| Atualizado em 24/01/2021 - 07:52 Publicação

Histedbr on-line - v. Dezembro/2007, n. 28 (2007)

Data
Volume
Dezembro/2007
Número
28

Artigos

PROPUESTAS PARA EL NUEVO PARADIGMA EDUCATIVO DE LA HISTORIA

Carlos Barros

LA IDEOLOGÍA DEL PATRIMONIO Y EL NACIMIENTO DE LA HISTORIA BASURA

José Carlos Bermejo Barrera

A PSICOLOGIA DA CRIANÇA E A PEDAGOGIA FUNCIONAL DE EDOUARD CLAPARÉDE E A PEDAGOGIA DOS JARDINS DE INFÂNCIA DE FRIEDRICH FROEBEL: CONTINUIDADES E RUPTURAS NO PENSAMENTO DE DOIS AUTORES DEFENSORES DE UMA ESCOLA PROGRESSISTA

Alessandra Arce, Rosimeire Simão

EDUCAÇÃO, IDENTIDADE E FORMAÇÃO DA NACIONALIDADE BRASILEIRA: A ATUALIDADE CRÍTICA DE MANOEL BOMFIM

Charliton José dos Santos Machado, Maria Lúcia da Silva Nunes

CIÊNCIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO: ALGUNS PRESSUPOSTOS PARA A FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES

Carlos Lucena

TRABALHO E DIVISÃO DO TRABALHO EM LOURENÇO FILHO

Ana Elizabeth Santos Alves

EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E MEMÓRIA: UMA APROXIMAÇÃO DO ESTUDO GERACIONAL

Lívia Diana Rocha Magalhães

EDUCAÇÃO SÓCIO-COMUNITÁRIA EM CONSTRUÇÃO

Marcos Francisco Martins

PESQUISA EM FONTES PRIMÁRIAS: ALGUMAS REFLEXÕES

Isabel Cristina de Jesus Brandão

AS DUAS PEDAGOGIAS: Formas de educação dos escravos; mecanismos de formação de hegemonia e contra-hegemonia

Jaci Maria Ferraz de Menezes

O ESTOICISMO NA PEDAGOGIA RELIGIOSA DO BRASIL SETECENTISTA: RESQUÍCIOS OU PRESENÇA MARCANTE?

Ana Palmira Bittencourt S. Casimiro

INSTITUIÇÕES ESCOLARES E A PESQUISA EM FOCO: Uma análise comparativa entre pesquisas realizadas sobre duas instituições no município de Uberlândia

Beatriz Lemos Stutz

ESCOLARIZAÇÃO E INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS EM GUARAPUAVA: LANÇANDO AS BASES PARA UM PROGRAMA DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Carlos Herold Junior

AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO NA BAHIA NOS ANOS 90: ENTRE A CONTINUIDADE E O APRIMORAMENTO DOS MARCOS OPERACIONAIS DO ESTADO

Antonia Almeida Silva

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS: INFLUÊNCIA NA TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL BRASILEIRA

Eray Proença Muniz, Élcia Esnarriaga de Arruda

O PROCESSO HISTÓRICO DO ESTATUTO DO IDOSO E A INSERÇÃO PEDAGÓGICA NA UNIVERSIDADE ABERTA

Rita de Cássia da Silva Oliveira

HERMES ERNESTO DA FONSECA: IRMÃO DO PROCLAMADOR DA REPÚBLICA, GOVERNADOR DA BAHIA E SUA POLÍTICA EDUCACIONAL

Antonietta d´Aguiar Nunes

Documentos

MANIFESTO DIRIGIDO À NAÇÃO PELOS ALUNOS DA FACULDADE DE DIREITO DA BAHIA

Ruy Hermann Araújo Medeiros

A CONCEPÇÃO DE GESTÃO COLEGIADA NO REGIMENTO ESCOLAR DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE VITÓRIA DA CONQUISTA: RESOLUÇÕES n° 001/96 e n° 004/2004

Wilson da Silva Santos

Resenhas

GOMES, Laurentino. 1808 – Como Uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil

Antonietta d´Aguiar Nunes

NASCIMENTO, Maria Isabel Moura.[et al]. Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica

Lucia Mara de Lima Padilha

Resumos

PROCESSOS DE EDUCAR E EDUCAR-SE EM INSTITUIÇÃO DE ATENDIMENTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RISCO

Lígia Maria Portela da Silva

“SE BEBER NÃO DIRIJA”: representações sociais de universitários sobre propagandas televisivas de cerveja

Luci Mara Bertoni

UNIVERSIDADE E REGIÃO: TERRITORIALIDADE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC

Moema Maria Badaró Cartibani Midlej

CÍRCULO ESCOLAR INTEGRADO DO CAPINAL: uma experiência de gestão escolar na Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista (1996-2005)

Wilson da Silva Santos

Outros

 VII COLÓQUIO DO MUSEU PEDAGÓGICO EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, MEMÓRIA E PRÁTICAS SOCIAIS