aos novos modelos de gestão do trabalho. Neste sentido, a presente pesquisa contempla a análise das transformações ocorridas na organização do trabalho docente de professoras das séries iniciais das escolas públicas estaduais paulistas, com vistas a apreender o incremento de formas de controle sobre esta atividade.
A pesquisa em desenvolvimento é de caráter qualitativo e documental, à medida que analisa os procedimentos registrados nos documentos institucionais do referido órgão público, associado à percepção dos professores e outros profissionais da educação sobre a organização do trabalho docente e as mudanças em curso.
Palavras-chave: Trabalho docente; Política educacional; Formação continuada; Controle; Precariedade; Avaliação.

 

Mestrado

Bianca Briguglio
Título: Da casa para o trabalho: saberes femininos e o lugar da mulher no mercado de trabalho.
Início: 2010
Orientadora: Aparecida Neri de Souza
Resumo: O objetivo deste projeto de pesquisa é analisar a inserção de homens e mulheres em cursos de qualificação profissional básicos na área de alimentos, promovidos pelo Governo do Estado de São Paulo para população de baixa renda. A proposta da pesquisa é perceber de que forma homens e mulheres que buscam a qualificação profissional e participam dos cursos articulam os saberes que receberam no âmbito do lar, na realização de serviços domésticos, em sua busca de trabalho produtivo, ou seja, em sua vida profissional. Além disso, objetiva-se também comparar as trajetórias profissionais, educativas e pessoais de homens e mulheres que estão participando do programa de qualificação e em situação de desemprego, analisando as relações de gênero e de diferenças entre os sexos para este segmento da população.
Para atingir os objetivos propostos, realizar-se-ão entrevistas em profundidade para traçar as trajetórias pessoais, profissionais e educacionais, visando abordar alterações pessoais a partir do curso de qualificação em suas vidas, a articulação de saberes desenvolvidos na esfera doméstica dentro do curso e de que forma esses homens e essas mulheres apreendem ou conhecem seu “lugar” no mercado de trabalho.

Clélia Virginia Rosa
Título: A Creche Como um Lugar de Encontro: Um estudo sobre o encontro das diferentes camadas sociais em uma creche de empresa privada.
Início: 2006
Orientadora: Ana Lúcia Goulart de Faria

Cristiane Aparecida Braido da Silva
Título: Levantamento e análise das Instituições de Abrigo para Idosos da Região Metropolitana de Campinas.
Início: 2007
Orientadora: Olga Rodrigues de Moraes Von Simson

Cyntia Malaguti Moya
Título: O mercado de trabalho em Artes e Espetáculos : comparação Brasil e França.
Início: 2010
Orientadora: Liliana Rolfsen Petrilli Segnini
Resumo: Analisar o trabalho artístico, considerando a categoria trabalho, é o que nos propomos neste projeto. Para tanto selecionamos o campo da música, o setor de espetáculos ao vivo e, dentre esses, os músicos que atuam profissionalmente na condição de autônomos.
Pretendemos indagar como as novas configurações que se delineiam no âmbito do mercado de trabalho em arte e, mais especificamente, em musica, dialogam com os processos ditos “de flexibilização” das relações laborais verificados no Brasil, sobretudo a partir da década de 1990, em seus múltiplos significados observados nas relações sociais e práticas sociais concretas.
A metodologia proposta baseia-se em pesquisa bibliográfica e documental e na sua análise, etapa compreendida como necessária para uma futura pesquisa de campo a ser realizada no doutorado.
Esse projeto trabalho insere-se dentro de um campo de estudos mais amplo que trata dos sentidos das transformações na sociedade e no mundo do trabalho no Brasil no contexto da globalização. Vincula-se a dois projetos concluídos recentemente, financiados pela FAPESP, coordenados pela orientadora dessa proposta: Projeto Temático “Formação e trabalho no campo da cultura: professores, músicos e bailarinos” e Projeto de Cooperação Científica Internacional CNRS/FAPESP “Qual é o sentido da modernização do trabalho?”

Débora de Fina Gonzáles
Título:Gênero, trabalho e reprodução social: alcances e limites dos programas para a igualdade de gênero no Brasil.
Início: 2011
Orientadora: Márcia de Paula Leite

Dijanira Noemy Vieira Lopes dos Santos
Título: A imaginação das crianças pequenas na educação infantil da República do Cabo Verde.
Início: 2009
Orientadora: Ana Lúcia Goulart de Faria

Fabiana O. Canavieira
Título: A primeira creche em Belém e a política, pedagogia e a pesquisa no Maranhão.
Início: 2008
Orientadora: Ana Lúcia Goulart de Faria

Fernanda de Freitas Gonçalves
Título: Quilombo da Capela: jovens, negros e quilombolas na cidade de Vinhedo.
Início: 2008
Orientadora: Neusa Maria Mendes de Gusmão

Inajá Zaem da Silva
Título: O espaço do brincar na escola de nove anos.
Início: 2008
Orientadora: Elisa Kossovitch

Laís Cristina da Costa Manso Nabuco de Araújo
Título: Organizações públicas não-estatais: ampliação da esfera pública?
Início: 2009
Orientadora: Aparecida Neri de Souza

Liliane Bordignon de Souza
Título: Relações entre Educação, Trabalho e Desenvolvimento: expansão do ensino técnico de nível médio no governo Lula da Silva (2003-2010)
Início: 2011
Orientadora: Aparecida Neri de Souza
Resumo: O projeto de pesquisa tem como objetivo analisar o processo de expansão, no decorrer do governo Lula da Silva (2003 -2010), do ensino técnico de nível médio, no estado de São Paulo, oferecido pelas instituições de educação profissional criadas e mantidas pelo governo federal. No período a ser estudado, foi alterada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº. 9.394 de 1996) no que tange a educação profissional, assim como, teve início amplo processo de expansão de instituições e vagas nessa modalidade de ensino. As mudanças na educação profissional serão analisadas buscando compreender qual é o projeto de desenvolvimento econômico e social do governo Lula da Silva, e como se articulam o processo de expansão de instituições, cursos e vagas e o projeto societário de desenvolvimento do país. A pesquisa será desenvolvida por meio de análise documental e estatística com o objetivo de compreender as intencionalidades e o alcance do projeto de expansão em curso desde a última década; pela análise de estudos e pesquisas sobre as relações entre educação, trabalho e desenvolvimento no país, com o propósito de interrogar as principais tendências e concepções no campo da sociologia da educação; e, por fim, mediante análise de depoimentos orais com quadros dirigentes das instituições escolares e da SETEC/MEC, professores e sindicalistas. A intenção é apreender e analisar como a educação profissional se modifica para estar em consonância ou não com as transformações no mundo do trabalho e qual é o projeto de desenvolvimento econômico e social que informa estas mudanças.
Palavras-chave: educação profissional, formação profissional, políticas educacionais, desenvolvimento, trabalho.

Michelle Felipe Balthazar
Título: Professores do ensino técnico: condições e relações de trabalho.
Início: 2009
Orientadora: Aparecida Neri de Souza

Mônica dos Santos Lima
Título: A construção do corpo indígena Kalapalo: processos educativos envolvidos na inclusão pubertária.
Início: 2009
Orientadora: Elisa Kossovitch

Nayere Rodrigues Ruas
Título: Universidade Aberta para a Terceira Idade (UFMG): estudo qualitativo do impacto de suas ações entre idosos participantes.
Início: 2008
Orientadora: Neusa Maria Mendes de Gusmão

Peterson Rigato da Silva
Título: "Quem somo nós, para as crianças que brincam ao nosso redor, senão sombras?" a formação continuada das profissionais docentes nos espaços e tempos da Educação Infantil: desafios para a construção de uma pedagogia da infância.
Início: 2011
Orientadora: Ana Lúcia Goulart de Faria
Resumo: Este projeto de pesquisa tem como objeto de estudo a formação continuada das profissionais docentes, como, por quem, para quem e em quais condições esta formação se realiza, são questões fundamentais que podem revelar as relações que são construídas no tripé docentes-crianças-famílias em que se encontram presentes às relações sutis ou não de poder e dominação – do adultocentrismo entre as crianças, e entre meninos e meninas; tendo como categoria de análise as relações de gênero. Nesta perspectiva pensar na dimensão da formação se torna um instrumento para a construção de uma pedagogia da escuta, das diferenças, do movimento de uma Pedagogia da Infância.
Palavras Chaves: Formação Continuada, Educação Infantil, Profissionais docentes, Pedagogia da Infância, Relações de Gênero.

Reny Scifoni Schifino
Título: A participação da família no tripé criança-docente- família na educação infantil do município de Santo André (SP).
Início: 2008
Orientadora: Ana Lúcia Goulart de Faria

Ricardo Normanha Ribeiro de Almeida.
Título: O trabalho no cinema: operários da arte ou artistas da indústria?
Início: 2009.
Orientadora: Liliana Rolfsen Petrilli Segnini
Resumo: A atividade do artista segue determinadas regras, determinações e inscreve-se dentro de um contexto de um mercado de trabalho artístico. Desta forma, a arte constitui-se como trabalho e o artista como trabalhador. Neste sentido é de fundamental importância analisarmos a partir de agora o artista submerso no universo do trabalho, as relações sociais que permeiam este universo e sobretudo as condições impostas pelo mercado de trabalho no contexto da reestruturação produtiva. Para tal esforço faz-se importante elaborar uma pergunta sociológica: o que está por trás da aparência do campo das artes de uma forma geral, e do campo cinematográfico mais especificamente, que nos informa sobre a essência das relações sociais inscrita nestes campos? Pesquisas recentes apontam para uma significativa ampliação do grupo de profissionais ocupados nas profissões artísticas. O que aparentemente poderia significar uma melhoria nas condições de vida dos artistas, na realidade se converte numa dinâmica perversa de precarização e flexibilização das formas de trabalho. Apenas uma pequena parcela de profissionais das artes e espetáculos possui registro em carteira de trabalho, segundo dados do IBGE de 2004. O mesmo pode ser observado entre os trabalhadores do cinema. Percebe-se, pois, o predomínio do trabalho sem vínculo empregatício, temporário e balizado pelos Editais de financiamento público e/ou privado. Estas formas intermitentes de trabalho nem sempre representam grandes fontes de remuneração ou mesmo de qualidade artística, mas permite aos trabalhadores do campo das artes outras possibilidades de contatos profissionais e outros trabalhos.

Roberta Cristina de Paula
Título: As danças populares na obra de Mário de Andrade.
Início: 2009
Orientadora: Elisa Kossovitch
Resumo: Essa pesquisa, de mestrado em andamento, tem como objeto as danças populares presentes na obra Mário de Andrade, intelectual que nas décadas de 20 e 30 do século passado realizou trabalho de coleta, documentação e estudo sobre as manifestações populares brasileiras, reunindo assim um grande material sobre esse universo. O objetivo é focar no estudo das danças populares, contextualizando o período em que Mário realizou pesquisas sobre essa temática, o porque do seu interesse e destacar as danças populares como uma importante forma de expressão ; apresentarei as danças populares documentadas por ele, seus históricos, suas origens e características. Para isso utilizo o referencial teórico dos campos da sociologia, antropologia e história, com destaque para: Holanda (1985), Fernandes (1989), Elias (1994), Huizinga (1971), Freyre (2004) e Geertz (1989). É uma pesquisa qualitativa de análise documental e bibliográfica. Através desse trabalho busco identificar nas danças populares o elemento lúdico, essencialmente humano, que faz com que essas manifestações se perpetuem de geração em geração.
Palavras-chave: dança popular, Mário de Andrade, culturas.

Silvana Maria de Souza
Título: Cooperativas populares em Guarulhos.
Início: 2008
Orientadora: Márcia de Paula Leite

Silvia Patrícia Lima de Castro Pinto
Título: Análise comparativa de uma Instituição de Abrigo para Idosos das Forças Armadas e uma Instituição de Origem Étnico-cultural.
Início: 2007.
Orientadora: Olga Rodrigues de Moraes Von Simson



Iniciação Científica/Trabalho de Conclusão de Curso

Ana Cláudia Caldeiron.
Título: As relações entre bebês numa creche pública de Campinas (SP).
Início: 2009.
Orientadora: Ana Lúcia Goulart de Faria

Bárbara Furlan.
Título: Fábricas recuperadas no ABC paulista.
Início: 2009.
Orientadora: Márcia de Paula Leite

Carla Jacqueline de Moraes.
Título: Brinquedos e brincadeiras na educação infantil.
Início: 2009.
Orientadora: Ana Lúcia Goulart de Faria

Débora Evelin Ferreira.
Título: A formação docente na educação infantil.
Início: 2009.
Orientadora: Ana Lúcia Goulart de Faria

Michele Aparecida dos Santos.
Título: Agressividade como manifestação de insatisfação entre crianças pequenas na pré-escola.
Início: 2009.
Orientadora: Ana Lúcia Goulart de Faria

Patrícia Amorim de Paula.
Título: A relevância das igrejas evangélicas na formação de músicos no Brasil: um estudo sobre a Universidade Estadual de Campinas.
Início: 2010.
Orientadora: Liliana Rolfsen Petrilli Segnini