Para conferir mais fotos, acesse nossa página do Facebook.
https://www.facebook.com/pg/FaculdadeDeEducacaoUnicamp/photos/?tab=album&album_id=444377992316912
A Faculdade de Educação da Unicamp está comemorando 45 anos de sua criação. Os professores e pesquisadores desta Faculdade entendem que é um momento oportuno para promover uma ampla reflexão sobre as mudanças que estão ocorrendo na escola pública. O propósito do “Congresso Internacional ESCOLA PÚBLICA: tempos difíceis, mas não impossíveis”, comemorativo de data tão significativa, é aprofundar a problematização e análise da realidade contemporânea e das possibilidades e limitações do espaço público e especificamente da escola pública, considerando sua historicidade internacional, regional e nacional. Vivemos um contexto fortemente marcado pela busca de desqualificar a instância pública e legitimar, enquanto referência de eficiência e produtividade, o setor privado. Há décadas a política que tem se tornado hegemônica visa a construção de um consenso em torno da justificativa por maiores investimentos privados e pela defesa da redução do investimento público e estatal nas diferentes esferas de nossa sociedade. Sob o domínio de um discurso político do fracasso do Estado na condução de políticas sociais e econômicas, com forte poder de convencimento, e de uma produção de conhecimento dominada pelo economicismo que se autolegitima na ideologia da meritocracia, o Estado tem sido acusado de ser o responsável por todos os “males” da sociedade atual. No que se refere à educação, a política de avaliação e a ênfase em dados negativos, que apontariam, segundo seus defensores, para um baixo rendimento relacionado aos investimentos públicos dos últimos tempos, contribuem para o avanço do discurso da eficiência do setor privado. Hoje, o maior risco da escola pública está em sua crescente apropriação pelos interesses particulares, - ideológicos e econômicos -, isto é, por uma visão de mercado que dia a dia aumenta seu poder na sociedade ocidental. São estes interesses particulares que têm pautado as questões no âmbito educacional. Ao mesmo tempo a escola vem sendo atingida também por novas demandas educacionais que se encontram em sintonia com as transformações culturais do mundo atual. Na educação, são várias as expressões desse processo: a diminuição do investimento na educação pública no mundo e ao mesmo tempo a apropriação do orçamento do Estado pelos setores privados e a expansão de políticas que visam a desqualificação da escola pública. O desafio é ir além das demandas e resistências imediatas, extremamente importantes e necessárias, para promover um diálogo entre conhecimento teórico-crítico, referências empíricas e ação política. Espera-se, desse modo, poder produzir coletivamente uma reflexão que nos permita afirmar a positividade da escola pública e construir novos caminhos para seu futuro, comprometendo-a com a ruptura dos processos de concentração do conhecimento e da discriminação educacional, que são constitutivos do processo crescente de desigualdade econômico-social hoje presente em todo o mundo.
Sejam todxs bem-vindxs!
Comissão Organizadora