Ementa: Apresentar Malba Tahan, sua vida, obra e importância de seu legado educacional, que justificaram a lei 12 835/2013, que instituiu 6 de maio, data de seu nascimento, o Dia Nacional da Matemática. Fazer breve retrospectiva dos 10 anos da Malbatemática, que tem apresentado a versatilidade da atuação profissional do mestre Malba Tahan, por meio dos diferentes temas centrais de cada edição. Propor uma reflexão sobre a questão do ensino e da aprendizagem da matemática, a partir de uma abordagem divertida e curiosa proposta por Malba Tahan. Apresentar um relato de experiência desenvolvida em sala de aula do Ensino Médio, a partir das propostas feitas por Malba Tahan para o ensino de matemática, por meio de Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), desafios, gincanas, recreações, jogos.
07 de maio (terça-feira)
09h às 12h – Oficina 1 Ecobrinquedoteca: brincar com a matemática
Local: Sala LL03 (Prédio Paulo Freire) da Faculdade de Educação da Unicamp
Tereza Miriam Pires Nunes
Maria Aparecida Gomes
Laura Rosa M. C. da Silva
Maria Izabel de Paula
Magda Lattanzio Fischer
Fátima Maria de Souza
Elisabel de Albuquerque Chele
(20 vagas)
Ementa: Vivência/oficina com jogos de matemática básica.
Ementa:Utilizaremos como base o livro “A pequenina luz azul” de Malba Tahan para trazer possibilidades teóricas e práticas para os professores que atuam na Educação Infantil desvendando uma matemática curiosa e divertida para as crianças.
08 de maio (quarta-feira)
19h às 21h – Oficina 2 Construção de mapas mentais de matemática para Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Local: Sala LL03 (Prédio Paulo Freire) da Faculdade de Educação da Unicamp
Thalita Cornélio
(20 vagas)
Ementa: Exploraremos a criação visual de conceitos matemáticos, destacando elementos essenciais como núcleo central e ramificações. Os participantes praticarão a elaboração de mapas mentais, promovendo colaboração em dinâmicas de grupo. Discutiremos aplicações práticas dessas ferramentas na educação, incentivando estratégias para engajamento dos alunos. O feedback e a troca de experiências serão fundamentais, proporcionando um encerramento reflexivo. A ênfase será na praticidade e na aplicação imediata dessas técnicas em sala de aula, visando aprimorar a comunicação visual e a compreensão de conceitos matemáticos. Os participantes deverão levar canetas coloridas/canetinhas e lápis de cor.
Prof. Lauro Araújo Mota
Mediação: Profa. Ana Paula Araújo Mota
Ementa: Estudo das dificuldades de aprendizagem matemática na formação docente
09 de maio (quinta-feira)
19h às 21h – Oficina 4 Construindo sólidos geométricos com origami Local: Sala ED13 (Anexo 1) da Faculdade de Educação da Unicamp
Milena Cristini da Silva
(20 vagas)
Ementa: O origami é um recurso que contribui significativamente no processo de ensino e aprendizagem de determinados conceitos matemáticos, especialmente aqueles relacionados à geometria. Essa prática proporciona uma representação visual eficaz para conceitos geométricos, tais como vértices, faces e arestas, permitindo uma compreensão mais tangível dos sólidos construídos. No que diz respeito ao desenvolvimento da oficina, têm-se os seguintes objetivos específicos: Desenvolver o pensamento lógico-matemático dos participantes; Estimular a atenção à sequência de passos e à forma do objeto, promovendo o desenvolvimento do senso de proporção e harmonia através da reprodução da obra; Estudar os elementos constituintes dos sólidos geométricos, tais como faces, arestas e vértices; Promover atividades em grupo para fomentar a colaboração entre os participantes; Construir dobraduras em material manipulável, conhecido como “origami”, que permitam a manipulação do objeto para uma análise mais aprofundada das propriedades e características dos origamis construídos.
Ementa: Nesta oficina discutiremos algumas contribuições do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) a partir da indicação de jogos e desafios matemáticos. Nosso objetivo é refletir sobre a importância do uso do laboratório de ensino de matemática no contexto da formação inicial e continuada de professores que ensinam(rão) matemática na educação básica, a partir da utilização de materiais didáticos que facilitem o desenvolvimento do raciocínio crítico e lógico dos professores.
Objetivo do evento Malbatemática é um evento realizado pelo Grupo de Pesquisa Psicologia da Educação Matemática e Formação de Professores (Psiem-Gepemai) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp). Ele acontece em comemoração ao Dia Nacional da Matemática – 6 de maio – data escolhida em homenagem ao professor Julio Cesar de Mello e Souza, mais conhecido pelo pseudônimo Malba Tahan.
Em 2024, será realizada a X Malbatemática, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Estadual do Ceará (UECE). O tema escolhido, 10 anos de Malbatemática: por uma matemática divertida e curiosa, é alusivo a uma das obras de Malba Tahan intitulada Matemática divertida e curiosa (1ª edição, 1934, Editora Calvino Filho/RJ; 37ª edição, 2022, Editora Record/RJ).
Durante o evento, por meio de diferentes atividades, o grupo Psiem-Gepemai pretende mostrar um pouco da vida, da obra e do legado educacional deixado por Malba Tahan, destacando suas ideias e propostas para que o ensino da matemática seja tal que propicie que sua aprendizagem seja interessante, divertida, curiosa, compreensível e significativa para todos os estudantes.
Público Alvo Estudantes; Professores; Profissionais da Educação