Giovanna da Costa Romaro | Atualizado em 23/04/2024 - 17:09 Agenda

X Malbatemática: Por uma matemática divertida e curiosa

Tipo:
Semana
Data:
06/05/2024 - 20:00 a 10/05/2024 - 22:00
Objetivo do evento:
Malbatemática é um evento realizado pelo Grupo de Pesquisa Psicologia da Educação Matemática e Formação de Professores (Psiem-Gepemai) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp). Ele acontece em comemoração ao Dia Nacional da Matemática - 6 de maio - data escolhida em homenagem ao professor Julio Cesar de Mello e Souza, mais conhecido pelo pseudônimo Malba Tahan.
Em 2024, será realizada a X Malbatemática, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Estadual do Ceará (UECE). O tema escolhido, 10 anos de Malbatemática: por uma matemática divertida e curiosa, é alusivo a uma das obras de Malba Tahan intitulada Matemática divertida e curiosa (1ª edição, 1934, Editora Calvino Filho/RJ; 37ª edição, 2022, Editora Record/RJ).
Durante o evento, por meio de diferentes atividades, o grupo Psiem-Gepemai pretende mostrar um pouco da vida, da obra e do legado educacional deixado por Malba Tahan, destacando suas ideias e propostas para que o ensino da matemática seja tal que propicie que sua aprendizagem seja interessante, divertida, curiosa, compreensível e significativa para todos os estudantes.
Público alvo:
Estudantes; Professores; Profissionais da Educação
Período de inscrição:
a

Presencial e gratuito.

É necessário se inscrever para participar das atividades. Os certificados serão emitidos mediante credenciamento individual de inscritos.

 


Programação

EXPOSIÇÃO MALBATEMÁTICA

de 6 a 10 de maio, das 9h às 22h
Local: Saguão da Biblioteca da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

 

06 de maio (segunda-feira)

20h às 21h30 – Abertura e Roda de conversa 1 A Matemática divertida e curiosa de Malba Tahan
Transmissão ao vivo no Youtube

  • Prof. Sergio Lorenzato
  • Profa. Rosana Prado Biani
  • Prof. Rodrigo Serra
  • Profa. Franciely Machado
    Mediação: Profa. Daniela Amodio

Ementa: Apresentar Malba Tahan, sua vida, obra e importância de seu legado educacional, que justificaram a lei 12 835/2013, que instituiu 6 de maio, data de seu nascimento, o Dia Nacional da Matemática. Fazer breve retrospectiva dos 10 anos da Malbatemática, que tem apresentado a versatilidade da atuação profissional do mestre Malba Tahan, por meio dos diferentes temas centrais de cada edição. Propor uma reflexão sobre a questão do ensino e da aprendizagem da matemática, a partir de uma abordagem divertida e curiosa proposta por Malba Tahan. Apresentar um relato de experiência desenvolvida em sala de aula do Ensino Médio, a partir das propostas feitas por Malba Tahan para o ensino de matemática, por meio de Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), desafios, gincanas, recreações, jogos.

 

07 de maio (terça-feira)

09h às 12h – Oficina 1 Ecobrinquedoteca: brincar com a matemática
Local: Sala LL03 (Prédio Paulo Freire) da Faculdade de Educação da Unicamp

  • Tereza Miriam Pires Nunes
  • Maria Aparecida Gomes
  • Laura Rosa M. C. da Silva
  • Maria Izabel de Paula
  • Magda Lattanzio Fischer
  • Fátima Maria de Souza
  • Elisabel de Albuquerque Chele

(20 vagas)

Ementa: Vivência/oficina com jogos de matemática básica.

20h às 21h30 – Roda de conversa 2 Resolução de problemas: uma matemática curiosa e divertida na Educação Infantil
Transmissão ao vivo no Youtube

  • Profa. Raissa Duarte
  • Profa. Luciana Lourenço
  • Profa. Daniela Amodio
  • Prof. Marcus Alvarenga

Ementa: Utilizaremos como base o livro “A pequenina luz azul” de Malba Tahan para trazer possibilidades teóricas e práticas para os professores que atuam na Educação Infantil desvendando uma matemática curiosa e divertida para as crianças.

08 de maio (quarta-feira)

19h às 21h – Oficina 2 Construção de mapas mentais de matemática para Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Local: Sala LL03 (Prédio Paulo Freire) da Faculdade de Educação da Unicamp

  • Thalita Cornélio

(20 vagas)

Ementa: Exploraremos a criação visual de conceitos matemáticos, destacando elementos essenciais como núcleo central e ramificações. Os participantes praticarão a elaboração de mapas mentais, promovendo colaboração em dinâmicas de grupo. Discutiremos aplicações práticas dessas ferramentas na educação, incentivando estratégias para engajamento dos alunos. O feedback e a troca de experiências serão fundamentais, proporcionando um encerramento reflexivo. A ênfase será na praticidade e na aplicação imediata dessas técnicas em sala de aula, visando aprimorar a comunicação visual e a compreensão de conceitos matemáticos. Os participantes deverão levar canetas coloridas/canetinhas e lápis de cor.

20h às 22h – Oficina 3 Dificuldades de aprendizagem matemática
Transmissão ao vivo no Youtube

  • Prof. Lauro Araújo Mota
    Mediação: Profa. Ana Paula Araújo Mota

Ementa: Estudo das dificuldades de aprendizagem matemática na formação docente

 

09 de maio (quinta-feira)

19h às 21h – Oficina 4 Construindo sólidos geométricos com origami
Local: Sala ED13 (Anexo 1) da Faculdade de Educação da Unicamp

  • Milena Cristini da Silva

(20 vagas)

Ementa: O origami é um recurso que contribui significativamente no processo de ensino e aprendizagem de determinados conceitos matemáticos, especialmente aqueles relacionados à geometria. Essa prática proporciona uma representação visual eficaz para conceitos geométricos, tais como vértices, faces e arestas, permitindo uma compreensão mais tangível dos sólidos construídos. No que diz respeito ao desenvolvimento da oficina, têm-se os seguintes objetivos específicos: Desenvolver o pensamento lógico-matemático dos participantes; Estimular a atenção à sequência de passos e à forma do objeto, promovendo o desenvolvimento do senso de proporção e harmonia através da reprodução da obra; Estudar os elementos constituintes dos sólidos geométricos, tais como faces, arestas e vértices; Promover atividades em grupo para fomentar a colaboração entre os participantes; Construir dobraduras em material manipulável, conhecido como "origami", que permitam a manipulação do objeto para uma análise mais aprofundada das propriedades e características dos origamis construídos.

19h30 às 21h – Oficina 5  Laboratório de Ensino de Matemática: reflexões sobre a formação de professores
Transmissão ao vivo no Youtube

  • Prof. Robson da Silva Eugênio

Ementa: Nesta oficina discutiremos algumas contribuições do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) a partir da indicação de jogos e desafios matemáticos. Nosso objetivo é refletir sobre a importância do uso do laboratório de ensino de matemática no contexto da formação inicial e continuada de professores que ensinam(rão) matemática na educação básica, a partir da utilização de materiais didáticos que facilitem o desenvolvimento do raciocínio crítico e lógico dos professores.

 


Site do GEPEMAI: www.cempem.fe.unicamp.br/gepemai

Realização:
  • GEPPEDH - Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Desenvolvimento Humano (UFPI)
  • PSIEM-GEPEMAI - Psicologia da Educação Matemática e Formação de Professores (FE/Unicamp)
Apoio:
  • Site Oficial Malba Tahan
  • Editora Record
Comissão organizadora:
  • Ana Paula Araújo Mota
  • Daniela de Souza Garcia Amodio Pereira
  • João Batista Araujo da Silva Junior
  • Klaudia Craveiro da Cunha Moretta
  • Lauro Araújo Mota
  • Miriam Cardoso Utsumi
  • Raíssa Alexandra Lopes Duarte
  • Rodrigo Donizete Serra
  • Rosana Prado Biani
  • Sergio Lorenzato
Responsáveis:
  • Sergio Lorenzato
  • Miriam Cardoso Utsumi
  • Lauro Araújo Mota