A revista Pro-Posições está completando 20 anos de existência! Para comemorar esta data, apresentamos neste número o artigo “Entre capas e letras, embates e crenças - 20 anos de Pro-Posições, de Agueda Bernardete Bittencourt e Elizabeth Mercuri, no qual as autoras buscam compreender, ou imaginar, a história de uma revista que se encontra, na atualidade, entre as publicações brasileiras mais importantes da área da educação. Como alertam as autoras, “enfrentar o risco de inovar, de acolher textos e temas estranhos, pode ser um antídoto contra a massificação da cultura acadêmica” e, por isso, continuamos sempre afirmando e reafirmando, em nossa política editorial, o desejo de correr esse risco.
Apresentamos nesta edição o dossiê A educação pelas imagens e suas geografias, organizado por Wenceslao Machado de Oliveira Jr contando com a participação de pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, bem como do exterior. Os artigos que o compõem conduzem-nos a viagens por tempos e espaços da vida social em que as imagens se mesclam, fundem-se, disseminando outros modos de elaboração e apropriação do pensamento geográfico; suscitam diálogos entre diferentes linguagens, como a da cartografia, da aerofotogrametria, da imagem por satélite, da pintura e do cinema, criando um potente caleidoscópio; levam-nos, enfim, a instigantes territórios cujasgeografias precisamos aprender a conhecer e a experimentar. O convite está feito: é só arrumar as malas, desarrumar as certezas e partir.
Destaco, ainda, que na seção Diverso e Prosa, inaugurando a categoria “entrevista”, estamos trazendo uma entrevista com Marlyse Meyer, realizada por Vilma Arêas e Luci Banks-Leite. Marlyse é uma pesquisadora que realizou estudos pioneiros em muitas áreas e muito nos honra tela conosco nesta prosa.
A todos, uma boa leitura e que as reflexões aqui desenvolvidas possam servir de inspiração para tantas outras.
Eliana Ayoub
SUMÁRIO
Dossiê: A Educação pelas imagens e suas geografias
. Editorial
Luci Banks-Leite
https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000300001
. Apresentação: Grafar o espaço, educar os olhos: rumo a geografias menores
Wenceslao Machado de Oliveira Jr
https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000300002
. Geografia: o olhar e a imagem pictória
Cláudio Benito Oliveira Ferraz
https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000300003
. Arte, conhecimento geográfico e leitura de imagens: O geógrafo, de Vermeer
Jörn Seemann
https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000300004
. A imagem de satélite: do técnico ao político na construção do conhecimento geográfico
Ricardo Castillo
https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000300005
. O status de realidade das fotografias aéreas verticais no contexto dos estudos geográficos
Valéria Cazetta
https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000300006
. A(u)tuando o Rio: a lei, o desejo e a produção da cidade em Tropa de Elite, de José Padilha
James Craine
Giorgio Hadi Curti
https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000300007
. Espaços de subjetividade e transgressão nas paisagens fílmicas
Maria Helena B. V. da Costa
https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000300008
. La avispa y la orquídea hacen mapa em el seno de um rizoma - Cartografia y máquinas, releyendo a Deleuze y Guattari
José Pérez de Lama
https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000300009
. Mapas desejantes: uma agenda para a Cartografia Geográfica
Gisele Girardi
https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000300010
Artigos
. Entre capas e letras, embates e crenças. 20 anos de Pro-Posições
Agueda Bernardete Bittencourt
Elizabeth Mercuri
https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000300011
. Infâncias em Educação Infantil
Anete Abramowicz
Diana Levcovitz
Tatiane Cosentino Rodrigues
https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000300012
. Experimentar, devir, contagiar: o que pode um corpo?
Kátia Maria Kasper
https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000300013
. Criança e cinema no exercício estético da amizade
Fabiana de Amorim Marcello
https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000300014
Diverso e Prosa
. Entrevista com Marlyse Meyer
Vilma Arêas
Luci Banks-Leite
https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000300015
Leituras e Resenhas
. Revisitando a fala egocêntrica: uma nova hipótese
Karin Quast
https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000300016