Graduação

+55 19 3521-5575 (Pedagogia), +55 19 3521-5574 (Licenciatura), +55 19 3521-7961 (LAE), +55 19 3521-5577 (Pedagogia)

Graduação

O curso de Licenciatura em Pedagogia - Faculdade de Educação / Unicamp:

O percurso de formação do licenciado em Pedagogia objetiva qualificação para o trabalho em instituições educativas para atuar no magistério na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, disciplinas pedagógicas de cursos de formação em nível médio e Educação Especial, na gestão pedagógica e educacional, no âmbito escolar e institucional. Qualifica também para o trabalho em instituições não-escolares e não formais. Faz parte dessa formação profissional a experiência investigativa, bem como de reflexão acerca de aspectos políticos e culturais da ação educativa.

O curso é oferecido em dois períodos: 

- curso 20 - Pedagogia Integral, das 8 às 18 horas

- curso 38 - Pedagogia Noturno, das 19 às 23 horas.

 

Intervindo na sociedade: além da sala de aula

A proposta do curso de graduação em Pedagogia da Unicamp, oferecido pela Faculdade de Educação (FE), nos períodos integral e noturno, é proporcionar a formação necessária para intervir nas mais diversas realidades educacionais, sejam elas formais ou não. O objetivo é oferecer ao aluno sólida formação teórico-prática que lhe permita atuar na sociedade por meio da educação, seja na sala de aula, nos cargos de gestão ou em quaisquer outras áreas que requisitam um trabalho político-pedagógico. O currículo de Pedagogia é constituído por um rol bastante diversificado de disciplinas que vão desde a área de humanas, como filosofia, psicologia, sociologia, história, antropologia, linguística, passando por aquelas que tratam do currículo escolar – português, matemática, geografia, história, ciências -, até aquelas que situam a atuação do pedagogo no contexto da legislação e das políticas educativas, contribuindo para a reflexão na sala de aula e acerca da sala de aula, bem como no contexto do planejamento e da gestão escolar.

Pesquisas e estágios

Acompanham as discussões teóricas diversas atividades práticas orientadas e complementares. No que tange aos estágios, existem as disciplinas de prática de ensino e estágio supervisionado, cujas atividades práticas se desenvolvem especialmente nas escolas, dentro e fora do período de estudos na FE. Vale ressaltar que o estudante dos dois cursos de Pedagogia (integral e noturno) deve ter disponibilidade para a realização do estágio no período diurno (em horário extraaula), preferencialmente em instituições públicas. Com relação à pesquisa, o aluno tem à disposição várias alternativas para se iniciar e se envolver no universo da investigação. As duas opções mais comuns são o desenvolvimento de pesquisa vinculada a um projeto coordenado pelos docentes da FE por meio de Iniciação Científica; e através do Trabalho de Conclusão de Curso, que possibilita uma oportunidade de desenvolver pesquisa individual orientada pelos docentes da Faculdade de Educação.

A docência, base para uma atuação cada vez mais ampla

O pedagogo tem campo de atuação cada vez maior, haja vista o reconhecimento de que a atuação do profissional não está restrita à escola ou à sala de aula, mas se amplia no trabalho, por exemplo, de planejamento, gestão, execução e avaliação de projetos em diferentes instituições sociais.

O curso de Licenciatura Integrada em Química e Física:

O Curso de Licenciatura Integrada em Química e Física é pioneiro no Brasil e inovador na articulação de três campos de conhecimento: a Educação, a Química e a Física. O licenciado em Química/Física é qualificado para o trabalho em instituições educativas como docente da educação básica, em instituições escolares e em outros espaços sociais que envolvam o trabalho educacional, no âmbito das áreas de formação trabalhadas pela licenciatura. Após a conclusão do curso, o egresso poderá também seguir a carreira acadêmica, com ingresso na pós-graduação.

O curso é oferecido no período noturno.

 

A busca da excelência na formação de professores: integrando áreas que se complementam

O curso Licenciatura Integrada Química/Física, ministrado em período noturno sob responsabilidade da Faculdade de Educação e corresponsabilidade dos Institutos de Química e Física, procura responder a uma tendência atual na educação: a integração de conhecimentos de áreas que se complementam. Apesar de apresentarem formas distintas de abordar seus problemas, a química e a física possuem uma série de elementos que lhes são comuns e adquirem destaque no ensino dessas disciplinas. Voltada especificamente para a formação de professores, a estrutura curricular do curso integra tanto os conteúdos dos campos da física e da química quanto da educação, englobando conhecimentos relacionados às ciências humanas e procurando capacitar integralmente o futuro professor para a compreensão da realidade escolar e o exercício responsável do magistério. Para tanto, o curso alia os conteúdos específicos das três áreas, com destaque para as políticas públicas para a educação, a construção do conhecimento educacional e a realidade educacional brasileira. O percurso de formação do licenciado em Química/Física qualifica-o para o trabalho em instituições educativas, escolares e não escolares, tanto no âmbito do ensino, como professor da educação básica, quanto em outras dimensões do trabalho educacional. Faz parte dessa formação profissional a experiência investigativa bem como de reflexão acerca de aspectos políticos e culturais da ação educativa.

Muito além das disciplinas

A montagem do curso, pelas três instâncias educativas envolvidas, buscou integrar o tempo de estudo dos conhecimentos necessários para a atuação docente em física e química com a possibilidade de vivência no ambiente universitário. O objetivo foi possibilitar ao aluno realizar atividades como pesquisas em bibliotecas, desenvolvimento de trabalhos para as disciplinas, monitorias, uso dos recursos de informática, participação nos programas de iniciação científica, assim como participar de todo o conjunto de atividades científico-culturais promovidas na Unicamp.

Um curso, duas habilitações

Nos seis primeiros semestres do curso, considerados básicos, são ministradas disciplinas dos campos da física, da química e da educação. É um período que permite ao estudante ter um maior contato com química e a física, e com as questões que envolvem o magistério de tais disciplinas, de forma a auxiliá-lo em sua opção por uma das modalidades do curso (licenciatura em Química ou licenciatura em Física), o que ocorre ao final do sexto semestre. Se o aluno desejar, poderá licenciar-se na segunda modalidade após o término da primeira. Nesse caso, deverá concluir as disciplinas correspondentes à segunda modalidade. Além da parte comum do currículo, aqueles que optarem pela licenciatura em Física terão disciplinas que abordam as seguintes temáticas: mecânica clássica, mecânica quântica, termodinâmica, eletromagnetismo, óptica, física atômica e molecular, física nuclear e física da matéria condensada. Já no currículo da licenciatura em Química as disciplinas colocam o aluno em contato com os conhecimentos da química inorgânica, química orgânica, química analítica, físico-química e bioquímica. Em ambas as licenciaturas o conjunto das disciplinas engloba o estudo teórico e um conjunto de atividades práticas, sendo que algumas delas abordam os conteúdos específicos em situações de ensino. Após a conclusão do curso, o profissional, além de habilitado a lecionar no ensino médio, poderá também seguir a carreira acadêmica, com ingresso na pós-graduação e na docência universitária.