Artigos
LA HISTORIA DEL TIEMPO PRESENTE EN LAS ESCUELAS DE ARGENTINA Y BRASIL
Gonzalo de Amézola, Luis Fernando Cerri
ESCOLAS NORMAIS NO SÉCULO XIX: um estudo comparativo
André Paulo Castanha
Aline de Morais Limeira, Alessandra Frota Martinez de Schueler
OS DOCUMENTOS PARLAMENTARES E O DEBATE EDUCACIONAL NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Ligiane Aparecida da Silva, Maria Cristina Gomes Machado, Ednéia Regina Rossi
Ademir Valdir dos Santos
A RECEPÇÃO REGIONAL AO DEBATE QUE PRECEDEU A LDB 4.024/1961
Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
Gisele Cristina Branco, Vilmar Malacarne
ASPECTOS DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE NAS ESCOLAS PAROQUIAIS TEUTO-BRASILEIRAS NO RIO GRANDE DO SUL
Dulce Maria Strieder
A PEDAGOGIA LIBERTÁRIA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Clovis Nicanor Kassick
SOCIEDADE CAPITALISTA E EDUCAÇÃO: UMA LEITURA DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
Marcos Cassin
ESTADO, VIOLÊNCIA E EDUCAÇÃO: UMA ARTICULAÇÃO HISTÓRICA
Adair Ângelo Dalarosa
José Carlos Libâneo
UNESCO: POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS PARA FORMAÇÃO DOCENTE A DISTÂNCIA NO BRASIL
Julia Malanchen
PERIODIZAÇÃO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ASPECTO POLÊMICO E SEMPRE PROVISÓRIO
José Claudinei Lombardi
Cezar Ricardo de Freitas, Ireni Marilene Zago Figueiredo
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
Paulino José Orso
ESCOLA E DOCUMENTÁRIO: UMA RELAÇÃO ANTIGA
Rosane Meire Vieira de Jesus
O RESTO É VERDADE: HISTÓRIA E FICÇÃO EM SALA DE AULA NO CURTA-METRAGEM ILHA DAS FLORES
Alexandre Felipe Fiúza
Documentos
PROGRAMA DE ENSINO DA ESCOLA NORMAL DA CORTE
André Paulo Castanha
REFORMA DA ESCOLA NORMAL DA CORTE DE 1888
André Paulo Castanha
João Carlos da Silva
Resenhas
Isabel Cristina Caetano Dessotti
DE PAIVA, José Maria. Colonização e Catequese. São Paulo: Arké, 2006. 160 pp.
Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Marcos Ayres Barboza
Cezar de Alencar Arnaut de Toledo, Adriana Salvaterra Pasquini.
Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro e Adriana Alves da Silva
Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro, Daniela Moura Rocha de Souza.
Resumos
O ATO ADICIONAL DE 1834 E A INSTRUÇÃO ELEMENTAR NO IMPÉRIO: DESCENTRALIZAÇÃO OU CENTRALIZAÇÃO?
André Paulo Castanha
ESCOLAS NORMAIS NO SÉCULO XIX: um estudo comparativo
André Paulo Castanha
Aline de Morais Limeira, Alessandra Frota Martinez de Schueler
OS DOCUMENTOS PARLAMENTARES E O DEBATE EDUCACIONAL NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Ligiane Aparecida da Silva, Maria Cristina Gomes Machado, Ednéia Regina Rossi
Ademir Valdir dos Santos
A RECEPÇÃO REGIONAL AO DEBATE QUE PRECEDEU A LDB 4.024/1961
Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
Gisele Cristina Branco Vilmar Malacarne
ASPECTOS DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE NAS ESCOLAS PAROQUIAIS TEUTO-BRASILEIRAS NO RIO GRANDE DO SUL
Dulce Maria Strieder
A PEDAGOGIA LIBERTÁRIA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Clovis Nicanor Kassick
SOCIEDADE CAPITALISTA E EDUCAÇÃO: UMA LEITURA DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
Marcos Cassin
ESTADO, VIOLÊNCIA E EDUCAÇÃO: UMA ARTICULAÇÃO HISTÓRICA
Adair Ângelo Dalarosa
José Carlos Libâneo
UNESCO: POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS PARA FORMAÇÃO DOCENTE A DISTÂNCIA NO BRASIL
Julia Malanchen
PERIODIZAÇÃO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ASPECTO POLÊMICO E SEMPRE PROVISÓRIO
José Claudinei Lombardi
Cezar Ricardo de Freitas e Ireni Marilene Zago Figueiredo
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
Paulino José Orso
ESCOLA E DOCUMENTÁRIO: UMA RELAÇÃO ANTIGA
Rosane Meire Vieira de Jesus
O RESTO É VERDADE: HISTÓRIA E FICÇÃO EM SALA DE AULA NO CURTA-METRAGEM ILHA DAS FLORES
Alexandre Felipe Fiúza