
O dossiê privilegiado neste número da Revista Pro-Posições – “Conhecimento e Educação em Saúde” – traz, para um mesmo espaço, discussões e desafios que se fazem presentes na educação das diversas profissões na área da saúde. A temática sugerida pelo dossiê propicia uma interface entre campos bastante complexos: a Saúde, a Educação e o Conhecimento; uma zona fronteiriça em que nem todas as áreas possuem uma produção consolidada, reiterando a importância de fomentar debates e produção de conhecimentos que explicitem e questionem os rumos que estão sendo tomados nos processos de formação e no exercício profissional. Vozes de diferentes lugares, de diferentes sujeitos, com diferentes perspectivas poderão se fazer ouvir por outros, num processo de construção que enseja práticas de saúde mais solidárias, democráticas e humanas. Na tessitura que os autores fazem de aspectos históricos, políticos, sociais, legais, dos processos de formação específicos, de gênero, dos espaços de trabalho, dos movimentos das associações e das comissões de ensino emergem preocupações e possibilidades de mudanças que apresentam algumas similitudes. Entre elas está presente a perspectiva de uma educação crítica, criativa, que resgate os aspectos humanistas e o pressuposto do trabalho interdisciplinar. Se há algumas singularidades nas discussões que os autores trazem das diversas profissões, também está presente em todas elas o desejo de mudança, de buscar outras paisagens, de realizar leituras polissêmicas, de construir outras histórias. Neste sentido, acredito que reunir neste dossiê autores das diversas profissões da saúde poderá permitir uma visão plural das mesmas, ampliando os canais de interlocução. Sair das especificidades, estabelecendo interfaces com outras áreas, eis um desafio que está colocado no horizonte destas práticas. Este pode revelar-se um caminho profícuo para a construção de um projeto coletivo, democrático e comprometido com as necessidades sociais e de saúde. Fica aqui o convite para que estas interações continuem.
Maria Helena Salgado Bagnato
Editorial
Maria Helena Salgado Bagnato
Dossiê
Percurso revisitado: o ensino de enfermagem no Brasil
Raimunda Medeiros Germano
Ana Maria de Souza e Silvia Berlanga de Moraes Barros
Universidade, formação e fonoaudiologia
Maria Helena Mourão Alves de Oliveira e Marisa Bueno Mendes Gargantini
Emerson Elias Merhy e Giovani Gurgel Aciole
A formação universitária em nutrição
Denise Giácomo da Motta, Maria Rita Marques de Oliveira e Maria Cristina Faber Boog
A humanização da educação em odontologia
Samuel Jorge Moysés
Estudando as questões de gênero em serviço social
Miriam Faury
Diretrizes para a formação de terapeutas ocupacionais- percursos e perspectivas
Michelle Selma Hahn e Roseli Esquerdo Lopes
Artigos
As políticas de educação superior no Plano Nacional de Educação (PNE)-2001
Afrânio Mendes Catani e João Ferreira de Oliveira
Dificuldades de uma teoria normativa: Habermas e a ligação entre comunicação racional e sociedade
Aluisio Almeida Schumacher
Tempos enredados na condição docente: narrativas de professores e professoras
Inês Assunção de Castro Teixeira
Sísifo e a educação infantil brasileira
Fúlvia Rosemberg
Ensaios
Antropologia, processo educativo e oralidade: um ensaio reflexivo
Neusa Maria Mendes de Gusmão
Tradução
Memórias. Temas e problemas da sociologia da memória no século XX
Paolo Jedlowski
Resenhas
O ensino das artes: construindo caminhos [Sueli Ferreira (org.)]
Jane de Oliveira Faria