Notícias

Fotografia de uma mulher segurando o livro infantil “O Príncipe Sapo” e uma criança interagindo com o livro, na Biblioteca da Faculdade de Educação da UNICAMP. A criança é um menino de pele clara, tem cabelo castanho e liso e veste uma blusa laranja, e está apontando para a capa do livro. A mulher tem pele clara, cabelo castanho e liso e veste uma blusa preta e uma calça rosa, e está sorrindo. A capa do livro contém uma ilustração de uma moça loira sendo beijada na bochecha por um sapo. Ao fundo da fotografia, há crianças ao redor de uma mesa brincando com papéis. Fim da descrição.
Uma vista externa de um prédio com a palavra "Educação" em letras pretas, na fachada avermelhada, cercada por árvores e arbustos verdes. A composição da imagem é simples e focada. O prédio, com a inscrição "Educação", ocupa a maior parte do centro da imagem. A fachada avermelhada do prédio é clara e bem definida. As árvores verdes e arbustos circundam o edifício, fornecendo um contraste de cor e textura. Há um leve fundo de árvores e céu, o que confere um toque de ambiente e contexto. O foco da imagem é o prédio, com um destaque na placa "Educação". O principal elemento da imagem é o prédio. A fachada apresenta um tom avermelhado e a inscrição "Educação" em letras pretas, indicando seu propósito. A estrutura arquitetônica é retangular, com linhas retas e simples. O estilo da imagem é fotográfico, com foco na documentação e na apresentação visual do local. A iluminação parece ser natural, e o dia está claro. O tom de cor é principalmente verde e vermelho, o que indica a presença de árvores e do edifício. O local parece ser um campus escolar, com árvores e espaços verdes bem cuidados ao redor do prédio. A luz é natural e o dia está claro. A atmosfera transmite a ideia de um ambiente tranquilo e focado em atividades educacionais.
Uma placa de sinalização externa, na frente de um prédio, anuncia a "Faculdade de Educação" e "School of Education". A composição da imagem é focada em uma placa grande, branca, com o nome "FE" e "Faculdade de Educação" e "School of Education" em letras pretas, posicionada centralmente em frente a um edifício de tijolos vermelhos. A placa está em destaque, com seu fundo branco contrastando com a estrutura do edifício. A imagem mostra uma escada de pedra que leva ao edifício. A vegetação, composta por grama e árvores, complementa o cenário. O tempo e a iluminação parecem ser de dia claro. A placa, o principal sujeito da imagem, é feita de material branco e possui letras pretas grandes e destacadas, indicando claramente o nome e a função do edifício. As palavras "Faculdade de Educação" e "School of Education" aparecem abaixo do acrônimo "FE", mostrando também a nomenclatura em português e inglês. A placa está bem iluminada, o que facilita a leitura das informações. O estilo da imagem é fotográfico, com foco na apresentação clara e objetiva da informação. Não há elementos artísticos ou estilizados, apenas a documentação da fachada de um prédio e de sua placa. O tom da imagem é formal e objetivo. O cenário da imagem é composto por um edifício universitário ou acadêmico de tijolos vermelhos, com uma escada de acesso, e grama. A iluminação é natural, sugerindo um dia ensolarado. Os elementos ambientais contribuem para uma atmosfera de calma e organização, típica de um ambiente institucional.
Uma imagem mostra um grupo de crianças de diferentes etnias e idades sentadas em volta de uma mesa, aparentando estar envolvidas em tarefas escolares. A composição da imagem é centralizada na mesa com livros abertos e crianças em diferentes posições. As crianças estão interagindo entre si, compartilhando os materiais e se concentrando nas tarefas. As crianças parecem engajadas e felizes. A moldura da imagem capta a dinâmica e a atmosfera de concentração entre as crianças. Os elementos da imagem estão posicionados de forma que o foco esteja nas expressões de felicidade e cooperação das crianças. Os principais sujeitos da imagem são um grupo de crianças em idade escolar primária ou fundamental. As crianças são de diferentes etnias e possuem características físicas distintas. Todas estão com expressões felizes e parecem engajadas em uma atividade conjunta. Elas usam roupas casuais. Não são perceptíveis as características físicas, expressões faciais ou vestimentas detalhadamente. Todas demonstram alegria e concentração durante as atividades escolares. O meio artístico da imagem é fotográfico. A execução técnica é nítida e bem iluminada, apresentando cores vibrantes e vivas que realçam a atmosfera alegre e colaborativa. O estilo da imagem parece ser uma foto bem trabalhada para destacar o aspecto colaborativo e a alegria das crianças. Escolhas criativas foram feitas para enfatizar as expressões de alegria e cooperação das crianças e o ambiente colaborativo. O ambiente se passa dentro de uma sala de aula ou ambiente escolar. A iluminação é natural, suficiente e bem distribuída, criando uma atmosfera alegre e positiva. A composição e a iluminação da imagem produzem uma atmosfera de ensino e aprendizagem, com o grupo de crianças cooperando entre si e se concentrando em seu trabalho. Há livros e objetos escolares sobre a mesa. O ambiente de ensino é colaborativo e positivo.
Uma moça sorridente usando fones de ouvido amarelos, camiseta laranja e cabelo preso em coque, sentada à mesa enquanto assiste a algo no notebook e escreve em um caderno.
Foto da Dra. Simone Lucas Gonçalves de Oliveira, coordenadora da Biblioteca "Prof. Joel Martins". Imagem: Fabiana Alves.
Fotografia da entrada do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Reunião da FE/Unicamp com HSE São Petesburgo
Uma grande quantidade de estudantes posa em uma sala de aula. Afrente da mesa principal há uma bandeira com faixas nas cores do arco-íris.