| Atualizado em 30/08/2022 - 10:54 Publicação

Pro-Posições - v. 19, n. 3 (57) 2008 Dossiê Cultura, Regulação e Coesão Social: Passado e Presente na Escola Pública

Periódico
Data
Volume
19
Número
3

Os artigos incluídos no dossiê apresentado neste número focalizam uma série de transformações que afetaram as sociedades contemporâneas, problematizando suas implicações na organização da educação. 
Produzindo suas análises a partir da situação particular vivenciada na Argentina e no Brasil, os autores esmiúçam os enfrentamentos e os dilemas com que se confrontam os sistemas de ensino da região, examinando, como nos diz Nora Krawczyk, organizadora do dossiê, “a racionalidade e os pressupostos nos quais está ancorada a ideologia neoliberal, os eixos teóricos do debate educacional entre os modernos e os pós-modernos, a relação entre as diferentes lógicas de regulação social e as mudanças nos sistemas educacionais e na instituição escolar”.

Ana Maria Fonseca de Almeida

EDITORIAL

EDITORIAL

. Editorial

https://doi.org/10.1590/S0103-73072008000300001

Banks-Leite, Luci

APRESENTAÇÃO

PRESENTATION

. Apresentação

https://doi.org/10.1590/S0103-73072008000300002

Krawczyk, Nora

DOSSIÊ

DOSSIER

. Comunidade, globalização e educação: um ensaio sobre a desconversão do social 

https://doi.org/10.1590/S0103-73072008000300003
Marinis, Pablo de

. Antropologia, Estudos Culturais e Educação: desafios da modernidade 

https://doi.org/10.1590/S0103-73072008000300004
Gusmão, Neusa Maria Mendes de

. Como a noite engendra o dia e o dia engendra a noite revisando o vínculo da produção mútua entre escola e Modernidade

https://doi.org/10.1590/S0103-73072008000300005
Pineau, Pablo

. As mutações da escola média na Argentina no marco da reconfiguração de um mundo globalizado

https://doi.org/10.1590/S0103-73072008000300006
Tiramonti, Guillermina

. Economía, educación, regulación y mercado: una convivencia difícil

https://doi.org/10.1590/S0103-73072008000300007

Mordochowicz, Alejandro

ARTIGOS

ARTICLES

. Pensar sem pressupostos: condição para problematizar o ensino da filosofia 

https://doi.org/10.1590/S0103-73072008000300008
Gelamo, Rodrigo Pelloso

. O cotidiano, as crianças, suas infâncias e a mídia: imagens concatenadas

https://doi.org/10.1590/S0103-73072008000300009
Gomes, Lisandra Ogg

. Linguagens do corpo: dimensões expressivas e possibilidades educativas da ginástica e da dança 

https://doi.org/10.1590/S0103-73072008000300010
Brasileiro, Lívia Tenorio; Marcassa, Luciana Pedrosa

. Brinquedo, gênero e educação na brinquedoteca 

https://doi.org/10.1590/S0103-73072008000300011
Kishimoto, Tizuko Morchida; Ono, Andréia Tiemi

Multiculturalismo e educação inclusiva: contribuições da universidade para a formação continuada de professores de escolas públicas no Rio de Janeiro 

https://doi.org/10.1590/S0103-73072008000300012
Xavier, Giseli Perelide Moura; Canen, Ana

DIVERSO E PROSA

DIVERSE AND PROSE

. Leituras e representações do ano de 1968 no Brasil: algumas anotações 

https://doi.org/10.1590/S0103-73072008000300013
Freire, Alípio

. Fato e Análise

https://doi.org/10.1590/S0103-73072008000300014

LEITURAS E RESENHAS

READINGS AND REVIEWS

O ontem, o hoje... O amanhã?

https://doi.org/10.1590/S0103-73072008000300015
Neves, Vanessa Ferraz Almeida