Lucas Ferreira | Atualizado em 18/04/2024 - 10:32 Notícia

Criação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) conta com a participação de docentes e funcionário da Faculdade de Educação

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) foi resultado de um trabalho conjunto, composto por membros da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Campinas, do Instituto Federal (IF) de São Paulo e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC). Representando a FE, as docentes Débora Jeffrey e Ângela Soligo, juntamente com o servidor Jórgias Ferreira, foram essenciais nesse processo de criação.

A pesquisa que originou o NEAB, assim como a necessidade de um centro de estudos, foi fruto de uma colaboração entre a Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores, a Faculdade de Educação e o Instituto Federal e foi conduzida pelas professoras Ângela Soligo (FE)  e Caroline Jango (IF).

Posteriormente, em 2019, o projeto foi encaminhado à Reitoria da Unicamp para a Comissão Assessora de Diversidade Étnico-Racial (CADER), na época presidida pela professora Débora Jeffrey, da Diretoria Executiva de Direitos Humanos. Em 2021, a pedido da Reitoria, a proposta foi encaminhada à PROEC, presidida pelo pró-reitor Fernando Coelho, e em 2023 o grupo de trabalho foi formado e ficou encarregado da análise que resultou no relatório base do CONSU.

Este núcleo têm como objetivos estratégicos, desenvolver pesquisas que contemplem aspectos da população Afro-brasileira, como relações étnico-raciais, ações afirmativas, diversidade étnico-racial e políticas públicas relacionadas à temática étnico-racial no Brasil e também contribuirá com projetos de extensão voltados à esta área e formação de professores(as) da educação básica, visando a institucionalização do ensino da cultura Afro-brasileira nas escolas.

Os objetivos delineados incluem:

I - Desenvolver pesquisas que contemplem diversos aspectos da população Afro-brasileira, relações étnico-raciais, ações afirmativas, diversidade étnico-racial, políticas públicas relacionadas à temática étnico-racial no Brasil;

II - Contribuir com projetos de extensão que tenham como cerne, a população afro-brasileira;

III - Colaborar na formação de professores(as) da educação básica, com consequente, apoio para institucionalização do ensino da cultura Afro-brasileira nas escolas;

IV - Atuar na manutenção e aprimoramento das ações afirmativas da Universidade Estadual de Campinas;

V - Propor convênios e parcerias com setores público, privado e da sociedade civil com o intuito de captar recursos para pesquisas em temáticas correlatas;

VI - Promover ampla divulgação das atividades do NEAB dentro e fora da Unicamp.

Mais informações sobre o NEAB podem ser acessadas pela página da COCEN pelo link abaixo: