
O que é um manual escolar? A que gênero textual pertence? A que lógica de produção obedece? Que funções desempenha na escola? Que efeitos exerce sobre os alunos? Estas são algumas das questões analisadas nos artigos incluídos no dossiê "Manuais Escolares: entre as práticas escolares e a pesquisa histórica", publicado neste número da Revista Pro-Posições.
Trata-se de um tema oportuno, neste momento em que o Brasil, segundo a Associação Internacional dos Editores, surge como o nono mercado editorial do mundo e o mercado de livros é agitado por notícias de fusões de editoras, que marcam uma internacionalização acelerada do setor.
O Brasil lê mais, afirma o discurso jornalístico. Não custa lembrar, no entanto, que o crescimento da venda de livros continua fortemente impulsionado pelas compras do governo. Elas representam quase 40% do total e cresceram 13,7% no último ano, em oposição aos 3,34% de crescimento das compras de particulares, segundo os dados da Câmara Brasileira do Livro. Ora, como sabemos, essas compras do governo referem-se, em grande parte, aos manuais escolares ou, no vocabulário contemporâneo, aos livros didáticos.
Os artigos reunidos neste dossiê dissecam, numa perspectiva histórica que se desdobra em ângulos diversos e contextos nacionais diferentes, essa ferramenta pedagógica, objeto de tantos investimentos materiais e afetivos. Mais do que isso, oferecem ao leitor exemplos instigantes das múltiplas maneiras como o manual escolar pode ser construído como objeto de estudo. Acreditamos, assim, que o dossiê se tornará uma referência importante para os pesquisadores de diferentes áreas, iniciantes ou iniciados, que se interessam pelo tema.
Este número traz também análises sobre autores fundamentais para a pesquisa em educação, assim como sobre práticas e métodos pedagógicos, além de uma discussão sedutora sobre a leitura que os programas de rádio fizeram da escola e da escolarização nas décadas de 1930 e 1940.
Por fim, juntamo-nos às comemorações do tricentenário de Jean-Jacques Rousseau e dos 250 anos de publicação do Emílio, ou da Educação, oferecendo aos nossos leitores a tradução e o comentário de duas curtas cartas escritas por esse autor, que nos apresentam alguns elementos sobre o homem e seu tempo.
SUMÁRIO
Dossiê: Manuais Escolares: Múltiplas Facetas de um Objeto Cultural
. Editorial
Luci Banks-Leite
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000300001
. Apresentação
Heloísa Helena Pimenta Rocha
Miguel Somoza
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000300002
. El manual como texto
Agustín Escolano Benito
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000300003
. O livro didático como mercadoria
Kazumi Munakata
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000300004
. Os manuais escolares, mídia de massa e suporte de representações sociais: o exemplo da Guerra Fria nos manuais francesas de história
Brigitte Morand
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000300005
. A retórica da infelicidade: laço social e leitura em livros escolares do cânone republicano
Antônio Augusto Gomes Batista
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000300006
. História de las disciplinas, profesionalización docente y formación de profesores: el caso español
Antonio Viñao
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000300007
Artigos
. A arte de contar histórias integrada a outras linguagens de arte: uma prática pedagógica na educação básica
Marina Tarnowski Fasanello
Marcelo Firpo de Souza Porto
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000300008
. Os elos entra a filosofia e a educação no pensamento de Theodor W. Adorno
Pedro Angelo Pagni
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000300009
. Mapas, dança, desenhos: a cartografia como método de pesquisa em educação
Thiago Ranniery Moreira de Oliveira
Marlucy Alves Paraíso
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000300010
. Corporeidade: o legado de Marcel Mauss e Maurice Merleau-Ponty
Jocimar Daolio
Ana Carolina Capellini Rigoni
Odilon José Roble
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000300011
. Repercussões satíricas dos processos de escolarização do social nas ondas do rádio (1930-1940)
Maria Angela Borges Salvadori
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000300012
Diverso e Prosa
. Jean-Jacques Rousseau: uma dupla comemoração
Sílvio Gallo
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000300013
. Carta CLXIV a um jovem
Tradução de Dorothée de Bruchard
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000300014
Leituras e Resenhas
. Clássicos da educação brasileira
Adriana Duarte Leon
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000300015
. Os bebês entre eles: afinal, há interação?
Anna Paula Rolim de Lima
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000300016
Nota de leitura
. A educação permanente segundo Henri Desroche
Michel Thiollent
https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000300017