Giovanna da Costa Romaro | Atualizado em 22/08/2022 - 12:00 Agenda

III Seminário de Estudos e Pesquisa em Educação e História Cultural - Docência e Cultura: relações de poder e mediação cultural na educação

Tipo:
Seminário
Data:
22/08/2022 - 15:00 a 22/08/2022 - 18:00
Local:
Faculdade de Educação da Unicamp
Local:
ED01
Convidados:
  • Dra. Marcia Marlene Stentzler (Unespar)
  • Dra. Ana Gomes Porto (Unicamp)
Mediadores:
  • Profa. Dra. Heloísa Helena Pimenta Rocha (Unicamp)
  • Prof. Dr. André Luiz Paulilo (Unicamp)
Objetivo do evento:
A 3ª edição do Seminário de Pesquisa Educação e História Cultural tem como tema o ofício da Docência nas suas relações com a cultura. Sob o título Docência e Cultura: relações de poder e mediação cultural na escola, pretende discutir diferentes aspectos da pesquisa em história da educação escolar a partir dos recentes resultados dos estudos de pós-doutorado realizados na Linha de Pesquisa Educação e História Cultural do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp. Por um lado, propõe-se uma discussão da história da cultura escolar através das relações entre inspetores, docentes e alunos. Por outro, a prática educativa de Júlio César de Mello e Souza é explorada na perspectiva da mediação cultural. Nesta edição, portanto, o Seminário de Pesquisa Educação e História Cultural propõe entrecruzar perspectivas de compreensão do fazer docente à luz dos conceitos e categorias da história cultural.
Público alvo:
Docentes e estudantes de graduação e pós-graduação
Período de inscrição:

Inscrições limitadas – Evento gratuito e presencial

Carga horária: 3 horas

É necessário se inscrever e fazer check-in no dia do evento, para ter direito ao certificado de participação.

Programação

15h00 – Palestra Inspetores e docentes: inter-relações na conformação da cultura escolar (1954-1957)

• Profa. Dra. Marcia Stentzler Universidade Estadual do Paraná

15h30 – Palestra