Juliana Marques Lourenço | Atualizado em 11/03/2021 - 18:00 Notícia

Convênio entre UNICAMP e UNINORTE proporciona intercâmbio virtual internacional para estudantes

Como resultado do Termo Aditivo ao Convênio firmado no ano de 2020 entre a UNICAMP e a Universidade del Norte (UNINORTE) em 2021 uma proposta inovadora de intercâmbio virtual tem sido construída pelas professoras envolvidas no convênio.

Em 2020 as professoras Gabriela Tebet (UNICAMP) e Jenny Rincón-Acevedo (UNINORTE) desenvolveram pesquisa conjunta e a professora Gabriela atuou virtualmente como professora visitante na universidade colombiana em atividades de ensino e de extensão. Em 2021 a parceria se renova e, além do intercâmbio docente, estão sendo construídas possibilidades de estágios virtuais para estudantes da pedagogia como parte do  Programa "Aulas interconectadas", iniciativa do Centro para la Excelencia Docente de Uninorte (CEDU), que contribui para a compreensão da diversidade cultural, educacional e social na qual as carreiras pedagógicas são desenvolvidas profissionalmente.

A professora Gabriela Tebet, executora do convênio, relata: "Penso que esse tipo de intercâmbio é muito rico, pois permite aos estudantes terem uma nova perspectiva teórica e de estudos que se soma àquelas que já teriam comumente e, por outro lado, permite também trocarmos experiências e saberes sobre contextos que vivem um mesmo problema (a pandemia de COVID), mas se valem de estratégias distintas para enfrentá-lo. Também acredito que esse tipo de experiência nos permite de algum modo "estranharmos o familiar e familiarizarmo-nos com o estranho", tal com a antroplogia propõe. No entanto, esse movimento de conhecer outras realidades e trocar experiências que permitem tais estranhamentos acontece sem que saiamos de casa! Toda terça-feira, no final da tarde do Brasil, eu digo ao meu filho ao lembrá-lo de evitar barulhos durante a aula: "Estou indo para a Colômbia agora!" É um modo muito novo de estarmos juntos, mas que também possui suas possibilidades e permite trocas ricas entre mim e a turma de práticas que acompanho na Universidad del Norte, que reverberam também na formação dos alunos no Brasil, de modo geral. Eu estou gostando muito da experiência, que tem sido bem avaliada pelos alunos e docente da UNINORTE e penso que as alunas da UNICAMP também vão gostar da proposta."

Além da colaboração no âmbito Programa "Aulas interconectadas", a UNINORTE e a UNICAMP, representada pela Faculdade de Educação da Unicamp, executam conjuntamente o projeto de pesquisa denominado “Babies, individuation, subjectivities and singularization process lived by them in different spaces”, sob amparo da Fapesp

Para saber mais sobre o Programa Aulas Interconectadas, clique aqui