Giovanna da Costa Romaro | Atualizado em 05/06/2023 - 17:11 Agenda

CANCELADO 1º Webinário - Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar

Tipo:
Webinário
Data:
05/06/2023 - 17:00 a 05/06/2023 - 19:00
Local:
Convidados:
  • Andressa Pellanda (Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala)
Mediadores:
  • Carlos Eduardo Albuquerque Miranda (FE/Unicamp)
Objetivo do evento:
Para serem eficazes, os programas de prevenção, intervenção e posvenção da violência exigem das instituições de ensino esforços colaborativos em toda a comunidade, incluindo estudantes; familiares e/ou responsáveis; profissionais da educação, gestores e conselheiros; profissionais de saúde mental, proteção e assistência social; policiais da ronda escolar, pessoal de resposta a emergências, profissionais de segurança; entre outros.

Os gestores das instituições de ensino, por meio do conselho escolar, devem reunir os atores mencionados acima para desenvolver estratégias apropriadas para seus próprios ambientes educacionais e comunitários.

Enfatizamos que é necessário assegurar que o ambiente educacional seja saudável e acolhedor, promovendo a criação, a criatividade e a criticidade, e que a educomunicação deve permear os variados
componentes curriculares.

Nesse sentido, orientamos o seguimento das seguintes diretrizes, contextualizadas aos territórios.
Público alvo:
Estudantes; familiares e/ou responsáveis; profissionais da educação, gestores e conselheiros; profissionais de saúde mental, proteção e assistência social; policiais da ronda escolar, pessoal de resposta a emergências, profissionais de segurança; e outros
Período de inscrição:

Evento online e pago.

É necessário se inscrever para participar.

Valores:

Andressa Pellanda faz parte Grupo de Trabalho Executivo do Ministério da Educação para o Enfrentamento e Prevenção às Violências nas Escolas e Universidades.

É coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e integrante da Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala. Representa a Campanha Nacional pelo Direito à Educação (Brasil), integrando a coordenação da Consulta Coletiva de ONGs da Unesco Global, o Comitê Gestor da Rede Lusófona pelo Direito à Educação; a membresia da Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação; a membresia da Campanha Global pela Educação; a membresia do Consórcio Global sobre Privatização da Educação e Direitos Humanos, do Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa, do GT Agenda 2030 no Brasil e do Coletivo RPU Brasil. Filiada da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação – Fineduca, da Associação Brasileira de Relações Internacionais – ABRI, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC e da Comparative and International Education Society - CIES.

Contato - secretaria do evento

secretaria@alb.org.br

(0**19) 3521-7960

Acesse: webinariorecomendac.eventize.com.br

Sobre a ALB

ALB nasceu no início dos anos 80, durante o terceiro COLE, por decisão de assembléia. O comitê provisório da entidade tomou posse e realizou sua primeira reunião nos dias 17 e 18 de Dezembro de 1981.
A Associação de Leitura do Brasil e o Congresso de Leitura do Brasil formaram-se no interior da luta pela redemocratização do país e foram importantes instrumentos de garantia do direito à palavra e veículo de expressão de diversos segmentos sociais. A questão da promoção e do estímulo à leitura passava, naquela época, fundamentalmente pela divulgação do próprio texto escrito num momento em que havia poucos espaços de publicação e de informação.

Realização:
  • Associação de Leitura do Brasil - ALB