Nos dias 17 à 19 de Julho foi realizado o VI SHIAM Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática com o tema "Estudos e problematizações de aulas como alternativas ao desenvolvimento profissional docente e à melhoria do ensino e da aprendizagem matemática".
Tendo como objetivos:
*Compartilhar, discutir e sistematizar experiências, propostas e investigações de/em aulas de matemática, desenvolvidas em diferentes localidades e regiões do Brasil, em todos os níveis de ensino, explicitando e problematizando os múltiplos sentidos e perspectivas das práticas de ensinaraprender matemática na escola básica;
*Discutir e perspectivar políticas curriculares que possam promover outros sentidos e possibilidades ao ensino e à aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental e no Ensino Médio;
*Repensar a formação do professor que ensina matemática, tendo em vista o desafio de promover novos sentidos ao que se ensina e aprende na escola básica;
*Compreender e discutir a metodologia Lesson Study como alternativa e possibilidade de desenvolvimento profissional do professor, de pesquisa do professor sobre sua própria prática e de melhoria do ensino e da aprendizagem da matemática na escola básica, envolvendo suas três principais fases: planejamento colaborativo das aulas; implementação, observação e registro das aulas; e reflexão e análise colaborativa das aulas desenvolvidas.