No ano de 2016 realizou-se o I Seminário de Educação Integral, na cidade de Vinhedo/SP, numa iniciativa do Comitê Metropolitano de Educação Integral da RMC, em parceria com o Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo, objetivando estabelecer o diálogo e a troca de experiências, a reflexão sobre os avanços, dificuldades e desafios da Política Nacional de Educação Integral, problematizando a relação entre o Estado, a Sociedade, a Escola e a formação dos Educadores em relação às práticas e aos processos educativos. Foi também missão deste evento – organizado em parceria por dois dos colegiados existentes no Estado de São Paulo, mediante o princípio da GESTÃO COLEGIADA EM REDE – contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica no Estado de São Paulo. É relevante e oportuno, neste contexto, manter no debate contemporâneo os projetos, os planos, as ações, os programas e as políticas vinculadas com as propostas político-pedagógicas de Educação Integral nos diversos Estados brasileiros, numa proposta de fortificação nacional na construção de uma educação pública de qualidade, tendo o enfoque da vigência da integralidade na Educação.
Assim, o II Seminário de Educação Integral a se realizar em 2017, conjuntamente entre o Comitê Metropolitano de Educação Integral da Região Metropolitana de Campinas e a Faculdade de Educação da UNICAMP, visa estabelecer análises e reflexões envolvendo:
As perspectivas, continuidades e rupturas no campo da Educação Integral;
As suas concepções e práticas;
As políticas públicas implantadas visando a vigência da meta 06 do Plano Nacional de Educação.