Laboratório de Práticas de Educação e Saúde

Início

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

      LIVROS

      BAGNATO , Maria Helena S., RENOVATO, Rogério Dias. Práticas Educativas em Saúde: um território de saber, poder e produção de identidades (capítulo de livro no prelo).17 p.


      BAGNATO, Maria Helena S.; COCCO, Maria Inês M. ; DE SORDI, Mara R. L. (orgs.)

      Educação, Saúde e Trabalho: antigos problemas, novos contextos, outros olhares.

      Edit. Alínea, Campinas-SP, 1999 .ISBN 85-86491-45-4.

      Foi um desafio e um desejo, acalentados ao longo do tempo, pelos membros do Laboratório deEstudos e Práticas de Educação e Saúde, da Faculdade de Educação da UNICAMP, reunir autores de diferentes áreas e regiões geográficas, para pensar de maneira crítica e dialética, temas que contemplassem as esferas da Educação e Saúde, buscando fundamentar-se principalmente na articulação entre a teoria e a prática.Na tessitura do trabalho criou-se um movimento rico e plural, que ora acentuou a atenção para os aspectos macrocontextuais- polítiocs, sociais, éticos e econômicos- ora para os microcontextuais, rompendo com a linearidade das idéias e do pensar instituídos.Na proximidade de um novo tempo, mais do que concluir nossas reflexões, tecidas na polissemia dos diversos olhares, acreditamos que as contribuições serão aquelas que tivermos a ousadia e a coragem de explicitá-las e perseguí-las.

      "É um livro de Educação sem os vícios do pedagogismo. Trata de ética ao longo de todos sem incidir nos erros da superficialidade ao lidar com uma questão tão complexa e ao mesmo tempo tão atual. Traz dados e informações sobre economia e sociedade, sem que seus autores viessem a cair mnas armadilhas do "sociologismo", ou do "economicismo". Em síntese: são textos atuais, que devem ser objetos de leitura, reflexão e discussão por parte dos professores universitários em geral." (Newton Balzan)



      BUENO, Sonia M. V.; COSTA, Fátima N. A.; BAGNATO, Maria Helena S.; OLIVEIRA, Maria Waldenez (orgs).Enfermeiro Professor e o Ensino Médio em Enfermagem. Editora: USP/UNESP/UNICAMP/UFSCAR/FAPESP/Fundação Instituto de Enfermagem de Ribeirão Preto. Gráfica São Gabriel ISBN 85-8686862-02-9. Ribeirão Preto-SP - 1998

      O presente livro, é o produto de Encontro Nacional de Formação de Professores de Ensino Médio em Enfermagem, realizado na USP-Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto -SP, em 29 e 30 de setembro de 1997, promovido pelas Comissões de Graduação e de Licenciatura desta unidade, com o apoio da UNICAMP, UNESP e UFSCAR.

      Seu objetivo geral, constituiu em produzir, catalizar e sistematizar amplamente, conhecimentos em níveis variados sobre a área de formação de professores, com ênfase na relação desta com a oferta de um ensino e de uma assitência de qualidade, resgatando pesquisas e interesses das comunidades escolares e de outros segmentos sociais que buscam subsídios para a construção e condução de projetos de formação básica, de ensino ou de educação continuada de professores e demais agentes educacionais que atuam neste nível, em enfermagem.

      Este encontro. reportou um momento de significante relevância para geração e troca de conhecimentos, com participação efetiva de profissionais de experiências diversificadas em ensino e pesquisa, relevando um panorama do estado atual de pesquisa, de ensaios e de reflexões na área, culminando com o surgimento de questões emergentes debatidas naquele instante.

      Esta coletânea, contém textos apresentados pelos profissionais que proferiram suas comunicações em conferências e palestras nos painéis e em alguns trabalhos selecionados para sessões coordenadas e posters, individualmente ou em grupo, cujas temáticas centraram: na LDB, na formação de professores de ensino médio em enfermagem e na educação continuada, vislumbrando a produção científico-pedagógica atual da área; alternativas de aplicação de conhecimento produtivo, tendo em vista a realidade das escolas brasileiras e as políticas contemporâneas de saúde; experiências educacionais alternativas de formação de professores e ensino, perquisa e extensão, levando em consideração o processo de socialização do professor e projetando formas concretas de intervenção na formação profissional para a garantia da otimização da qualidade do ensino, da assitência e da pesquisa neste campo, em nível nacional.

      (Sonia Maria Villela Bueno)



praesa@unicamp.br