A aprendizagem autorregulada é o processo pelo qual indivíduos ativam, orientam, monitoram e se responsabilizam pela sua própria aprendizagem. Requer a integração de aspectos cognitivos, metacognitivos, afetivos, motivacionais e comportamentais envolvidos no aprender. Sua importância é reconhecida entre pesquisadores, já que existem evidências de que os processos autorregulatórios podem ser ensinados durante a escolarização formal.

A relevância de aprofundar estudos, de avançar cientificamente na construção de conhecimentos sólidos e estimular discussões a respeito da aprendizagem autorregulada em nosso meio, bem como de pensá-la numa perspectiva transcultural, aliadas à necessidade de promover oportunidades para pesquisas interinstitucionais e em redes de colaboração com experts na temática e ao imenso interesse despertado do I Seminário realizado em 2016, bem como seus importantes desdobramentos motivaram a realização do II Seminário Internacional Aprendizagem Autorregulada e Motivação: Desafios e Aplicações no Contexto Educativo

Acredita-se que o II Seminário Internacional Aprendizagem Autorregulada e Motivação: Desafios e Aplicações no Contexto Educativo, uma importante iniciativa, de caráter internacional, envolvendo países como Brasil, Portugal e Estados Unidos, contribuirá fortemente para melhorar as necessidades existentes. Ademais, proporcionará um contexto importante para aprendizagem e produção do conhecimento, bem como para a reflexão acerca das lacunas e dificuldades inerentes aos métodos de pesquisa e a construção do conhecimento em autorregulação no contexto educativo. Mais precisamente, tem como objetivos principais:

O II Seminário tem como tema as iniciativas e investigações que adotam como referencial a perspectiva da aprendizagem autorregulada, nas suas dimensões cognitivas, metacognitivas, motivacionais, afetivas e sociais, no contexto da escolarização formal, desenvolvidas por pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Visa também incentivar a publicação de resumos de trabalhos dos autores participantes do evento com o objetivo de criar espaço para a discussão das pesquisas concluídas e em andamento, a partir das proposições aprovadas pelo comitê científico e por pareceristas ad hoc, considerando os seguintes eixos temáticos:





Centro de Convenções - UNICAMP
Avenida Érico Veríssimo, 500
Cidade Universitária, Zeferino Vaz - Barão Geraldo
Campinas - SP, 13083-851









Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados à Faculdade de Educação da Unicamp (FE/Unicamp)