
Editorial
Artigos
Trajetória histórica da disciplina escolar Ciências no Colégio de Aplicação da UFRJ (1949-1968)
Marcia Serra Ferreira, Maria Margarida Gomes e Alice Casimiro Lopes
Pesquisa e prática pedagógica na formação do professor: Como entendê-la?
Mariley Simões Flória Gouveia
A formação de professores em Ciências: Freire dialogando com a Psicanálise
Denise de Freitas, Alberto Villani e Alice Helena Campos Pierson
As Ciências ou as Humanidades: Quem deve ensinar as controvérsias em Ciência?
Ralph Levinson
Educação ambiental e ensino de Ciências: Uma história de controvérsias
Ivan Amorosino do Amaral
Assuntos controvertidos no ensino de Ciências: A ética na prática docente
Júlio César Castilho Razera e Roberto Nardi
Leituras na mediação escolar em aulas de Ciências: A fotossíntese em textos originais de cientistas
Suzani Cassiani de Souza e Maria José P. M. de Almeida
Mutações na construção dos museus de Ciências
Silvania Sousa do Nascimento e Paulo Cezar Santos Ventura
Luiz Marcelo de Carvalho
O uso do termo representação na Educação em Ciências e nos Estudos Culturais
Maria Lúcia Castagna Wortmann