| Atualizado em 24/01/2021 - 07:53 Publicação

Histedbr on-line - v. Dezembro/2008, n. 32 (2008)

Data
Volume
Dezembro/2008
Número
32

Artigos

LA HISTORIA DEL TIEMPO PRESENTE EN LAS ESCUELAS DE ARGENTINA Y BRASIL

Gonzalo de Amézola, Luis Fernando Cerri

ESCOLAS NORMAIS NO SÉCULO XIX: um estudo comparativo

André Paulo Castanha

ENSINO PARTICULAR E CONTROLE ESTATAL: A REFORMA COUTO FERRAZ (1854) E A REGULAÇÃO DAS ESCOLAS PRIVADAS NA CORTE IMPERIAL

Aline de Morais Limeira, Alessandra Frota Martinez de Schueler

OS DOCUMENTOS PARLAMENTARES E O DEBATE EDUCACIONAL NO INÍCIO DO SÉCULO XX

Ligiane Aparecida da Silva, Maria Cristina Gomes Machado, Ednéia Regina Rossi

O ESTADO NOVO, O PERÍODO PÓS 1945 E AS ESCOLAS PRIMÁRIAS CATARINENSES: (DES)NACIONALIZAÇÃO DO ENSINO ESTRANGEIRO?

Ademir Valdir dos Santos

A RECEPÇÃO REGIONAL AO DEBATE QUE PRECEDEU A LDB 4.024/1961

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani

A QUESTÃO DA IDENTIDADE NACIONAL BRASILEIRA NA OBRA HISTÓRIA GERAL DO BRASIL DE FRANCISCO ADOLFO DE VARNHAGEN: CULTURA E EDUCAÇÃO

Gisele Cristina Branco, Vilmar Malacarne

ASPECTOS DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE NAS ESCOLAS PAROQUIAIS TEUTO-BRASILEIRAS NO RIO GRANDE DO SUL

Dulce Maria Strieder

A PEDAGOGIA LIBERTÁRIA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Clovis Nicanor Kassick

SOCIEDADE CAPITALISTA E EDUCAÇÃO: UMA LEITURA DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA

Marcos Cassin

ESTADO, VIOLÊNCIA E EDUCAÇÃO: UMA ARTICULAÇÃO HISTÓRICA

Adair Ângelo Dalarosa

ALGUNS ASPECTOS DA POLÍTICA EDUCACIONAL DO GOVERNO LULA E SUA REPERCUSSÃO NO FUCIONAMENTO DAS ESCOLAS

José Carlos Libâneo

UNESCO: POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS PARA FORMAÇÃO DOCENTE A DISTÂNCIA NO BRASIL

Julia Malanchen

PERIODIZAÇÃO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ASPECTO POLÊMICO E SEMPRE PROVISÓRIO

José Claudinei Lombardi

ESTADO, POLÍTICAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E IDEOLOGIA LIBERAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES DESSA ARTICULAÇÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA

Cezar Ricardo de Freitas, Ireni Marilene Zago Figueiredo

PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Paulino José Orso

 ESCOLA E DOCUMENTÁRIO: UMA RELAÇÃO ANTIGA

Rosane Meire Vieira de Jesus

O RESTO É VERDADE: HISTÓRIA E FICÇÃO EM SALA DE AULA NO CURTA-METRAGEM ILHA DAS FLORES

Alexandre Felipe Fiúza

Documentos

PROGRAMA DE ENSINO DA ESCOLA NORMAL DA CORTE

André Paulo Castanha

REFORMA DA ESCOLA NORMAL DA CORTE DE 1888

André Paulo Castanha

FONTES PRIMÁRIAS SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: BOLETINS E CIRCULARES DO APOSTOLADO POSITIVISTA (1881-1927)

João Carlos da Silva

Resenhas

LOMBARDI, José Claudinei. JACOMELI, Mara Regina M. e SILVA, Tânia Mara T. da. O público e o privado na história da educação brasileira. Concepções e práticas educativas. Campinas, SP: Autores Associados, HISTEDBR, Unisal, 2005. pp. 185.

Isabel Cristina Caetano Dessotti

DE PAIVA, José Maria. Colonização e Catequese. São Paulo: Arké, 2006. 160 pp.

Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Marcos Ayres Barboza

LOMBARDI, José Claudinei; SANFELICE, José Luís (Orgs.). Liberalismo e educação em debate. Campinas: Autores Associados; HISTEDBR, 2007. pp. 224.

Cezar de Alencar Arnaut de Toledo, Adriana Salvaterra Pasquini.

FERRAZ, Ana Emília de Quadros. Vitória da Conquista: Quero te conhecer. Vitória da Conquista: Edições Uesb, 2001. pp. 48

Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro e Adriana Alves da Silva

FERRAZ, Ana Emília de Quadros. Um Presente Especial: Vitória da Conquista quero te conhecer, v. 2. Vitória da Conquista: Edições Uesb, 2007. pp. 96

Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro, Daniela Moura Rocha de Souza.

Resumos

O ATO ADICIONAL DE 1834 E A INSTRUÇÃO ELEMENTAR NO IMPÉRIO: DESCENTRALIZAÇÃO OU CENTRALIZAÇÃO?

André Paulo Castanha

ESCOLAS NORMAIS NO SÉCULO XIX: um estudo comparativo

André Paulo Castanha

ENSINO PARTICULAR E CONTROLE ESTATAL: A REFORMA COUTO FERRAZ (1854) E A REGULAÇÃO DAS ESCOLAS PRIVADAS NA CORTE IMPERIAL

Aline de Morais Limeira, Alessandra Frota Martinez de Schueler

OS DOCUMENTOS PARLAMENTARES E O DEBATE EDUCACIONAL NO INÍCIO DO SÉCULO XX

Ligiane Aparecida da Silva, Maria Cristina Gomes Machado, Ednéia Regina Rossi

O ESTADO NOVO, O PERÍODO PÓS 1945 E AS ESCOLAS PRIMÁRIAS CATARINENSES: (DES)NACIONALIZAÇÃO DO ENSINO ESTRANGEIRO?

Ademir Valdir dos Santos

A RECEPÇÃO REGIONAL AO DEBATE QUE PRECEDEU A LDB 4.024/1961

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani

A QUESTÃO DA IDENTIDADE NACIONAL BRASILEIRA NA OBRA HISTÓRIA GERAL DO BRASIL DE FRANCISCO ADOLFO DE VARNHAGEN: CULTURA E EDUCAÇÃO

Gisele Cristina Branco Vilmar Malacarne

ASPECTOS DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE NAS ESCOLAS PAROQUIAIS TEUTO-BRASILEIRAS NO RIO GRANDE DO SUL

Dulce Maria Strieder

A PEDAGOGIA LIBERTÁRIA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Clovis Nicanor Kassick

SOCIEDADE CAPITALISTA E EDUCAÇÃO: UMA LEITURA DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA

Marcos Cassin

ESTADO, VIOLÊNCIA E EDUCAÇÃO: UMA ARTICULAÇÃO HISTÓRICA

Adair Ângelo Dalarosa

ALGUNS ASPECTOS DA POLÍTICA EDUCACIONAL DO GOVERNO LULA E SUA REPERCUSSÃO NO FUCIONAMENTO DAS ESCOLAS

José Carlos Libâneo

UNESCO: POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS PARA FORMAÇÃO DOCENTE A DISTÂNCIA NO BRASIL

Julia Malanchen

PERIODIZAÇÃO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ASPECTO POLÊMICO E SEMPRE PROVISÓRIO

José Claudinei Lombardi

ESTADO, POLÍTICAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E IDEOLOGIA LIBERAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES DESSA ARTICULAÇÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA

Cezar Ricardo de Freitas e Ireni Marilene Zago Figueiredo

PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Paulino José Orso

 ESCOLA E DOCUMENTÁRIO: UMA RELAÇÃO ANTIGA

Rosane Meire Vieira de Jesus

O RESTO É VERDADE: HISTÓRIA E FICÇÃO EM SALA DE AULA NO CURTA-METRAGEM ILHA DAS FLORES

Alexandre Felipe Fiúza