Laboratório de Práticas de Educação e Saúde

Início

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

      ARTIGOS

    • BAGNATO, Maria Helena S. & COSTA, Fátima N. A. Cambios en la Educación Profisionalizante y en la Enseñanza Media en Enfemeira. Anais - Pedagogia 99 – Encuentro Por La Unidad De Los Educadores Latino Americanos – Havana/CUBA, 1 a 5 de fevereiro de 1999.

      Resumo: Este texto discute críticamente los cambios en la enseñanza media en Brasil, ocurridas por la aplicación de la Ley de "Diretrizes e Bases da Educação Nacional" Nº 9394 de 1996, el Decreto Nº 2208 de 1997 y la Resolución Nº 3 de 1998, que establecen las Directrices Curriculares Nacionales para la enseñanza a nivel de educación media. Se está en presencia de un retroceso producido por estas legislaciones, cuando se las compara con la anterior disposición legal, ya que producen la separación entre la enseñanza técnica y la enseñanza media. La primera propiciará preparación básica para el trabajo, siendo ofrecida de forma concomitante o posterior a la enseñanza media, y la segunda está comprometida con una formación más general, proporcionando mejores condiciones para que los estudiantes se orienten hacia la universidad. Las legislaciones aprobadas reflejan los intereses de la política neoliberal presente en el Estado Brasileño. Mostrando una sintonía con los cambios estructurales de la reorganización productiva mundial, que pone énfasis en la racionalización de recursos y en la reducción de la participación del Estado en las políticas sociales. En este proceso está presente la aceptación de los principios establecidos por el Banco Mundial, con el propósito de obtener financiamiento para este nivel de enseñanza. Se hace explícita, también, la manera como el país se articula con el proceso de globalización mundial; que tiene como característica un papel social dependiente, más consumidor que productor de conocimiento, perdiéndose la oportunidad de conquistar su autonomía, inclusive en el campo de formación profesional. Estas legislaciones traen cambios en la enseñanza media en enfermería, que en conjunto con otras cuestiones de la enseñanza profesionalizante, están siendo discutidas por las instituciones profesionales del área, intentando avanzar, en los espacios posibles, en dirección a una formación que contemple las necesidades de salud de la mayoría de la población.

    • DE SORDI, Mara R. L. & BAGNATO, Maria Helena S. Subsídios para uma Formação Profissional Crítico-Reflexiva na Área da Saúde: O Desafio da Virada do Século. Revista Latino Americana de Enfermagem. Vol.6, No.2, p.83-88. Abril de 1998.

      Resumo: A mudança da lógica da formação dos profissionais de saúde é uma exigência frente aos desafios da nova ordem mundial. O presente estudo busca problematizar as bases do ensino crítico-reflexivo na área e sua contribuição para uma inserção dos profissionais no mercado de trabalho. Esta inserção deve ser regida pela ética da cidadania coletiva e deve estar disposta a enfrentar de forma organizada os interesses do projeto neoliberal

    • DE SORDI, Mara R. L. & BAGNATO, Maria Helena S.& COCCO, Maria Inês M. Problematizando o Novo Currículo Mínimo de Enfermagem: Desafios e Possibilidades. Revista Pro-Posições - Unicamp, Campinas. Vol.8, No.1[22], p.38-44. Março/1997.

      Resumo: O objetivo deste artigo é o de identificar algumas pro-posições para a discussão do projeto de reformulação do currículo dos cursos de graduação em Enfermagem, que fooi implantado como surrículo pleno em 1996. As autoras entendem que uma mudança no currículo é mais ampla que a simples alteração dos nomes ou do número de horas das disciplinas. Alguna questionamentos são feitos em relação: 1) à visão de mundo, de homem e sociedade dos profissionais, dos professores, dos alunos e da população; 2) ao mercado de trabalho; às políticas de saúde, buscando romper com uma forma já estabelecida de ser e fazer Enfermagem. A seguir, é analisada a importância de a Licenciatura em Enfermagem estar integrada às disciplinas do Bacharelado.

    • BAGNATO, Maria Helena S. Concepções pedagógicas no Ensino de Enfermagem no Brasil . Revista Texto e Contexto - Enfermagem, Florianópolis. Vol.6, No.3, p.233-240, Set/Dez de 1997

      Resumo: Este trabalho pretende identificar as concepções pedagógicas predominantes no ensino de Enfermagem no Brasil, explicitando alguns valores que estão presentes no mesmo, questionando-os, criticando-os e verificando seus significados para a formação dos profissionais da área, colaborando assim na construção de uma perspectiva crítico-reflexiva de educação comprometida com uma política pública de saúde que atenda a maioria da população.

    • PEZZATO, Luciane M. O Atendente de Consultório Dentário– ACD: Um profissional de Saúde? Anais do III Encontro de formação de ensino médio em enfermagem: identidades e competências profissionais. Araraquara-SP, realizado no período 30 de setembro a 1 de outubro de 1999.

      Resumo:O presente trabalho consta de algumas reflexões advindas da atenção periférica que vem sendo dada, às questões relacionadas as políticas de formação de recursos humanos na área da saúde, em especial o pessoal auxiliar odontológico, entre eles o Atendente de Consultório Dentário-ACD. Considerando, como ponto de partida, que o ACD sempre esteve a margem da Odontologia, sendo, historicamente, uma categoria com pouca ou sem qualificação específica, ou mesmo com baixa escolaridade, o texto propõe trazer a tona estas reflexões, afim de expandi-las para a situação atual do profissional ACD, no Brasil. Primeiramente partimos do contexto político, econômico, social em que nos encontramos enquanto país globalizado, em seguida abordamos a profissão e o trabalho em saúde, apontando para uma tend6encia das especialidades e trazemos algumas contribuições a respeito das regulamentações desta profissão nos órgãos de classe, no sistema de ensino e sua não regulamentação no Ministério da Trabalho Uma vez que acreditamos que a área da saúde integra as políticas sociais, a qual encontra-se num processo de constante precarização, sendo esta uma das conseqüências do desenvolvimento do capitalismo, podemos afirmar que a situação atual da política de formação de recursos humanos na área da saúde também passa por um desmantelamento podendo ter conseqüências seríssimas para a saúde da população. No caso, o descaso com a qualificação do ACD, pode comprometer a atenção em Saúde Bucal oferecida a população de maneira geral, seja nos serviços públicos ou privados.




praesa@unicamp.br