Filosofia e Educação - v. 10, n. 1 (2018) Ética e Educação

jan./abr. 2018

Filosofia e Educação v. 10, n. 1 (2018): Temática: Ética e Educação

 

-Sumário

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/issue/view/1505

 

-Editorial

Ética e Educação (1-4)

Silvio Sánchez Gamboa

 

-Dossiê  

Ética e Educação: um diálogo entre o pensamento de Paulo Freire e de Jürgen Habermas (5-20)

José Renato Polli

 

A Paideia grega: aproximações teóricas sobre o ideal de formação do homem grego. (21-36)

Rosane Wandscheer Bortolini, César Nunes

 

“Ite, eunte omnes docete”, ou seja, “Ide, ensinai a todos os povos”: paradigma da concepção de educação para todos – atitude democrática que diferencia a Paidéia Grega da Paidéia Cristã. (37-57)

Valdirene Pereira Costa

 

A educação do educador na sociedade maquínica: a Ética e a Estética da docência e do desejo de docender. (58-89)

Eliana Romão

 

A modernidade e suas sombras: problemas historiográficos no ensino de filosofia (90-120)

Rodrigo Marcos de Jesus

 

A paideia: a arte de Educar para a Vida toda diante dos desafios de uma Pedagogia da Infância. (121-135)

Juliana Cristina Costa

 

A educação integral: a escola como direito na perspectiva da humanização e da cidadania. (136-153)

Maria Cristiani Gonçalves Silva

 

A paideia: cultura, cibercultura e a educação à distância. (154-165)

Juliana Savoy Fonari

 

A gênese da educação grega: da areté homérica à Paideia clássica (166-183)

Paulo Eduardo Vieira

 

A educação dialética: a luta por uma Educação Emancipadora (184-199)

Edelcio Smargiassi

 

As interconexões da pedagogia crítica de Paulo Freire (200-232)

Afonso Celso Scocuglia

 

-Resenha 

Educação a partir da sapiência dos oprimidos (233-242)

Daniel Ribeiro de Almeida Chacon

________________________________________________________________________________

Filosofia e Educação: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe