Pesquisa

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Atualizado em 16/01/2022 - 12:59

Linhas de pesquisa

 

  1. Trabalho e Educação
    Estudos e pesquisas que analisam a relação entre o trabalho e educação, tendo como referencial teórico as ciências humanas e sociais tais como a sociologia, antropologia, ciência política, história, economia, psicologia social e do trabalho. Constituem seus principais objetos de estudo as relações entre o trabalho e a educação nas suas múltiplas dimensões: as políticas públicas relacionadas ao trabalho e à educação; a divisão social e internacional do trabalho; o mercado de trabalho e sua dinâmica; a organização, a gestão e as condições de trabalho, bem como as características do emprego; assédio moral e bullying; subjetividade, identidade e saúde do trabalhador; ações formativas ocorridas em espaços escolares e não escolares; as profissões e ocupações; movimentos sociais, trabalho e educação; o (as) trabalhadores (as); as relações de classe, gênero, etnia e geração.
     
  2. Educação e Ciências Sociais
    Esta linha de pesquisa trata a educação a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas das ciências sociais. A formação do pesquisador e do educador nessa linha se dá por meio de diálogos interdisciplinares em diferentes campos e temas de pesquisa.
     
  3. Educação e História Cultural
    Esta linha de pesquisa desenvolve trabalhos na perspectiva teórica e metodológica da história cultural e problematiza diferentes objetos e temas do campo educacional em duas dimensões: (1) a instituição escolar com seus ritmos, tempos e espaços, seus conhecimentos e suas práticas; (2) a educação como processo cultural que implica na inserção de indivíduos e grupos em diferentes esferas da vida pública voltando-se a investigações no campo da saúde, do gênero e da sexualidade, das distintas manifestações e representações corporais, das artes, entre outras. Trata também da investigação da educação como manifestação de poderes e contra poderes de instituições e grupos sociais distintos.
     
  4. Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias
    Contempla estudos e pesquisas relativos: ao campo da Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias compreendidas como práticas culturais sob perspectivas histórica, filosófica e sociopolítica; às diferentes abordagens da linguagem nesse campo; ao desenvolvimento profissional, curricular e das práticas pedagógicas nesse campo.
     
  5. Estado, Políticas Públicas e Educação
    Contempla estudos e pesquisas locais, nacionais e internacionais de análise de políticas públicas de educação (formulação, implementação e avaliação educacional), administração educacional e sistemas educativos, com ênfase nas relações entre Estado e Sociedade, planejamento, avaliação, legislação, financiamento, gestão da Educação Básica e educação comparada em suas diferentes etapas (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e Educação Superior, modalidades de ensino (educação de jovens e adultos e educação profissional), bem como em redes culturais e suas formas de organização entre a sociedade civil e a sociedade política.
     
  6. Filosofia e História da Educação
    Contempla estudos e investigações sobre a educação, realizados do ponto de vista histórico e filosófico. Preservada a autonomia relativa de cada um desses campos do saber, na sua pluralidade, buscam-se articuladamente o conhecimento e a discussão da educação, tanto na sua contextualização histórica como à luz dos seus pressupostos éticos, políticos e/ou epistemológicos.
     
  7. Formação de Professores, Currículo, Trabalho Docente e Avaliação
    Esta linha constrói seus temas de pesquisa tendo como princípio ações educacionais e suas implicações em relação à formação de professores, às políticas educacionais, à produção de saberes e conhecimentos interdisciplinares, às práticas de memórias, histórias e narrativas, assim como ao trabalho e à profissionalização docente, em contextos de educação básica, educação superior e educação não formal, na perspectiva de educação para todos.
     
  8. Linguagem e Arte em Educação
    Contempla estudos e pesquisas acerca das conexões e/ou relações de Linguagem e Arte em diferentes contextos educativos, compreendendo-as em suas dimensões metodológica e temática. Abordagem dos múltiplos aspectos pelos quais são pensadas e se materializam tanto em práticas - como a leitura, a escrita, a literatura, as artes visuais e corporais, o cinema - quanto nos sentidos e percepções de pluralidade e interpenetração das linguagens na contemporaneidade, assumindo Arte e Linguagem como potências produtoras de diferença em Educação.
     
  9. Psicologia e Educação
    Contempla Estudos sobre processos psicológicos implicados em fenômenos educacionais, sociais e culturais com vistas ao desenvolvimento e à aprendizagem.

Mais informações detalhadas sobre as linhas de pesquisa, estrutura e corpo docente: https://www.fe.unicamp.br/ensino/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado-em-educacao/sobre-o-programa/estrutura-linhas-de-pesquisa