Tornou-se lugar comum a afirmação de que o tema da "violência" perpassa nossa vida quotidiana e atravessa inúmeros discursos produzidos na atualidade. Nesse sentido, o dossiê ora apresentado vem ao encontro de nossas mais prementes preocupações.
Contudo, ao tratar das múltiplas faces da violência não só daquelas claras e explícitas, facilmente detectáveis, mas também daquelas mais sutis, que se tecem em filigrana e permanecem subjacentes às diferentes práticas, abre possibilidades de se rever velhas crenças e, por conseguinte, se lançar um novo olhar sobre um amplo leque de questõesenvolvidas nesse tema: trabalho, memória, normas, identidade e formação da subjetividade, lingua(gens) e literatura e, como não poderia deixar de ser, escola e educação. Não traz respostas prontas mas aponta caminhos para que nós, educadores, possamos refletir sobre problemas que nos movem em nossas práticas educacionais.
Além de resenhas, outros dois belos artigos completam esse número, um sobre herança e representações políticas e outro sobre ética e cidadania, tema esse de alta relevância para se pensar questões relativas à violência.
Luci Banks-Leite
Editorial
Maria Inês Rosa
Dossiê
Loucura da lingua e o assassinato do vivente
Fabio Landa
Formação, trabalho, juventude: uma abordagem ergológica
Louis Durrive
Desregulamentação e legalização das normas organizacionais do trabalho: a cidadania em questão
Maria Inês Rosa
A delinqüencia juvenil em São Paulo: mitos, imagens e fatos
Sérgio Adorno
Percepções sobre jovens nas políticas públicas de redução da violência em meio escolar
Marilia Pontes Sposito
Narrativas da violência no meio escolar: limites e fronteiras, agressão e incivilidade
Luiz Alberto Oliveira Gonçalves
Construção da identidade, o processo educacional e a violência- uma visão psicanalítica
David Léo Levisky
Imagens de violência no cinema: um trabalho de (re) criação no filme "Coração Selvagem"
Áurea Maria Guimarães
O rastro e a cicatriz: metáforas da memória
Jeanne Marie Gagnebim
Márcio Seligmann-Silva
Artigos
Podem a estética e a cidadania ser ensinadas?
José Sérgio Carvalho
Letícia Bicalho Canêdo
Resenhas
BRASIL: mito fundador e sociedade autoritária
Remi Castioni
À procura da dimensão perdida: uma escola de infância de Reggio Emília
Anamaria Santana da Silva