O Mestrado Profissional é compreendido como uma modalidade distinta do Mestrado Acadêmico, por contemplar uma perspectiva pedagógica que enfatiza e prioriza a formação técnico-profissional para o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos na graduação somados aos advindos da prática profissional.
Tem como principal característica da identidade distintiva do PPGEUNICAMP, o foco exclusivo na formação do profissional-educador-pesquisador para atuar nas instituições escolares. E é nessa direção que o estudante deverá desenvolver sua dissertação, na qual articule a teoria, o objeto de estudo e sua aplicação profissional relativa a uma das Linhas de pesquisa na qual esteja vinculado.
A saber:
1) Política, planejamento, gestão e avaliação da educação básica e;
2) Práticas Pedagógicas na Educação Básica, as quais serão descritas adiante.
Pretende-se, com o programa, a formação dos profissionais da educação básica para uma atuação transformadora dos procedimentos inscritos na prática profissional, via reflexão sobre a experiência, a prática profissional e a incorporação dos procedimentos científicos dedicados ao estudo da política, planejamento, gestão e avaliação e das práticas pedagógicas na educação Básica.
A proposta segue com um conjunto de disciplinas obrigatórias comuns e com eletivas oferecidas pelas Linhas de Pesquisa que tematizam dimensões específicas dos eixos do MP. Há possibilidade de que os mestrandos façam disciplinas do curso acadêmico da FE, bem como que realizem eletivas nos demais cursos de Pós-Graduação da Unicamp.
O curso está organizado com carga horária de 360 horas. Tendo como referência o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UNICAMP, sua duração mínima é de 12 (doze) meses e máxima de 30 (trinta) meses.
Créditos | Disciplina | Carga Horária |
---|---|---|
04 |
Memórias, narrativas e formação docente |
60h |
04 |
Metodologia do trabalho acadêmico |
60h |
04 |
Seminário de pesquisa: Formação de Formadores |
60h |
04 |
EPO - Encontros de pesquisa e Orientação Pesquisa |
60h |
04 |
Eletiva (1) |
60h |
04 |
Eletiva (2) |
60h |
24 | Total | 360 horas |
Área de concentração: Educação Escolar
O programa é composto por 2 Linhas de Pesquisa. Uma, destinada aos estudos relativos à política, planejamento gestão e avaliação da educação básica; e, outra, dedicada às análises acerca das práticas pedagógicas na educação básica. As quais são especificadas a seguir.
Linha 1. Política, planejamento, gestão e avaliação da educação básica
Coordenação: Profa. Dra. Sandra Fernandes Leite
Ementa
Objetiva analisar a política e a gestão da educação básica considerando o contexto nacional, regional e local no qual essas se desenvolvem. Neste sentido, são aspectos privilegiados de investigação as ações referentes à política, planejamento, financiamento, avaliação, legislação, currículo e gestão da educação em seus diferentes níveis e etapas (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), modalidades de ensino (educação de jovens e adultos, educação a distância e educação profissional).
Objetivos
1. Aprimorar os conhecimentos dos profissionais da educação na área de gestão em instituições da educação básica;
2. Permitir aos profissionais da educação a: análise, investigação e reflexão sobre a atuação do gestor educacional, por meio da articulação entre referenciais teóricos e práticas educacionais;
3. Possibilitar aos profissionais da educação o desenvolvimento de propostas alternativas e intervenção no trato de questões políticas, administrativas e de gestão no contexto escolar.
Justificativa
Compreendendo que o papel do gestor educacional envolve aspectos políticos, administrativos e pedagógicos, novas questões educacionais se configuram no cotidiano escolar, demandando a configuração de práticas e atuação profissional igualmente diferenciadas. A legislação educacional em vigência no Brasil, com destaque à Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação n. 9.394/96, o Fundo Nacional da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB – Lei n.11.944/2007- o Plano Nacional de Educação (PNE), Lei n.13.005/2014 têm enfatizado a gestão escolar democrática, como forma de organização obrigatória às instituições educacionais públicas de nível básico, ressaltando, deste modo a necessidade de redefinição das atribuições, práticas e construção da identidade profissional do gestor educacional. Organizar o espaço escolar e suas atividades deixam de ser trabalho exclusivo do "diretor"/"administrador", pois este processo deverá envolver a comunidade escolar por meio da realização e legitimidade de um processo colegiado e participativo, configurado pelo princípio da gestão democrática. Diante deste contexto educacional, a Linha Política, Planejamento, Gestão e Avaliação da Educação Básica visa contribuir na formação de profissionais da educação, em particular no Mestrado Profissional em Educação Escolar, com o intuito de contribuir para a análise, a investigação e as práticas educativas nas áreas da política e gestão educacional, em instituições de educação básica.
Eixo temático e ementa: Política, planejamento, gestão e avaliação da educação básica
Eixo 1. Política, gestão, planejamento e avaliação da educação
Promover investigações da política e da gestão da educação básica considerando o contexto nacional, regional e local no qual essas se desenvolvem. Serão objeto dos estudos desenvolvidos no eixo as ações referentes à política, planejamento, financiamento, avaliação, legislação, currículo e gestão da educação em seus diferentes níveis, etapas e modalidades da Educação Básica. A saber: educação infantil, ensino
fundamental e ensino médio e as modalidades de ensino, compreendendo a educação de jovens e adultos, educação a distância, educação profissional e a educação especial.
Professores: Debora Mazza, Dirce Djanira Pacheco e Zan, Evaldo Piolli, Nima Imaculada Spigolon, Mara Regina Lemes de Sordi, Maria Aparecida Guedes Monção, Newton Antonio Paciulli Bryan, Roberta Rocha Borges e Sandra Fernandes Leite.
Linha 2. Práticas Pedagógicas na Educação Básica
Coordenação: Profa. Dra. Adriana Varani
Vice-Coordenação: Claudia Beatriz de Castro Nacimento Ometto
Ementa
Práticas pedagógicas na educação básica; Produção acadêmica (pesquisa aplicada) e a produção de conhecimento direcionado à organização do trabalho didático, aos conteúdos e aos processos pedagógicos; as teorias e as práticas ressignificadas na educação infantil, no ensino fundamental, no ensino médio (incluindo aí os conteúdos específicos e práticas do ensino de filosofia, por exemplo), bem como outras modalidades da educação básica, como a tecnológica e a profissional.
Objetivos
1. Possibilitar estudos e pesquisas sobre problemas da educação, mais especificamente, relacionados ao contexto escolar e às práticas educativas;
2. Contribuir para a formação continuada de profissionais qualificados para a docência na educação básica e para o desenvolvimento da pesquisa nos cotidianos escolares;
3. Favorecer a tematização prático-teórico-prática sobre as dinâmicas educativas escolares;
4. Criar ambiente para reflexões sobre propostas e práticas educativas, bem como sobre metodologias de pesquisa e produção de conhecimento científico na área de educação no contexto de trabalho.
Justificativa
Por entender que as práticas educativas são práticas sociais, o propósito da linha de pesquisa é contribuir para a compreensão e a prática da formação do sujeito na instituição escolar. Entende-se sujeitos, porque acreditamos que a escola assume a função básica de instrumentalizar os indivíduos para serem usuários autônomos do sistema de leitura e escrita, e capazes de interagir com o conhecimento acumulado pelas várias disciplinas científicas e com o modo de construir conhecimento que é peculiar da ciência. Diante do exposto, a Linha Práticas pedagógicas na educação básica visa contribuir para a formação de profissionais da educação básica, durante a realização do Curso de Mestrado Profissional em Educação Escolar, com o intuito de colaborar para a análise, a investigação e as proposições práticas na educação básica
Eixos temáticos e ementas: Linha 2 - Práticas Pedagógicas na Educação Básica
Eixo 1 - Arte, Corpo e Tecnologia digital da Educação
A arte na formação dos educadores. As diferentes linguagens artísticas e corporais. As práticas educativas escolares mediatizadas pela tecnologia digital. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) na educação, na prática da Robótica Educacional no contexto dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico.
Professores: Adriana Carvalho Koyama, Adriano Salmar Nogueira e Taveira, Claudia Amoroso Bortolato, João Vilhete Viegas D'Abreu, Rogério Adolfo de Moura e Sérgio Ferreira do Amaral.
Eixo 2 - Formação de Professores e Profissão Docente
Docência, formação e profissão: história e políticas. Os cotidianos escolares e prática profissional. Leitura, escrita e subjetividade. Práticas inclusivas na educação básica.
Professores: Adriana Carvalho Koyama, Adriana Varani, Andre Luiz Correia Gonçalves de Oliveira, Aryane Santos Nogueira, Claudia Beatriz de Castro Nacimento Ometto, Claudia Amoroso Bortolato, Dirce Djanira Pacheco e Zan, Eliana Ayoub, Guilherme do Val Toledo Prado, Inês Ferreira de Souza Bragança, José Claudinei Lombardi, Lilian Cristine Ribeiro Nascimento, Liana Arrais Serodio, Mara Regina Martins Jacomeli, Maria Aparecida Guedes Monção, Maria Inês de Freitas Petrucci S. Rosa, Maria Teresa Egler Mantoan, Marina Cyrino, Nima Imaculada Spigolon, Orly Zucatto Mantovani de Assis, Rosemary Passos e Roberta Rocha Borges.
Eixo 3 - Saberes Docentes e Práticas de Ensinar e Aprender na Escola Básica
Estudo e análise de propostas e práticas pedagógicas em/no ensino de matemática ou em/no ensino de filosofia; Análise e Compreensão do trabalho docente de professores que ensinam matemática ou filosofia na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, tomando como foco a formação inicial e continuada; Desenvolvimento profissional docente; Pesquisa da própria prática.
Professores: Alessandra Rodrigues de Almeida, Carlos Miguel da Silva Ribeiro, Claudia Beatriz de Castro Nacimento Ometto, Dário Fiorentini, Heloísa Helena Pimenta Rocha, Miriam Cardoso Utsumi, Sandra Menezes de Carvalho Abreu, Sérgio Apparecido Lorenzato e Renê JoséTrentin Silveira
Corpo Docente
Docentes credenciados no Programa:
ADRIANA CARVALHO KOYAMA
ADRIANA VARANI
ADRIANO SALMAR NOGUEIRA E TAVEIRA
ALESSANDRA RODRIGUES DE ALMEIDA
ANDRÉ LUIZ CORREIA GONÇALVES DE OLIVEIRA
ARYANE SANTOS NOGUEIRA
CARLOS MIGUEL DA SILVA RIBEIRO
CLAUDIA AMOROSO BORTOLATO
CLAUDIA BEATRIZ DE CASTRO NASCIMENTO OMETTO
DARIO FIORENTINI
DIRCE DJANIRA PACHECO E ZAN
ELIANA AYOUB
EVALDO PIOLLI
GUILHERME DO VAL TOLEDO PRADO
INÊS FERREIRA DE SOUZA BRAGANÇA
JOÃO VILHETE VEIGAS D'ABREU
JOSE CLAUDINEI LOMBARDI
LIANA ARRAIS SERODIO
LILIAN CRISTINE RIBEIRO NASCIMENTO
MARA REGINA LEMES DE SORDI
MARA REGINA MARTINS JACOMELI
MARIA INÊS DE FREITAS PETRUCCI S. ROSA
MARIA TERESA EGLER MANTOAN
MARINA CYRINO
MIRIAM CARDOSO UTSUMI
NEWTON ANTONIO PAICULLI BRYAN
NIMA IMACULDADA SPIGOLON
ORLY MANTOVANI ZUCATTO DE ASSIS
RENE JOSE TRENTIN SILVEIRA
ROBERTA BORGES ROCHA
ROGERIO ADOLFO DE MOURA
ROSEMARY PASSOS
SANDRA FERNANDES LEITE
SANDRA MENEZES DE CARVALHO ABREU
SERGIO APPARECIDO LORENZATO
SERGIO FERREIRA DO AMARAL
Para consultar as informações de contato e o currículo de alguns desses docentes da FE, acesse:
https://www.fe.unicamp.br/institucional/pessoas/docentes