
Este número da revista Pro-Posições apresenta um dossiê com estudos nas áreas de Ciências, Biologia, Física e Geociências, de pesquisadores de diferentes universidades. Explorando as interfaces do ensino em ciências com história, cultura e linguagens, os textos revelam o envolvimento dos autores com referenciais bastante fecundos para ampliar os debates neste campo. Problematizam, com estes aportes, a formação e as práticas pedagógicas dos professores destas áreas no ensino fundamental e médio e na educação superior; as relações destes conteúdos com a educação, o ensino, a realidade, o conhecimento escolar, o livro didático, a leitura, as atividades de laboratório, linguagens, imagens. Trazem análises contributivas para os pesquisadores-educadores refletirem sobre suas práticas e produções de conhecimentos. São textos que apostam em diálogos que movimentam instigantes e diversas perspectivas e que podem contribuir para repensar questões emergentes ou aquelas que ainda se fazem presentes no ensino e na pesquisa em ciências.
Completam este número cinco artigos que exploram questões relacionadas a subjetividade, significados do corpo para a área de educação física, políticas para a formação continuada de professores de educação infantil, metodologia de pesquisa, as profissões e a democracia, além de duas resenhas dos livros Das coisas nascem coisas e O gesto que salva. Pérola Byington e a Cruzada Pró-Infância.
De distintos lugares, todos estes textos são convites endereçados à comunidade acadêmica e à sociedade para adentrar por estas leituras, socializando reflexões e práticas que às vezes nos dão provisórias respostas, às vezes nos incitam a novas indagações.
Maria Helena Bagnato
Editorial
Agueda Bernardete Bittencourt
Dossiê
Maria José Pereira Monteiro de Almeida
María Mercedes Ayala M.
Física e Arte: uma ponte entre duas culturas
João Zanetic
José Luís Michinel
Lendo imagens na educação científica: construção e realidade
Henrique César da Silva
Linguagem e percepção visual no ensino de geociências
Maurício Compiani
Um diálogo com as histórias de leituras de futuros professores de Ciências
Suzani Cassiani de Souza e Tatiana Galieta Nascimento
Isabel Martins
Maria Candida Varone de Morais Capecchi e Anna Maria Pessoa de Carvalho
Os discursos do professor e o ensino de Ciências
Alberto Villani e Elisabeth Barolli
Nos limiares de pensar o mundo como representação
Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
Artigos
Maurício Mogilka
Do corpo identitário ao corpo virtual: algumas implicações para a Educação Física
Odilon José Roble e Jocimar Daolio
Políticas municipais de formação contínua de professores para a educação infantil: estudo de caso
Lindamir Cardoso Vieira Oliveira e Beatriz Roberto de Lima Cardoso
Algumas observações e proposições sobre a metodologia das pesquisas de sociologia empírica
Christophe Brochier
Maria de Lurdes Rodrigues
Diversos e Prosas
Testamento de D. Emilia de Paiva Meira
D. Emilia de Paiva Meira
Resenhas
Das coisas nascem coisas [MUNARI, Bruno, 1998]
Joseane Maria Parice Bufalo
Cristiane Pessoa da Cunha Lacaz