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Lattes - Diretório dos Grupos de Pesquisa

Pesquisas Concluídas

Qual é o sentido social da modernização no trabalho? (Acordo de Cooperação Internacional CNRS/FAPESP.
Período: 2006 - 2009
Coordenadora: Liliana Rolfsen Petrilli Segnini.
Integrantes: Lucie Tanguy / Helena Hirata / Danièle Linhart / Isabelle Bertaux-Wiamme / Daniele Kergoat / Aparecida Neri de Souza.
Descrição: O objetivo deste Acordo CNRS/FAPESP, vigente desde março de 2006 e com término previsto para 2009, tem por objetivo indagar Qual é o sentido social da modernização do trabalho? . As pesquisas em desenvolvimento nas duas equipes informam esta discussão e possibilitam comparabilidade, convergências e divergências observadas nos dois países. A temática trabalho -, em uma perspectiva sociológica, constitui o fulcro das análises. Para tanto, vários setores da economia, nos dois países, já foram analisados por estas equipes e outros tantos estão em análise, como, por exemplo, o setor da cultura (professores, músicos, bailarinos, técnicos do espetáculo), objeto do projeto temático FAPESP, base deste Acordo. Reconhecemos , tal como expresso no projeto, que o termo modernização, aqui distinguido da modernidade prometida no Renascimento, empresta deste, no entanto, um certo número de idéias: de progresso e da dinâmica construtiva, da aceleração do tempo, do homem mestre de sua história, da humanidade sujeito dela mesma. Assim dotado de uma conotação positiva, este termo é constantemente evocado para designar um conjunto de mudanças que deverão ocorrer e para engendrar a adesão necessária à sua realização. Esses processos foram estudados por diversos autores deste projeto em diferentes períodos e em diferentes esferas da realidade social, notadamente no que se refere ao trabalho e à educação. O Acordo de Cooperação Científica aqui proposto se apoia em análises cuja fecundidade já foi verificada, sobretudo em termos metodológicos. Ele pretende estudar as formas que adquirem as mudanças nas relações de trabalho, na organização dos assalariados, bem como as implicações sociais dessas transformações nas formas cotidianas de viver - modos de vida - , todas vinculadas a reformas justificadas em nome de um processo de mudança geral da sociedade denominado modernização. Estas mudanças, impulsionadas pelas elites políticas, universitárias ou econômicas, após a segunda guerra mu.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro..

As políticas educacionais para o desenvolvimento e trabalho docente.
Período: 1995 - 1999
Coordenadora: Aparecida Neri de Souza.
Descrição: Análise das relações entre as políticas educacionais no Estado de São Paulo, as agências multilaterais de financiamento e a organização do trabalho de professores. Foram realizados 10 estudos de caso, durante a primeira metade da década de noventa. Resultou na tese de doutoramento.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Biografias de Luso-Africanos: Trajetórias na metrópole lisboense.
Período: 2000 - 2002
Coordenadora: Neusa Maria Mendes de Gusmão.
Descrição: Analisar o percurso biográfico de jovens imigrantes do PALOP em Lisboa, buscando compreender os processos de inserção e integração social e política à realidade portuguesa. Apreender as formas de representação que resultam da condição de imigrante, estranjeiro e negro, bem como os limites decorrentes deste contexto para os processos identitários do jovem luso-africano em Portugal..
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Condições de Trabalho e Emprego na CBO 2002: Um estudo sobre as profissões em artes e espetáculos.
Período: 2001 - 2004
Descrição: Análise das profissões em artes e espetáculo na CBO 2002..
Coordenadora: Liliana Rolfsen Petrilli Segnini.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Contradições da Modernidade: O Trabalho Bancário na Av. Paulista/ São Paulo.
Período: 1992 - 1994
Coordenadora: Liliana Rolfsen Petrilli Segnini.
Descrição: Análise das relações de trabalho no setor bancário em São Paulo..

Projeto Temático - Trabalho e Formação no Campo da Cultura : Professores , Músicos e Bailarinos.
Período: 2003 - 2007
Coordenadora: Liliana Rolfsen Petrilli Segnini.
Integrantes: Dilma Fabri Marão / Maria Aparecida Alves / Katiuska Scuciato de Riz / Juliana Marília Coli / Aparecida Neri de Sousa / Carmem Lucia Rodrigues Arruda / Driely Gomes / Felipe Ferreira / Eduardo Vinicius / Cristiane Batista de Andrade / Simone do Couto Furquim / Michelle Felippe Barthazar.
Descrição: O objetivo geral deste projeto é analisar as mudanças nas formas de regulação e racionalização do trabalho em Artes e Espetáculos (músicos e bailarinos) e em Educação (professores). Trata-se de um conjunto de profissões selecionadas no campo da cultura, com o intuito de melhor compreender as mudanças em curso no mercado de trabalho, nas últimas décadas, as quais expressam relativa subordinação às leis de uma economia que pretende maior eficácia e competitividade. Para tanto, metodologicamente, privilegiará a análise comparativa internacional entre políticas públicas, mercado e organização do trabalho, observados tanto no Brasil como na França. Objetiva-se evidenciar similitudes nas características comuns e as singularidades observadas, em países com trajetórias históricas diferenciadas, informando aspectos universais do fenômeno social, como o apelo generalizado à educação e à formação profissional para realizar e levar a bom termo estas mudanças. As relações sociais de sexo serão analisadas com o objetivo de compreender separações e hierarquias, ampliando a análise sobre a formação, mercado e relações de trabalho. Inicialmente, nos dois primeiros anos, serão analisadas as formas que assumem o trabalho estável (ou relativamente), assalariado, com direitos vinculados ao trabalho. Trata-se, por um lado, de músicos de orquestra, bem como bailarinos nos corpos de baile (balé clássico ou contemporâneo), que compõem os corpos estáveis em teatros subsidiados com recursos públicos; e por outro lado, de professores que trabalham em escolas de ensino médio e da educação profissional. Privilegiar os teatros subvencionados e escolas mantidas pelo Estado justifica-se por que representam instituições que possibilitam o mais elevado grau de direitos vinculados ao trabalho, no heterogêneo mundo da área cultural. No terceiro e quarto anos de pesquisa serão enfocadas, nos mesmos países e instituições, as formas autônomas, precárias, remplançants (substitutos), intermitentes, sub-cont.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

Desemprego e Terceirização: Trabalho, Qualificação e Direitos Sociais.
Período: 1998 - 2001
Coordenador: Liliana Rolfsen Petrilli Segnini.
Descrição: Análise do processo de terceirização e crescimento do desemprego no setor bancário..

Desenvolvimento Econômico Local e Descentralização na América Latina: a experiência da Câmara Regional do Grande ABC Paulista.
Período: 1998 - 2000
Coordenadora: Marcia de Paula Leite.
Integrantes: Silvana Maria de Souza.
Descrição: Estudo sobre a Câmara Regional do ABC, recuperando seu processo histórico de constituição e discutindo seus limites e potencialidades. Projeto financiado pela Cepal.

Formação profissional e trabalho nas narrativas de artistas visuais selecionados na edição 2008-2009 - Trilhas do Desejo. Programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais.
Período: 2008 - 2009
Coordenadora: Liliana Rolfsen Petrilli Segnini.
Integrantes: Marina Petrilli Segnini / Dilma Fabri Marão Pichoneri.
Descrição: O objetivo geral deste projeto é contribuir para com o conhecimento sociológico a respeito do campo artístico no Brasil. Para tanto, privilegiará as trajetórias de formação profissional e de trabalho dos participantes e premiados no programa Rumos Itaú Cultural, criado em 1997. Dança, Música, Literatura, Artes Visuais, constituem expressões da produção das diferentes regiões geográficas do país representadas por milhares de artistas inscritos todos os anos. Entre eles, cinqüenta são premiados por categoria, constituindo assim privilegiado campo de pesquisa pela abrangência nacional do programa e pelas diferentes linguagens selecionadas. Indagar a origem sócio-econômica dos participantes, como se formam profissionalmente e como desenvolvem suas carreiras, possibilita a análise das relações sociais e institucionais que contribuem para a criação artística no Brasil. A relevância (ou não) da família, do Estado (por meio de políticas públicas), da igreja, das escolas (públicas e privadas), organizações não governamentais constituem exemplos de instituições a serem consideradas, entre outras que surgirão no processo de pesquisa. As relações sociais de classe, de gênero e etnia também contribuem para a compreensão da relação entre a singularidade deste campo face à sociedade brasileira. Assim, freqüentemente analisado sob o equivocado registro de vocação ou dom, cabe interrogar as especificidades sociais observadas nos processos de formação e trabalho em arte. O projeto de pesquisa, ora proposto, significa a segunda fase de um programa desenvolvido pelo Observatório Itaú Cultural, tendo como objeto o Programa Rumos Artes Visuais, no qual 45 profissionais foram selecionados, entre 1617 inscritos..
Financiador(es): Instituto Itaú Cultural - Auxílio financeiro.

Formação Profissional e Trabalho nas narrativas de músicos selecionados Programa Rumos Itaú Cultural Música - Edição 2008/2009.
Coordenadora: Liliana Rolfsen Petrilli Segnini.
Integrantes: Marina Petrilli Segnini / Dilma Fabri marão Pichoneri.
Descrição: Analisar as condições sociais de formação profissional e de trabalho artístico, considerando a vivência de um grupo composto por quarenta músicos, de diversas regiões do país e também diversos gêneros musicais, selecionados entre os premiados no programa Rumos Itaú Cultural, criado desde 1997. O objetivo deste projeto é indagar a origem sócio-econômica dos participantes deste grupo, como se formaram profissionalmente e como desenvolvem suas carreiras. Assim, procura-se analisar múltiplos aspectos observados nas relações sociais e institucionais que contribuem para a criação artística no Brasil. A relevância (ou não) da família, do Estado (por meio de políticas públicas), da igreja, das escolas (públicas e privadas), organizações não governamentais, constitui exemplos de instituições a serem consideradas, entre outras que surgirão no processo de pesquisa. As relações sociais de classe, de gênero e etnia também contribuem para a compreensão da relação entre a singularidade deste campo no contexto da sociedade brasileira. Desta forma, procura-se ir além da equivocada compreensão que considera determinante na formação do artista a vocação ou dom, e interrogar as especificidades sociais observadas nos processos de formação e trabalho em arte. Pesquisa financiada pelo Observatório de Atividades Culturais do Instituto Cultural Itaú .
Financiador(es): Instituto Itaú Cultural - Auxílio financeiro..

Formas diferenciadas de relações empregatícias e qualificações requeridas em um contexto altamente informatizado: Análise do Sistema Financeiro no Brasil.
Período: 1996 - 1998
Descrição: Análise das múltiplas formas de relações empregatícias no setor bancário..
Coordenadora: Liliana Rolfsen Petrilli Segnini.

Gestão local, empregabilidade e equidade de gênero e raça: Uma experiência de política pública na região do ABC Paulista.
Período: 2001 - 2003
Coordenadora: Marcia de Paula Leite.
Integrantes: Silvana Maria de Souza / Nadya Guimarães.
Descrição: Produzir um diagnóstico, em conjunto com os atores, sobre problemas de inclusão de mulheres e negros, nos anos 90, nos setores automobilístico, químico-petroquímico, bancário e supermercadista; fazer um balanço das diversas iniciativas inovadoras, voltadas para maximizar a inclusão de mulheres e negros; e propor políticas públicas voltadas para o tema.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

Imigrantes portugueses e africanos no pós-guerra: Trajetórias no contexto paulista.
Período: 1997 - 2000
Coordenadora: Neusa Maria Mendes de Gusmão.
Descrição: Estudos de processos migratórias no contexto Paulista no inicio do século XX até o presente buscando compreender a realidade de grupos culturais diversos no contexto brasileiro em termos de trajetórias e inserção social..
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Luso-africanos em Campinas: Migração, Cultura e Educação.
Período: 2002 - 2005
Coordenadora: Neusa Maria Mendes de Gusmão.
Descrição: Estabelecer e analisar as representações e a dinâmica de diferentes grupos étnicos no interior da cultura brasileira, particularmente em Campinas, buscando compreender nesse contexto, a partir de suas trajetórias, o campo político da imigração, a vida cotidiana de imigrantes negros de origem africana, nomeadamente originários dos PALOP (Países Africanos de Lingua Oficial Portuguesa). Projeto vinculado: Imigrantes Portugueses e africanos no pós-guerra: trajetórias no contexto paulista; NAP/CERU/USP/UNICAMP.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Luso-Africanos em Campinas e São Paulo: Imigração, Cultura e Educação.
Período: 2005 - 2008
Coordenadora: Integrantes: Neusa Maria Mendes de Gusmão.
Descrição: O presente projeto considera a presença de estudantes estrangeiros, provenientes dos PALOP, em instituições públicas - UNICAMP e USP - nas cidades de Campinas e São Paulo. Busca-se compreender as formas de inserção na realidade universitária brasileira e possivéis emergências de formas associativas, vinculadas ou não a grupos de nacionalidades e sua natureza..
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Luso-africanos em Campinas e São Paulo: imigração, cultura e educação - Parte II.
Período: 2005 - 2008
Coordenadora: Neusa Maria Mendes de Gusmão.
Descrição: O presente projeto considera a presença de estudantes estrangeiros, provenientes dos PALOP, em instituições públicas - UNICAMP e USP - nas cidades de Campinas e São Paulo. Busca-se compreender as formas de inserção na realidade universitária brasileira e possivéis emergências de formas associativas, vinculadas ou não a grupos de nacionalidades e sua natureza.

 

Modernização da Classificação Brasileira das Ocupações.
Período: 2000 - 2002
Coordenadora: Liliana Rolfsen Petrilli Segnini.
Integrantes: Vicente Rodriguez / Zeila de Brito Fabri Demartini / Aparecida Neri de Souza.
Descrição: Elaboração da nova classificação brasileira das ocupações; descrição das atividades profissionais de 50 grupos ocupacionais na área de ensino, artes e judiciário, utilizando a metodologia Developing of curriculum.
Financiador(es): MInistério do Trabalho e do Emprego - Cooperação.

Novas tecnologias, qualificação e formação profissional: tendências e perspectivas do setor metalúrgico.
Período: 1992 - 1994
Coordenadora: Marcia de Paula Leite.
Integrantes: Eneida Shiroma.
Descrição: O projeto visou investigar os novos requerimentos de formação profissional e escolaridade para os trabalhadores do setor metalúrgico. A pesquisa foi desenvolvida na Grande São Paulo e Campinas e contou com auxílio financeiro da Fapesp, do INEP e da Red Latinoamericana de Educación y Trabajo.

Mudanças na organização do trabalho, relações profissionais e formação.
Período: 2000 - 2004
Coordenadora: Liliana Rolfsen Petrilli Segnini.
Integrantes: Vicente Rodriguez / Marcia de Paula Leite / Neusa Maria Mendes de Gusmão / José Roberto Heloani / Lucilia Regina de Souza Machado / Fernando Selmar Fidalgo de Oliveira / Eloisa Helena Santos / Maria Laetitia Corrêa / Dalila Andrade de Oliveira / Maria Rosa Lombardi / Maria Amalia de Almeida Cunha / Selma Venco / Aparecida Neri de Souza.
Descrição: Compreender como se produz as mudanças - aparentemente universais -na organização do trabalho e mostrar que estas são obras de instâncias políticas, de grupos sociais que agem às vezes em um desconhecimento mútuo, mas que dividem um certo número de pontos de vista comuns ou concordantes sobre o mundo. Análise das relações entre o papel dos organismos internacionais reguladores, as políticas públicas, a educação e formação profissional no Brasil..
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação / Comité Français d'Évalution de la Coopération Universitaire avec le Brésil - Cooperação.

O trabalho na cadeia de confecções.
Período: 2003 - 2007
Coordenadora: Marcia de Paula Leite.
Integrantes: Silvana Maria de Souza.
Descrição: O objetivo principal deste projeto é a análise da nova estrutura produtiva no setor de confecções e suas implicações para o trabalho. O estudo consiste centralmente na análise do trabalho nos diferentes níveis da cadeia de confecção, ressaltando a dimensão de gênero e as novas práticas sindicais voltadas para o enfrentamento das questões que a reestruturação produtiva vem colocando ao setor.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Projeto de Pesquisa CAPES-COFECUB.
Período: 2000 - 2003
Coordenadora: Liliana Rolfsen Petrilli Segnini.
Integrantes: Lucie Tanguy - Integrante / Lucilia Machado.
Descrição: Discursos e estudos sobre a racionalização do trabalho apresentam geralmente características comuns a todos os países que encontram-se submetidos às leis de uma economia que se mundializa e que obedecem à procura por maior eficácia e maior competitividade. De fato, se observamos a descrição dos fenômenos em curso nas grandes empresas industriais e de serviços, um certo número de similitudes podem ser registradas entre uma série de características de mudanças nas relações de trabalho, em países que ocupam lugares diferenciados na economia mundial, mas que possuem histórias sociais e culturais entrelaçadas como a França e o Brasil. O paralelismo parece continuar quando observamos o apelo generalizado, nas sociedades européias e nos países de industrialização recente como o Brasil, à educação e à formação profissional para realizar e levar a bom termo estas mudanças. Na França, como no Brasil, as políticas nacionais e programas específicos privilegiam a formação como instrumento de acompanhamento destas mudanças. No entanto, estes discursos unânimes não exprimem mais do que alguns aspectos da realidade, construidos de acordo com uma perspectiva dominante e não dão conta da diversidade que lhes são inerentes e de suas contradições. Referimo-nos sobretudo ao pensamento comum difundido em escala internacional, sob a forma de proposições aparentemente irrefutáveis, que oculta que esta ordem social almejada é produto de ações coletivas e individuais nos quais a racionalidade é orientada para fins determinados que, de forma alguma, representam interesses consensuais. .

Reestruturação Produtiva e Qualificação.
Período: 1995 - 1998
Coordenadora: Marcia de Paula Leite.
Integrantes: Anne Caroline Posthuma / Sonia Regina Martins / Maria Rosa Lombardi.
Descrição: Projeto nacional, sediado no Centro de Estudos Educação e Sociedade, desenvolvido em vários estados - Bahia (UFBA), Rio Grande do Sul (UFRGS), Minas Gerais (UFMG), Rio de Janeiro (UFRJ), e São Paulo (Unicamp) - e em diferentes cadeias e complexos produtivos: automobílistica, química e petroquímica, eletrônica, calçados, vestuário e metal-mecânica. O projeto foi coordenado por mim e tinha como eixo a discussão sobre os novos requisitos de qualificação e competências..
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

Reformas do ensino médio e da educação profissional: mudanças na organização do trabalho docente?
Período: 1999 - 2004
Coordenadora: Aparecida Neri de Souza.
Descrição: A pesquisa objetiva investigar os reflexos das transformações pelas quais vêm passando as sociedades contemporâneas, dentre as quais destacam as políticas educacionais, na organização social da profissão docente, considerando a questão do emprego e do conteúdo do próprio trabalho. Investigar trajetórias profissionais de professores e professoras implica em desvendar as conseqüências mais visíveis das reformas educacionais que vem operando transformações nas concepções de educação e suas relações com os processos de desenvolvimento sócio-econômico e cultural. O projeto se insere nas reflexões sobre as relações entre educação e trabalho como fator de mudança na organização do trabalho e dos trabalhadores, embora o destaque seja a organização do trabalho docente.

Relações de Gênero no Trabalho Bancário no Brasil.
Período: 1994 – 1996
Coordenadora: Liliana Rolfsen Petrilli Segnini.
Descrição: Análise das relações de gênero no setor bancário na década de 90.

Sociologia do Trabalho e Educação - Acordo de cooperação entre a Universidade Estadual de Campinas (Brasil) e a Universidad Autónoma Metropolitana, Iztapalapa (México).
Período: 2007 - 2010
Coordenadora: Liliana Rolfsen Petrilli Segnini.
Integrantes: Marcia de Paula Leite.

Trabalho e formação profissional no campo da cultura: os professores.
Período: 2004 - 2007
Coordenadora: Aparecida Neri de Souza
Integrantes: Cristiane Batista de Andrade / Simone do Couto Furquim / Michelle Felippe Barthazar.
Descrição: Analise das mudanças nas fromas de regulação e racionalização do trabalho em educação. Selecionou-se uma profissão, no campo da cultura, com o intuito de melhor compreender as mudanças em curso no mercado de trabalho, nas últimas décadas, as quais expressam relativa subordinação às leis de uma economia que pretende maior eficácia e competitividade. Metodologicamente privilegiar-se-à a análise comparativa internacional (Brasil e França) entre políticas educacionais, mercado e organização do trabalho e relações sociais de sexo..
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.